Povoamento de fauna em jumbos: dicas de ouro

Escolher as espécies corretas para seu aquário jumbo ajuda no sucesso do povoamento – Fotos: Arquivo de Paulo Sergio

Com elas você terá mais chance de sucesso na montagem do seu aquário jumbo

O Aquarismo Jumbo®️, começou como uma ideia e cresceu como modelo de hobby. Essa marca brasileira, responsável por lançar um novo movimento dentro do aquarismo, inspirou uma gama de negócios e é reconhecida internacionalmente, sendo uma grande conquista do aquarismo brasileiro. O Aquarismo Jumbo®️, como hobby, é a modalidade de aquarismo que tem como principal foco a criação de peixes: predadores, exóticos, primitivos, e Pet Fish, agressivos ou pacíficos, de grande ou médio porte, até mesmo de pequeno porte, desde que possam ser tankmates (companheiros de aquário) de outros considerados “peixes jumbo”. 

ESCOLHA DA FAUNA

Montar uma fauna de Jumbos requer experiência e prática se o jumbista (aquarista adepto ao Aquarismo Jumbo®️) optar por povoar todo o seu aquário. Para os iniciantes, indico aquários de 500 litros para cima (o tamanho varia sempre de acordo com cada peixe). Uma vez montado e totalmente ciclado, chega a fase mais esperada pelo jumbista: a escolha da fauna! São tantas opções de peixes de estimação (sim nós, jumbistas, consideramos o peixe do nosso aquário um animal de estimação) que se não planejarmos a montagem a médio e longo prazo, possivelmente, a escolha das espécies será por impulso, dando muito mais trabalho para obter sucesso na montagem final. Desse modo, vamos para as dicas de ouro para povoar corretamente seu aquário.  

DIFERENTES ZONAS

Observe os seguintes critérios básicos de comportamento dos peixes Jumbos nas zonas que dividem de forma invisível o aquário: superfície, meia água e fundo. Ao conhecer os hábitos do peixe que se deseja ter como animal de estimação a montagem está no caminho ideal para otimizar ao máximo todo o aquário.

Fauna de fundo

Essa é a primeira camada que deve ser escolhida, pois normalmente são peixes que têm maior tolerância e compatibilização com os outros tankmates. Por isso povoamos o fundo do aquário primeiro e depois qualquer um dos outros níveis. Assim, para essa camada, escolha peixes que se alimentem no fundo do aquário, e que necessitam sempre de observação no momento da introdução na fauna para socializarem bem entre si. Como exemplos de peixes jumbo de fundo podemos citar: Arraias; Polypterus (todos); Cascudos; Catfish (Jundiá, pintados, pirararas, cacharas); e Lung Fish (Pulmonados).

Meia água

A fauna de meia água é a que mais se destaca e também a que mais oscila e sofre alterações no decorrer da montagem, tendo habitantes com comportamentos e hábitos que deixam as espécies passearem por todos os nichos, como a superfície e o fundo! Também podem comer só na superfície ou na meia água durante a queda da ração. 

A meia água é a área que pode ser mais extensamente povoada, pois domina a maior parte do aquário, se apossando de parte da superfície e limitando os peixes de fundo.

Como exemplos de peixes jumbos de meia água podemos citar:

Faca Palhaço; Datnoid; Ciclídeos Jumbo; como Oscar e Tucunaré 

Pangassius; Caracídeos de médio e Grande porte como Pacus e Peixe Cachorra.

Superfície

E agora vamos para a parte mais delicada e talvez a grande protagonista de boa parte das montagens: a fauna de superfície.

Na superfície do aquário de jumbos as opções são extensas, porém, normalmente as brigas entre as espécies de superfície, também são mais evidentes. Por isso, normalmente escolhemos poucos peixes e com muito mais cuidado e seletividade para esta zona do aquário. Mesmo assim corremos o risco dos tankmates não aceitarem bem os novos amigos – dependendo do comportamento dos reis da superfície. Em suma, para peixe jumbo de superfície podemos citar como exemplos: as Aruanãs (nacionais ou importadas); os Primitivos “Boca de Jacaré” (Lepsosteus e Atractosteus); as Bicudas; Pirarucus; Chalceus e Peixe Arqueiro.

Considerações finais

Conseguir planejar a escolha de todos estes peixes, considerando as zonas que eles vão habitar no aquário antes de fazer a montagem, escrevendo e planejando a fauna toda em uma folha de caderno ou no seu computador, e seguindo o seu planejamento dentre as opções de peixe de superfície, meia água e fundo; possibilita ao jumbista errar o menos possível.

É sempre importante levar em conta que nós somos responsáveis por propiciar o melhor possível aos nossos peixes de estimação. Desse modo, dentro do Aquarismo Jumbo®️, seguir estas diretrizes na hora de montar o seu aquário vai garantir que você possa curtir seus peixes durante muitos anos e com mais saúde e interatividade.

O aquarismo não é uma receita de bolo onde tudo é exato. Mesmo seguindo orientações e diretrizes necessárias, às vezes, somos surpreendidos com peixes de fundo que resolvem passear a maior parte do tempo pela superfície ou peixes de superfície que resolvem ficar pelo fundo. Existe até um ditado que criei para uma montagem específica de Boca de Jacaré e Aruanã: “Aquário onde tem Aruanã, o Boca de Jacaré vira de peixe de fundo!” Isso se deve pela dominância exercida pela maioria das aruanãs na superfície, não dividindo este espaço com os outros tankmates, mexendo com toda a estrutura planejada. 

Não podemos esquecer de observar toda a socialização nos três níveis e tendo a máxima atenção e desprendimento para sacar da montagem qualquer tankmate mais agressivo ou que não tenha se adaptado adequadamente. Para evitar isso, recomendo sempre iniciar a montagem com exemplares juvenis. Além de socializarem bem, você vai curtir muito melhor o desenvolvimento deles! 

E lógico lembre-se sempre de dar um nome legal ao seu peixe, assim que fixar ele na sua fauna, pois jumbista que se preza coloca nome em cada um de seus peixes e trata sempre como peixe de estimação, praticamente um membro da família. 

 Por :

Prof. Paulo Sergio 

Jumbista há 39 anos, amante incondicional dos peixes de estimação.  

Empresário formado em Marketing e Master Trainer em Programação Neurolinguística. Fundador e idealizador da Marca AQUARISMO JUMBO®️ e Diretor Comercial do Grupo Addenda. No YouTube há 13 anos com o Canal: Aquarismo Jumbo 

Instagram @aquarismojumbooficial 

Facebook Grupo Aquarismo Jumbo 

Email: aquarismojumbo@yahoo.com.br


Clique aqui e adquira já a edição 228 da Revista PetCenter/Groom Brasil e veja todas as reportagens na íntegra!