domingo, junho 23, 2024
Atualidades

7 CIDADES DO BRASIL GANHAM PRÊMIO PET FRIENDLY

Curitiba foi eleita a cidade mais pet friendly segundo prêmio realizado pela ONG Proteção Animal Mundial – Foto: VanessaBarcia/iStockphoto.com

A Proteção Animal Mundial (World Animal Protection – WFAP) anunciou os vencedores da segunda edição da premiação “Cidade Amiga dos Animais”. Voltado para cidades latino-americanas, o prêmio visa identificar e difundir estratégias inovadoras de manejo humanitário de populações caninas e felinas aplicadas de forma integrada por governos locais. Esse ano, sete das nove cidades reconhecidas são brasileiras. E Curitiba foi escolhida como vencedora geral, vencendo nas categorias: estruturas e políticas efetivas e sustentáveis e prevenção e atendimento a maus-tratos contra animais. O município receberá um prêmio de R$25 mil em equipamentos veterinários e/ou treinamentos de capacitação para melhorar as ações de manejo. “Esse ano a premiação foi diferente, ao invés de trabalharmos por colocação, tivemos um vencedor por categoria e um ganhador geral – município que se destacou em mais de uma categoria”, explica Rosângela Ribeiro, da WFAP no Brasil. O concurso contou com nove categorias e os candidatos puderam se inscrever em todas que apresentavam projetos. Para difundir e valorizar iniciativas inovadoras, garantindo que elas possam ser implementadas em outros municípios, a Proteção Animal Mundial publicará um livro digital com as nove melhores estratégias de manejo populacional de cães e gatos.

Nas demais categorias estão: Jundiaí, SP, vencedora na categoria controle da densidade populacional e da taxa de renovação; Conselheiro Lafaiete, MG, na categoria bem-estar dos animais em situação de rua; Barueri, SP, na gestão eficiente de instalações de triagem e realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários); Ponta Grossa, PR, na categoria saúde pública de qualidade; Curridabat, em Costa Rica, em guarda responsável de animais; Cidade do México, no México, no gerenciamento de conflitos entre animais de companhia e animais silvestres e/ou de fazenda; Maringá, PR, na categoria ideia inovadora para promoção do bem-estar por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos – subcategoria inovação tecnológica; e São Paulo, SP, na mesma categoria, mas na subcategoria – inovação durante pandemia.

 Por Samia Malas


Clique aqui e adquira já a edição 228 da Revista PetCenter/Groom Brasil e veja todas as reportagens na íntegra!