quinta-feira, maio 30, 2024
Aves e AquarismoDestaque

CALOPSITA: POR QUE ELAS SÃO TÃO AMADAS?

Conheça particularidades e curiosidades sobre ela

Foto: Divulgação

A calopsita (Nymphicus hollandicus) tem origem australiana e pertence à família dos psitacídeos. Mesmo com uma diversidade de tamanhos, pesos e colorações, os psitacídeos possuem características muito marcantes, como o bico curto, de base larga, recurvado e arredondado, entre outras peculiaridades. No Brasil, a espécie começou a ser introduzida a partir do ano de 1970, mas foi em 1998 que as calopsitas foram classificadas pelo IBAMA como animais que fazem parte da fauna doméstica, legalizando sua criação em cativeiro e sua comercialização como pets. Desde então, sua criação vem crescendo a cada ano pelo fato de que estas aves possuem um temperamento dócil, características visuais e sua capacidade de imitar os sons. Tornou-se um dos psitacídeos mais vendidos, cativando todos por ser curiosa, possuir topete simpático e lindas bochechas avermelhadas.
Poucas pessoas sabem que as calopsitas têm uma expectativa de vida que pode chegar a 15 anos, desde que seus tutores disponibilizem o manejo correto. Não é incomum que estas aves sejam submetidas a alguns erros de manejo por aspectos culturais ou falta de informação segura. O excesso de alimentação gordurosa, o oferecimento de alimentos processados e industrializados, o corte inadequado das asas e a falta de segurança em casa colocam a vida do nosso amiguinho de penas em risco. Por isso, realizar consultas de orientação com médicos-veterinários especializados é de extrema importância para tirar todas as dúvidas sobre quais as melhores opções de ração extrusada que o mercado oferece e uma bela lista de frutas, verduras, folhas e petiscos que podem ser oferecidos com segurança e sem fugir da dieta do animal.
Sendo aves extremamente interativas, elas precisam de estímulos para combater o tédio no dia a dia. Brinquedos para destruir são necessários para garantir a diversão, sem trazer riscos para a ave. Estes brinquedos devem ser livres de pequenas peças que podem se soltar, tintas ou corantes tóxicos. Devem ser de materiais que, se ingeridos, possam ser digeridos sem grandes dificuldades. Por isso, brinquedos à base de produtos naturais são a melhor escolha!
As calopsitas são grandes parceiras, interagem de uma forma indescritível, demonstram carinho, protegem seus donos, são ciumentas e amam ficar por perto. No momento em que se decide adquirir um companheiro como esse, tem que estar disposto a ceder tempo, espaço e dinheiro. As calopsitas necessitam de atenção e devem ser manuseadas com cuidado para evitar acidentes. É recomendado que sua ave tenha acompanhamento de um médico-veterinário especializado, para garantir informações precisas sobre as aves, dar dicas e realizar exames de rotina. Afinal, um bicudo saudável é uma ave feliz.

Agradecemos a colaboração de Catharina Fonseca, Médica-veterinária e proprietária da Vet Exóticos Clínica Veterinária, em Camboriú-SC.

Por Samia Malas