Informação gera negócios no setor de pet business

Os pontos positivos de estar sempre bem informado vão muito além do clássico “não passar vergonha” perante os assuntos mais discutidos nas rodinhas de amigos, afinal, informação é conhecimento, e conhecimento é desenvolvimento.
Quem não quer se desenvolver pessoalmente e profissionalmente? Por isso, manter-se informado sobre o mercado no qual o seu empreendimento está inserido, nos negócios pet, no caso do leitor da Pet Center, é fundamental para o sucesso. Em um mundo no qual a velocidade das informações é extremamente rápida, a leitura e o acompanhamento de revistas, sites e outros canais segmentados são ótimas opções para se manter atualizado. Invista no seu conhecimento e não fique para trás.
O campo da informação e, consequentemente, o da comunicação é muito grande e pode ser muito vantajoso para o setor empresarial de diversas formas. O colunista da Revista Pet Center, Ruy Morel Barbosa, que é administrador de empresas, mestre em gestão estratégica e consultor empresarial, listou, especialmente para o site da revista, 5 dicas sobre a importância da informação no mundo dos negócios. Confira! 
 
O bê-á-bá das informações empresariais
Desde os primórdios da humanidade, a informação é uma fonte determinante de poder, produzindo e resultando em novos caminhos para quem a detém e, muitas vezes, excluindo quem precisa dela. Existem vários vetores a respeito das informações. Seguem cinco:
1.     Informação é poder: quem tem informação privilegiada está à frente dos parceiros e dos concorrentes. Quem tem mais informação possui mais condições de tomar melhores decisões sem depender de outras pessoas e/ou de terceiros; logo, quem tem mais informações tem mais controle e poder nos processos decisórios.
2.     Informação alavanca informação: pessoas “pobres” em informação geralmente não conseguem falar, conversar e/ou se expressar. Por outro lado, quem possui informação se expressa e recebe novas informações em troca; quem se comunica e se expressa consegue melhores retornos.
3.     Informação gera conhecimento: a base do conhecimento é a informação ou a coleta de dados. Uma pessoa ou empresa que não se mantém informada não gera informação e, consequentemente, não consegue produzir conhecimento a respeito de si própria e do mercado do qual participa. Pense nisso!
4.     Com informação ninguém perde tempo: quem possui informações toma decisões antecipadas e mais rápidas. Quanto melhor ou mais fidedignas forem as informações, mais claras serão as decisões tomadas.
5.     Informação exige responsabilidade: ao longo do tempo, as pessoas se conscientizam a respeito da importância da informação e passam a ser mais criteriosas quanto ao uso delas, evitando fofocas e comentários maldosos.
 

Ruy Morel Barbosa é administrador de empresas, mestre em gestão estratégica, consultor empresarial e sócio da Rumo Consultoria. Desenvolve projetos de gestão organizacional, logística e aquisição, serviços e atendimento a cliente, além de aplicação de treinamento. rmb@rumoconsultoria.com.br