Você sabe lidar com cães ansiosos e agressivos?

Categoria: Banho e Tosa

Autor(a): Antonio Neto | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 28/09/2018 - 10:56

Solicitar a presença frequente do animal no estabelecimento pode facilitar o trabalho do groomer
 iStock/ Piter1977

iStock/ Piter1977

No dia a dia do banho e tosa, muitas vezes nos deparamos com cães e clientes agitados e ansiosos. Não é raro o cão passar por um procedimento dentro do salão e ter esse tipo de comportamento por não estar acostumado a frequentar o local ou por ter sido educado com excesso de mimos do seu proprietário.

Para que o animal e o cliente se acostumem com os serviços e com a rotina do banho e tosa, devemos deixar tudo muito claro, desde o agendamento e a definição dos serviços a serem realizados até o uso de equipamentos de segurança. Também convém evitar que o proprietário do cão fique dentro da sala de tosa.

CUIDADOS COM OS CLIENTES E COM OS CÃES

Agendamento é muito importante, pois o cão chegará ao banho e tosa e não terá que ficar esperando, ele já irá direto para os procedimentos. Outro ponto importante é poder programar com o cliente o horário que ele retornará para buscar o seu pet.

Antes de realizar qualquer serviço, o profissional deve fazer uma análise da pelagem do pet assim que ele chega a fim de verificar se tem parasitas ou algum problema de pele e se o cão está muito embolado, e depois  escolher se a tosa ficará baixa ou alta. É nesse momento que você define se o procedimento deixará o cão agitado ou não, porque se você não informar ao tutor as reais necessidades da pelagem do animal e ele pedir um serviço diferente do aconselhável, ao tentar desembolar e desmanchar nós, dependendo do estado da pelagem, o animal pode sofrer e criar um pânico toda vez que se aproximar da porta do seu banho e tosa. 


iStock/ alexei_tm

O uso dos equipamentos de segurança, como a guia de mesa e de banheira, deve ser feito sempre na presença do profissional que irá executar o trabalho, pois é arriscado colocar uma guia no cão e deixá-lo sozinho na banheira ou na mesa. Se fizer dessa forma e o cão estiver agitado, o acidente certamente vai acontecer! Para que o clima do seu banho e tosa seja agradável, os procedimentos devem ser feitos de forma ordenada e organizada, senão os clientes e os cães sentirão um clima de desorganização e se tornarão ansiosos e desconfiados.

É bom evitar que os clientes fiquem dentro do banho e tosa durante o procedimento em seu pet porque os cães ficam agitados com a presença deles e dificultam a execução do trabalho. Procedimentos estéticos exigem confiança que deve ser conquistada desde o primeiro atendimento, explicando ao cliente todos os passos que serão realizados no banho ou na tosa do seu pet.

CÃES AGRESSIVOS

Outro detalhe muito importante a ser definido é o atendimento de cães agressivos: devemos realizá-lo ou não? Acredito que o atendimento deva ser feito em cães que aceitem a focinheira e que aceitem passar pelo procedimento utilizando essa forma de contenção. Se o cão ficar muito agitado, o meu conselho é que pare o trabalho e informe ao proprietário, agendando uma nova tentativa em um outro dia. Caso o cão repita a agressividade, não insista. 

A melhor solução para evitar que os clientes e cães se tornem ansiosos e agitados é fechar pacotes, porque com esse programa de fidelidade o pet tem uma frequência semanal ao banho e tosa e o cliente acostuma com seus serviços e normas. Dessa maneira é criado um hábito que gera satisfação e evita problemas e desconforto nos clientes.


Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/revistapetcenter/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Warning: file_get_contents(http://urls.api.twitter.com/1/urls/count.json?url=http://www.revistapetcenter.com.br/materias/ler-materia/336/voce-sabe-lidar-com-caes-ansiosos-e-agressivos): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/revistapetcenter/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Notícias relacionadas

Última edição (209)

Destaques:


Dormindo de bolso cheio

Esquente as vendas no verão

Quer expandir sua loja?

Caminho da compra

Reduza tributos

Cadernos:
Aves
Aquarismo
PetClínicas


Saiba mais ›

Destaques:


Thelson Rizzo compartilha conselhos

Lhasa Apso: aprenda a tosá-lo

Brasileiro conquista americanos com seu trabalho

Projeto qualifica jovens com deficiência



EnqueteEnquetes anteriores

O que fazer quando o cliente diz: “Só estou dando uma olhadinha”?








Participando da nossa enquente você concorrerá a prêmios

Agradecer de maneira formal e aguardar

Fazer uma nova abordagem, mais simpática

Dar espaço ao cliente e se direcionar a outro consumidor

Da espaço ao cliente, mas ficar disponível para qualquer dúvida dele

PUBLICIDADE