terça-feira, fevereiro 27, 2024
Destaques Mercado Pet

Com tradição de usar ingredientes da natureza, Guabi Natural é pioneira na alimentação Super Premium Natural no Brasil

Desde 2004, a marca, que faz parte da BRF Pet, leva os benefícios dos ingredientes naturais a cães e gatos com uma variedade de opções que atendem a cada porte, fase de vida e necessidade específica dos pets

Pioneira da categoria Super Premium Natural, Guabi Natural está entre os alimentos para pets mais recomendados por médicos-veterinários no Brasil. Integrante do portfólio da BRF Pet, uma das principais produtoras de pet food do país, a marca tem quase 20 anos de história e segue como uma das referências dentro do segmento que fundou, com produtos de alta qualidade e valor nutricional, que contribui com a saúde e a longevidade dos pets.

A marca conta com um portfólio completo com opções de alimentos secos e úmidos, nas versões Cereais Integrais e Grain Free, feitos com ingredientes naturais, sem adição de sal comum, corantes e aromas artificiais, além de ser conservado com antioxidantes naturais. A formulação – inovadora e exclusiva– foi desenvolvida por médicos-veterinários especialistas em nutrição para atender às especificidades de cada porte, fase de vida e necessidades especiais de cães e gatos.

Desde o seu primeiro grão até hoje, Guabi Natural sempre teve como objetivo levar os benefícios dos ingredientes naturais para os pets, pautada no que há de mais novo dentro da nutrição para os animais. Para isso, além de ter seus produtos formulados por especialistas em nutrição, conta com uma equipe multidisciplinar e a parceria com o laboratório da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Jaboticabal, “uma parceria constante e robusta de duas décadas que atua no estudo e desenvolvimento dos produtos. A marca, inclusive, contribuiu para a construção do laboratório, que já ajudou na parte de pesquisa e estudos de diversos artigos publicados”, destaca a médica-veterinária nutróloga de Guabi Natural (BRF Pet), Mayara Andrade.
 

A veterinária ressalta que, desde que foi criada, Guabi Natural é desenvolvida para explorar o que cada ingrediente tem de mais nutritivo.  

“Guabi Natural, como o próprio nome já diz, nasceu natural. Ela foi pensada para ser um alimento que equilibra sabor e saúde, utilizando ingredientes naturais de alta qualidade. Sua formulação diferenciada contribui para a saúde global dos animais e até para o aumento da expectativa de vida deles. Por isso, é muito comum ver médicos-veterinários recomendando o alimento em seus consultórios”, completa.

A marca também tem notória preocupação com a sustentabilidade ambiental, primando por processos fabris responsáveis e orientados para gerar o menor impacto ambiental possível. Uma das iniciativas é uma parceria com a Eu Reciclo (empresa que atua no segmento de reciclagem e gestão de resíduos), que para cada embalagem de Guabi Natural, o Eu reciclo retira a mesma quantidade do Meio Ambiente. A fábrica também conta com ações para melhor gestão da água ao longo da produção, evitando o desperdício. Além disso, a marca tem um forte compromisso com o bem-estar dos animais e com a responsabilidade social, com isso, mantém uma parceria exclusiva com o Gavaa, ONG que atua retirando animais das ruas e encaminhando para adoção, alimentando pets que ainda não acharam um lar.

História: brasilidade, pioneirismo e essência natural

Antes de tornar-se Guabi Natural, a história da marca começa como “Receita da Natureza”, em 1998, sob orientação do renomado Professor Dr. Aulus Cavalieri, Especialista em Nutrição e Prof. da UNESP Jaboticabal. Nascia, então, a primeira marca nacional de alimentos para pets com uma proposta Super Premium Natural.  

Ao longo dos anos, a marca foi passando por evoluções até mudar de nome, em 2004, para reforçar ainda mais sua brasilidade: juntando o “Guabi”, que significa “alimento”, em Tupi Guarani, com o “Natural”, a essência da marca.

Naquela época, quando a maioria dos tutores ainda desconhecia a importância de uma alimentação equilibrada para os seus animais de estimação, a marca já se preocupada em oferecer não só um alimento nutritivo, mas que também levasse, especificamente, ingredientes naturais e inclusão de carnes a cães e gatos e ainda fosse conservado naturalmente.

“E a marca continuou se transformando, como em 2014, quando reformulou seus alimentos para aumentar os atributos naturais: o grão transgênico do milho, por exemplo, foi retirado dos produtos. E em 2018, quando trouxemos a inclusão de frutas. Até hoje, Guabi Natural segue evoluindo, sempre com base nos estudos científicos que comprovam a eficácia e o uso de ingredientes naturais para a saúde e longevidade dos pets. Os nossos times técnicos estão sempre atentos às novidades da área, sejam elas novas opções de ingredientes ou novas tecnologias de produção”, destaca a médica-veterinária.

Portfólio completo para cada porte, fase de vida e necessidades  

Uma dessas transformações também se deu por meio da ampliação do portfólio da marca. Este ano, Guabi lançou novos sabores de sachês (alimentos úmidos) para cães e gatos, sendo quatro deles com a inclusão de carne bovina. Todos os produtos de Guabi Natural podem ser encontrados em lojas especializadas em pets como: Cobasi, Petz, Petlove e petshops em todo o Brasil.

Ainda de acordo com a veterinária, há uma preocupação em adaptar partículas com tamanho e formato para todos os portes de pets, além do percentual de proteínas ideal para cada um deles. Os grupos dos melhores ingredientes naturais e nutrientes essenciais são pensados especificamente para cada porte, fase de vida e necessidade específica dos pets, como as linhas Light e Sensitive, além de alimentos coadjuvantes, como para Obesos, no caso dos cães; e Castrados, para os gatos.

“Há uma escolha criteriosa de ingredientes e fornecedores permeando todo o processo produtivo até a chegada do produto na casa do consumidor. São escolhidos ingredientes frescos ou minimamente processados que agregam sabor e nutrientes específicos para a composição de cada tipo de alimento que sai da fábrica de Guabi Natural”, frisa Mayara Andrade.

Categoria possui maior entrega nutricional do mercado

É impossível falar de Guabi Natural sem falar sobre a categoria cuja marca foi precursora no mercado: o segmento Super Premium Natural. Segundo Mayara Andrade, esse tipo de alimento é o que entrega maior qualidade nutricional entre todas as categorias de alimentos para os pets e reflete cada vez mais a procura dos tutores por alimentos mais saudáveis para seus animais de estimação. 

“Temos percebido uma busca crescente dos tutores por alimentos formulados com ingredientes naturais. Porque são inúmeros os benefícios que esse tipo de alimento pode trazer. Dois deles merecem destaque: a segurança alimentar e o atendimento dos requerimentos nutricionais de forma bastante adequada e precisa. Alimentos da categoria Super Premium Natural auxiliam em qualidade de vida e longevidade, promovidos pelos benefícios de uma nutrição equilibrada e de qualidade”, explica a médica-veterinária nutróloga.

Para um alimento industrializado ser considerado natural, ele deve ter características específicas. São classificados como Super Premium Naturais os produtos com foco na inclusão de ingredientes naturais, como frutas, vegetais e carnes, proporcionando equilíbrio entre eles, nutrientes e bem-estar dos animais. Além disso, todos os alimentos dessa categoria são feitos sem a adição de conservantes artificiais, sem corantes e aromas artificiais.