quarta-feira, abril 17, 2024
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‘Clientividade’ como um diferencial para fidelizar clientes

O termo ‘clientividade’ pode ser incomum, mas é a chave para aumentar a eficiência empresarial. O cenário é de drásticas mudanças. Por isso está na hora das empresas focarem a atenção e direcionarem seus esforços para seus clientes. Esse é um processo de conhecimento e reconhecimento de suas necessidades a partir de um atendimento diferencial em prol da fidelização.

Você já assistiu a um filme que mexeu com todas as suas emoções? Alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa. Esses são os melhores! Na hora de pensar no público-alvo de sua empresa é importante alcançar a emoção do mesmo procurando saber quem são as pessoas que fazem parte desse grupo. Só assim é possível alcançar um bom atendimento e fidelizar clientes. 

 

Pensamentos modernos

É uma longa jornada. Para a realização de um atendimento diferencial, as empresas precisam mudar completamente a forma de pensar, os funcionários devem receber um eficiente treinamento para mudar a postura e terem capacidade para a criação de valor concebida pelo cliente. Mas não basta colocá-lo em primeiro lugar, a estratégia é enxergar com os olhos dele.

O primeiro passo é deixar de lado as estratégias utilizadas em outras épocas. As empresas costumam manter o foco nos concorrentes. O contexto econômico já mudou, o perfil das empresas também. Inove. Reinvente. Não olhe para as táticas dos competidores, se destaque sendo diferente e novo.

Uma dica importante é o atendimento personalizado. Procure se colocar no lugar das pessoas e entender a necessidade dos clientes. Dessa maneira, é possível compreender seus comportamentos para surpreendê-los, proporcionando um relacionamento que esteja dentro da sua expectativa ou, melhor ainda, além. Esse alcance fará com que a pessoa tenha fidelidade à organização. É uma via de mão dupla, dê um benefício e receba um também. Ações que priorizem os clientes mais fiéis também são bem vistas. Um exemplo é avisar antes sobre o lançamento de produtos, ofertas e promoções. Clientes satisfeitos são a alma do negócio. E são eles que fazem o marketing que continua sendo o mais importante, a propaganda de boca a boca. Esses são caminhos que só beneficiam os negócios. Para percorrê-los, um fator fundamental é a confiança na relação entre a organização e o cliente. E como medir o nível de satisfação? Existem várias maneiras. É possível enviar questionários por SMS, chat e e-mail. Esse procedimento mede o nível da necessidade de mudanças. A ouvidoria é uma alternativa, o cliente se sente à vontade para reclamar ou sugerir melhorias em um canal específico para isso. Um consumidor feliz significa excelência na gestão de relacionamento, aumenta as vendas e proporciona lucro. E um consumidor sempre feliz garante um cultivo da relação de longo prazo com vendas recorrentes.

Fred Silveira, business coaching da ActionCOACH