Como diferenciar produtos e serviços nos negócios pet

Categoria: Administração

Autor(a): Marcos Luthero | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 03/09/2013 - 15:06

Saber exaltar os diferenciais de seu serviço é fundamental para se destacar no concorrido mercado pet
Como diferenciar produtos e serviços Foto meramente ilustrativa: Divulgação

Como diferenciar produtos e serviços Foto meramente ilustrativa: Divulgação

No processo de compras nos negócios pet, cada vez que alguém escolhe uma mercadoria, nada mais está fazendo do que comparar seu preço com os benefícios a ela vinculados.
Em 1960, Theodore Levitt, um dos grandes teóricos americanos de marketing, escreveu um artigo que ficou famoso, intitulado Como diferenciar qualquer coisa. E hoje, mais do que em qualquer outra época, se os profissionais liberais e as empresas não tiverem consciência da importância de destacarem os diferenciais dos seus produtos e serviços, acabarão com estes qualificados como commodities pelo mercado. Por isso a Pet Center apresenta:

Serviços diferenciados
Exemplo de benefícios e vantagens que podem ser destacados na comercialização de serviços:

Experiência, porte e imagem (confiabilidade) da empresa no mercado;

Capacidade para cumprir prazos;

Rapidez de atendimento;

Serviços prestados a clientes formadores de opinião;

Qualidade da matéria-prima utilizada;

Resultados com o produto acabado;

Tipo de tecnologia empregada;

Qualidade da embalagem utilizada;

Menores prazos de entrega e maiores prazos de garantia;

Qualidade dos serviços de atendimento ao cliente;

Rapidez na solução de problemas;

Qualificação da equipe de profissionais;

Localização e competência das redes de autorizadas.


Produtos diferenciados
Os clientes não se importarão em pagar um pouco a mais, desde que percebam que obterão em troca benefícios e vantagens juntamente com os produtos que estão adquirindo, tais como:

Qualidade das matérias-primas empregadas;

Melhor relação custo-benefício;

Tecnologias de qualidade;

Resistência ou conveniência proporcionada pela embalagem;

Menores prazos de entrega e maiores prazos de garantia;

Qualidade dos serviços de atendimento ao cliente;

Rapidez na solução das reclamações;

Resultados obtidos.


Negociação
O lucro é tão vital para as empresas quanto é o oxigênio para a sobrevivência dos seres vivos. Negociação é um processo de troca e não de doação. Até mesmo caridade se faz com os lucros. Um bom negociador não concede nada de graça sem solicitar algo em troca. Tudo o que se dá de forma gratuita, sem que o outro lado faça algum esforço para ganhar, parecerá não ter valor. A redução de preços se justifica quando obtemos em troca a redução de custos ou ganhos em escala.
Só as empresas capazes de vender os seus preços, e não apenas pelo preço, terão vida longa no século XXI.
 

Marcos Luthero é consultor, coach e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas financeira, mercadológica e planos de negócios e planejamento estratégico. itn@sinos.net Novo Hamburgo - RS.

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