Como diferenciar produtos e serviços nos negócios pet
No processo de compras nos negócios pet, cada vez que alguém escolhe uma mercadoria, nada mais está fazendo do que comparar seu preço com os benefícios a ela vinculados.
Em 1960, Theodore Levitt, um dos grandes teóricos americanos de marketing, escreveu um artigo que ficou famoso, intitulado Como diferenciar qualquer coisa. E hoje, mais do que em qualquer outra época, se os profissionais liberais e as empresas não tiverem consciência da importância de destacarem os diferenciais dos seus produtos e serviços, acabarão com estes qualificados como commodities pelo mercado. Por isso a Pet Center apresenta:
Serviços diferenciados
Exemplo de benefícios e vantagens que podem ser destacados na comercialização de serviços:
Experiência, porte e imagem (confiabilidade) da empresa no mercado;
Capacidade para cumprir prazos;
Rapidez de atendimento;
Serviços prestados a clientes formadores de opinião;
Qualidade da matéria-prima utilizada;
Resultados com o produto acabado;
Tipo de tecnologia empregada;
Qualidade da embalagem utilizada;
Menores prazos de entrega e maiores prazos de garantia;
Qualidade dos serviços de atendimento ao cliente;
Rapidez na solução de problemas;
Qualificação da equipe de profissionais;
Localização e competência das redes de autorizadas.
Produtos diferenciados
Os clientes não se importarão em pagar um pouco a mais, desde que percebam que obterão em troca benefícios e vantagens juntamente com os produtos que estão adquirindo, tais como:
Qualidade das matérias-primas empregadas;
Melhor relação custo-benefício;
Tecnologias de qualidade;
Resistência ou conveniência proporcionada pela embalagem;
Menores prazos de entrega e maiores prazos de garantia;
Qualidade dos serviços de atendimento ao cliente;
Rapidez na solução das reclamações;
Resultados obtidos.
Negociação
O lucro é tão vital para as empresas quanto é o oxigênio para a sobrevivência dos seres vivos. Negociação é um processo de troca e não de doação. Até mesmo caridade se faz com os lucros. Um bom negociador não concede nada de graça sem solicitar algo em troca. Tudo o que se dá de forma gratuita, sem que o outro lado faça algum esforço para ganhar, parecerá não ter valor. A redução de preços se justifica quando obtemos em troca a redução de custos ou ganhos em escala.
Só as empresas capazes de vender os seus preços, e não apenas pelo preço, terão vida longa no século XXI.
Marcos Luthero é consultor, coach e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas financeira, mercadológica e planos de negócios e planejamento estratégico. [email protected] Novo Hamburgo – RS.