Saiba como aumentar seu faturamento

Categoria: Banho e Tosa

Autor(a): Marcos Pennacchi | Colaborador(es): Jornalismo TopCo | Cidade: Campinas | 18/06/2019 - 13:44

Especialistas dão dicas de como enfrentar a crise e se sobressair no mercado

Boa divulgação e qualidade na prestação de serviços geram ótimos retornos

Boa divulgação e qualidade na prestação de serviços geram ótimos retornos

FATURE MAIS POR CLIENTE

Se para cada R$100 que o cliente planejava gastar, você conseguir R$140, seu faturamento crescerá significativamente.

1 Venda serviços adicionais

Pesquise as possibilidades de serviços adicionais com fornecedores, use sua imaginação, contrate profissionais diferenciados, aposte em treinamentos e concursos. “Conheça os serviços ofertados pela concorrência, como hidratações, penteados, tosas diferenciadas etc., e implemente na sua loja aqueles que ainda estão indisponíveis”, sugere Paulo. Em dias de pouco movimento, venda tosa higiênica e cortes com tesoura para clientes que só pretendiam banho. Faça campanhas de hidratação e ofereça serviços menos solicitados. Incentive a equipe com treinos e recompensas por atingir as metas de serviços adicionais.

2 Divulgue bem seus diferenciais

Tenha pelo menos um cartaz na recepção com todos os serviços que

seu banho e tosa oferece. Hidratação, cauterização, tosas específicas, etc. “Ofereça os serviços diferenciados aos clientes uma vez, duas vezes e continue a oferecer”, recomenda o groomer com International Certificate Vanderlei Lopes, vencedor da categoria Professional, do Groom Brasil 2015, e coordenador da escola de banho e tosa Dimy Pet, de Serra Negra-SP.

3 Crie promoções nos períodos fracos

Nas segundas-feiras a procura por banhos é pequena? “Crie o dia do príncipe e da princesa e atraia para ele parte dos animais atendidos nos dias mais movimentados, descongestionando-os”, propõe Camilla. Os cães sairão com penteado, hidratação e, quem sabe, até com coroa. Haverá música relaxante e horários mais espaçados por causa da maior atenção dada aos animais. No frio, caiu a procura por tosa? “Faça cortes menos baixos, apenas para o cão enxergar e ficar limpo”, sugere Camilla. “Você pode criar também promoção tipo ‘Cliente tosado ganha desconto!’, com direito a descontos exclusivos nas roupinhas”, exemplifica.

CONSERVAR A CLIENTELA

Só é possível crescer mantendo a clientela atual e atraindo a nova.

4 Fidelize os consumidores


Dê aos seus clientes o gostinho de ganhar recompensas por fidelidade. “Presenteie-os com um daqueles serviços ou produtos muito legais, mas que estão esquecidos na loja”, ensina Camilla. Por exemplo, dê uma massagem relaxante para o cãozinho ou um acessório adquirido pela loja por preço muito bom e que está sem saída, talvez por ser pouco conhecido.

5 Crie vínculos de retorno

Realize ações que assegurem o retorno do cliente com ‘data marcada’ para a sua loja. “Venda pacotes de banhos e crie promoções que estimulem o retorno”, ilustra Paulo.

DESTACAR-SE PELA EXCELÊNCIA

Serviços de boa qualidade atraem clientes, enquanto os de má qualidade os afugentam.

6 Estabeleça padrão de qualidade para cada serviço

Defina em planilhas o padrão de qualidade desejado para cada serviço. Por exemplo, o atendente precisa ouvir com interesse as necessidades dos clientes. Os banhistas e tosadores devem realizar os serviços conforme solicitados. No centro de estética fixe planilhas com os processos de banho e tosa. “Constantemente avalie o trabalho e o aprimore, reforça Vanderlei. “Com serviços de qualidade, o retorno é certo, as indicações também, além de surgirem os fãs”, lembra. “E a divulgação boca a boca continua sendo a melhor propaganda”, ressalta.

7 Use bons insumos nos serviços prestados

Produtos de baixa qualidade na prestação de serviços fazem clientes deixarem de voltar à loja.Opte por produtos com boas matérias-primas, hipoalergênicos, que atendam às exigências de órgãos ambientais, testados e recomendados por médicos-veterinários e profissionais do setor”, aconselha Erick.

8 Simplesmente, seja o melhor

Procure melhorar sempre todas as áreas do pet shop. Ambiente, lim- peza, profissionalismo, cordialidade, relacionamento pós-venda. Invista em treinamento. “Diferencie-se pela excelência na qualidade”, orienta Paulo.

MAU CHEIRO E PARASITAS

Ninguém gosta de lugar mal-cheiroso, nem volta aonde o cãozinho pegou pulgas.

9 Apareceu algo capaz de causar odor desagradável? Elimine de imediato!

Retire logo as poças de xixi com produto esterilizante e cheiroso que neutralize o odor. Uma boa ideia é adotar aromaterapia como maneira de manter a loja com cheirinho agradável para os cães e seus donos.

10 Combata rotineiramente os parasitas

Regularmente, dedetize a loja com produtos apropriados e desinfete com bactericida os instrumentos que encostam nos cães. Se aparecer cão ou gato com pulgas ou carrapatos, tenha xampu antiparasitário para aplicar durante o banho.

ATENDIMENTO RUIM

Quem é mal atendido não costuma retornar ao estabelecimento.

11 Seja pontual nos atendimentos agendados

Ao agendar, aplique questionário padrão (porte do animal, serviços desejados, etc.) e considere o tempo previsto do atendimento ao marcar a consulta seguinte. Crie folgas na agenda para eventuais serviços adicionais, como hidratação, tosa higiênica, etc.

12 Agilize o atendimento


Nos dias de pico, contrate mão de obra temporária (freelancers). Faça promoções que atraiam parte dos clientes dos dias de pico para dias menos movimentados.

13 Motive a equipe


Desmotivação leva os colaboradores a só fazer o básico e, às vezes, mal feito. Converse com eles, conheça suas necessidades financeiras e emocionais. Ofereça cursos profissionalizantes. Saia da rotina, reúna o pessoal em lanchonete ou para ver um filme.

14 Prepare bem os recepcionistas

Só os ponha para atender depois de estarem treinados e capacitados, com habilidade de descrever minuciosamente os serviços e de tratar os clientes de forma adequada e respeitosa.

15 Tenha tosadores, esteticistas e banhistas capacitados

Selecione cuidadosamente esses profissionais. Ofereça treinamento e capacitação contínuos. Envie-os para cursos e concursos ou traga especialistas para aumentar a qualificação.