Saiba como aumentar seu faturamento
FATURE MAIS POR CLIENTE
Se para cada R$100 que o cliente planejava gastar, você conseguir R$140, seu faturamento crescerá significativamente.
1 Venda serviços adicionais
Pesquise as possibilidades de serviços adicionais com fornecedores, use sua imaginação, contrate profissionais diferenciados, aposte em treinamentos e concursos. “Conheça os serviços ofertados pela concorrência, como hidratações, penteados, tosas diferenciadas etc., e implemente na sua loja aqueles que ainda estão indisponíveis”, sugere Paulo. Em dias de pouco movimento, venda tosa higiênica e cortes com tesoura para clientes que só pretendiam banho. Faça campanhas de hidratação e ofereça serviços menos solicitados. Incentive a equipe com treinos e recompensas por atingir as metas de serviços adicionais.
2 Divulgue bem seus diferenciais
Tenha pelo menos um cartaz na recepção com todos os serviços que
seu banho e tosa oferece. Hidratação, cauterização, tosas específicas, etc. “Ofereça os serviços diferenciados aos clientes uma vez, duas vezes e continue a oferecer”, recomenda o groomer com International Certificate Vanderlei Lopes, vencedor da categoria Professional, do Groom Brasil 2015, e coordenador da escola de banho e tosa Dimy Pet, de Serra Negra-SP.
3 Crie promoções nos períodos fracos
Nas segundas-feiras a procura por banhos é pequena? “Crie o dia do príncipe e da princesa e atraia para ele parte dos animais atendidos nos dias mais movimentados, descongestionando-os”, propõe Camilla. Os cães sairão com penteado, hidratação e, quem sabe, até com coroa. Haverá música relaxante e horários mais espaçados por causa da maior atenção dada aos animais. No frio, caiu a procura por tosa? “Faça cortes menos baixos, apenas para o cão enxergar e ficar limpo”, sugere Camilla. “Você pode criar também promoção tipo ‘Cliente tosado ganha desconto!’, com direito a descontos exclusivos nas roupinhas”, exemplifica.
CONSERVAR A CLIENTELA
Só é possível crescer mantendo a clientela atual e atraindo a nova.
4 Fidelize os consumidores
Dê aos seus clientes o gostinho de ganhar recompensas por fidelidade. “Presenteie-os com um daqueles serviços ou produtos muito legais, mas que estão esquecidos na loja”, ensina Camilla. Por exemplo, dê uma massagem relaxante para o cãozinho ou um acessório adquirido pela loja por preço muito bom e que está sem saída, talvez por ser pouco conhecido.
5 Crie vínculos de retorno
Realize ações que assegurem o retorno do cliente com ‘data marcada’ para a sua loja. “Venda pacotes de banhos e crie promoções que estimulem o retorno”, ilustra Paulo.
DESTACAR-SE PELA EXCELÊNCIA
Serviços de boa qualidade atraem clientes, enquanto os de má qualidade os afugentam.
6 Estabeleça padrão de qualidade para cada serviço
Defina em planilhas o padrão de qualidade desejado para cada serviço. Por exemplo, o atendente precisa ouvir com interesse as necessidades dos clientes. Os banhistas e tosadores devem realizar os serviços conforme solicitados. No centro de estética fixe planilhas com os processos de banho e tosa. “Constantemente avalie o trabalho e o aprimore”, reforça Vanderlei. “Com serviços de qualidade, o retorno é certo, as indicações também, além de surgirem os fãs”, lembra. “E a divulgação boca a boca continua sendo a melhor propaganda”, ressalta.
7 Use bons insumos nos serviços prestados
Produtos de baixa qualidade na prestação de serviços fazem clientes deixarem de voltar à loja. “Opte por produtos com boas matérias-primas, hipoalergênicos, que atendam às exigências de órgãos ambientais, testados e recomendados por médicos-veterinários e profissionais do setor”, aconselha Erick.
8 Simplesmente, seja o melhor
Procure melhorar sempre todas as áreas do pet shop. Ambiente, lim- peza, profissionalismo, cordialidade, relacionamento pós-venda. Invista em treinamento. “Diferencie-se pela excelência na qualidade”, orienta Paulo.
MAU CHEIRO E PARASITAS
Ninguém gosta de lugar mal-cheiroso, nem volta aonde o cãozinho pegou pulgas.
9 Apareceu algo capaz de causar odor desagradável? Elimine de imediato!
Retire logo as poças de xixi com produto esterilizante e cheiroso que neutralize o odor. Uma boa ideia é adotar aromaterapia como maneira de manter a loja com cheirinho agradável para os cães e seus donos.
10 Combata rotineiramente os parasitas
Regularmente, dedetize a loja com produtos apropriados e desinfete com bactericida os instrumentos que encostam nos cães. Se aparecer cão ou gato com pulgas ou carrapatos, tenha xampu antiparasitário para aplicar durante o banho.
ATENDIMENTO RUIM
Quem é mal atendido não costuma retornar ao estabelecimento.
11 Seja pontual nos atendimentos agendados
Ao agendar, aplique questionário padrão (porte do animal, serviços desejados, etc.) e considere o tempo previsto do atendimento ao marcar a consulta seguinte. Crie folgas na agenda para eventuais serviços adicionais, como hidratação, tosa higiênica, etc.
12 Agilize o atendimento
Nos dias de pico, contrate mão de obra temporária (freelancers). Faça promoções que atraiam parte dos clientes dos dias de pico para dias menos movimentados.
13 Motive a equipe
Desmotivação leva os colaboradores a só fazer o básico e, às vezes, mal feito. Converse com eles, conheça suas necessidades financeiras e emocionais. Ofereça cursos profissionalizantes. Saia da rotina, reúna o pessoal em lanchonete ou para ver um filme.
14 Prepare bem os recepcionistas
Só os ponha para atender depois de estarem treinados e capacitados, com habilidade de descrever minuciosamente os serviços e de tratar os clientes de forma adequada e respeitosa.
15 Tenha tosadores, esteticistas e banhistas capacitados
Selecione cuidadosamente esses profissionais. Ofereça treinamento e capacitação contínuos. Envie-os para cursos e concursos ou traga especialistas para aumentar a qualificação.