quarta-feira, novembro 29, 2023
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AÇÕES DIFERENCIADAS NOS PET SHOPS: CASES DE SUCESSO!

Conversamos com diversos lojistas do Brasil afora para mapear o que eles têm feito de diferente

Foto: Divulgação

Saber um pouco da vida real dos lojistas, da batalha do dia a dia, do que todos fazem para tentar sempre melhorar seu atendimento e visibilidade no concorrido mercado pet. Esse foi o grande objetivo dos cases que apresentamos a seguir. Inspire-se!

AGROPET MANCHESTER: MODERNIZAÇÃO CONSTANTE

Foto: Divulgação – Antes e depois da loja matriz da Agropet Manchester

Com uma loja matriz em Joinville-SC e uma filial, a Agropet Manchester tem passado por diversas mudanças ao longo desses 23 anos de mercado pet. Segundo Eduardo Stefano Macieski, proprietário da loja, tudo que implementaram foi para acompanhar a transformação do segmento pet, antes amador, e hoje, bem mais profissional. “Nossa preocupação em acompanhar a evolução do mercado fez com que corrêssemos atrás de mudanças, como ampliação da loja matriz, que hoje tem 2.000 m2 contando com o pet shop, a clínica, o banho e tosa e o estacionamento. Estamos localizados bem no centro de Joinville, uma grande vantagem, e temos um grande mix de produtos, uma farmácia vet integrada e nos preocupamos com a setorização da loja, tomando o cuidado para não haver rupturas. Mantivemos nossa seção de plantas com a linha de agro, mas com proporção bem menor. Hoje os produtos voltados para os pets ocupam 90% do espaço da loja”, detalha Eduardo, que também investiu na revitalização das fachadas das duas lojas. “A primeira fizemos em 2011 e a segunda em 2018, pois sentimos que era prioridade modernizar a loja e entregar ao cliente um ambiente agradável e ao mesmo tempo completo!”, finaliza.

AGROPET MINEIRO: CRM NA PRÁTICA

Foto: Divulgação – Na Agropet Mineiro o cliente usa tótens com um tablet para fazer seu cadastro sozinho

Com nove lojas físicas no total, instaladas em Americana – SP, Santa Bárbara d’Oeste – SP e Nova Odessa – SP, mais um e-commerce, o Agropet Mineiro compartilha conosco uma estratégia de CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. “Muito se fala em CRM, mas colocar ele em prática não é tão simples assim. Na correria do dia a dia, o grande desafio é conseguir convencer o cliente a fazer cadastro, informar CPF na horada compra e, por fim, conseguir ainda organizar os dados para usá-los com inteligência”, aponta Jiancarlo Oliveira da Silva, proprietário da rede, que para driblar esse problema, colocou tótens com um tablet onde o consumidor faz o cadastro sozinho. “Todo o time deve estar alinhado, sabendo da importância desse cadastro. Sempre temos promoções e atrativos para conseguir convencer o cliente a se cadastrar; seja através de um desconto extra em algum produto, ou por meios de sorteios; essa tática usamos para ‘educar’ e acostumar o cliente a se identificar na hora de passar suas compras no PDV”, revela. Porém, a estratégia de Jian não para por aí. “Temos um programa que conseguimos identificar por exemplo: quem mais comprou em um determinado período, qual foi a data da última compra, número de visitas do cliente, se é semanal ou mensal, entre outras opções. Com esses dados em mãos, organizados no programa temos opções de campanhas e fazemos algumas, como:
– Para manter o cliente ativo, listamos os fiéis, que sempre vêm até a loja – para esses mandamos as novidades.
– Para os clientes que não compram em um determinado período, listamos e mandamos cupons de desconto, banhos grátis em nosso banho e tosa, para tentar reativar esse cliente.
– Também mandamos avisos sobre a data do comprimido anti-pulgas e carrapatos, vacinas e datas da vermifugação. Tudo isso é importante para que não sejamos esquecidos pelos clientes e engolidos pelas redes que, cada dia mais, usam apenas descontos para atrair os clientes. Dessa forma também, conseguimos estar mais próximos, entendendo as necessidades ouvindo feedbacks e sempre evoluindo”, finaliza Jian.

AR E MAR AGORA É VIRTUS PET

Foto: Divulgação – Loja Ar Mar agora é Virtus Pet

Com duas lojas no Rio de Janeiro – RJ e 24 anos de mercado pet, a Ar Mar passa por uma mudança de marca importante. Agora com o novo nome, Virtus Pet, cuja fachada de uma das lojas já foi atualizada, a loja traz mais modernidade à sua marca. Segundo Emerson Maues, Gerente Comercial da empresa, as lojas da Virtus trazem muitos diferencias. “Nossa loja é toda dividida em seções, com placas indicativas, para ajudar o cliente na localização dos itens e circulação nas diferentes seções, temos carrinho de compras, e nossa venda é mista, com autoatendimento e caixas para o pagamento. Nossa farmácia é bem completa, a loja ampla, com variedade grande de produtos. Entregamos na zona sul, norte e centro e os pedidos chegam ao cliente em até 2 horas. Também temos uma marca própria de tapete higiênico, um produto importado e de muita qualidade”, lista Emerson, que também aponta uma ação feita com os consumidores que vem agradando toda a clientela da loja: o sorteio mensal de três vales compras de 500 reais cada para quem gastar um valor acima de 50 reais em compras. “Também fazemos vídeos e fotos dos clientes, bem como dos fornecedores e parceiros, tanto para o nosso Instagram como para passar na televisão da loja. Tudo para valorizar nossos parceiros”, conclui Emerson

BEM LOCÃO: FOCO NA EXPERIÊNCIA DOS HOPPER

Foto: Divulgação – Bem Locão conta com profissionais treinados e engajados para fornecer aquilo que o shopper precisa

Com onze lojas físicas em São Paulo – SP, duas em Sorocaba – SP, mais o e-commerce e um centro de distribuição, a Bem Locão preza por um ambiente humanizado que se preocupa com clientes e colaboradores em todas as suas lojas. “A família Bem Locão é referência em variedades de produtos e serviços. Contamos com um excelente atendimento e entrega rápida. Nosso foco é o de proporcionar experiências, como uma extensão de amor e carinho para o pet! Contamos com profissionais treinados e engajados para fornecer aquilo que o shopper precisa, e com ferramentas para atender o canal on-line, um aplicativo e um site com diversas promoções e benefícios, além é claro, de estarmos na maior ferramenta de delivery do país: o Ifood. São14 motos e 5 carros ao dispor das lojas para entregas. Também realizamos parcelamentos de até seis vezes sem juros”, compartilha João José D’Aquino Junior, proprietário da rede Bem Locão.

CENTRAL DE RAÇÕES: ENDOMARKETING CRIATIVO

Foto: Reprodução/Instagram: @centralderacoes

A loja Central de Rações, que conta com oito lojas físicas distribuídas nas cidades de Caxias do Sul – RS, Bento Gonçalves – RS e Farroupilha – RS, compartilhou com a gente uma estratégia de marketing interna de criação de conteúdo para divulgar um produto em específico da loja: o Endogard, da Virbac. “Decidimos procurar uma forma descontraída e não diretamente comercial de trabalhar o produto. Então, lançamos um desafio para todos os colaboradores das lojas mais o setor de tele-entrega, para que cada equipe criasse um vídeo para utilizarmos nas redes sociais. O vídeo não poderia exceder 60 segundos e deveria aparecer o produto de forma criativa. Foi passado orientações de como criar conteúdo e também entregue um manual de edição. A criatividade foi toda deles, e recebemos vídeos surpreendentes, com engajamento de toda equipe, desde auxiliar de estoque à gerente de loja”, explica Bruna Pistore, responsável pelo marketing da Central de Rações. E a equipe que venceu com o melhor vídeo foi a da loja de Farroupilha – RS, que fez uma paródia com o hit do verão, de Léo Santana, “Zona de Perigo”. Eles foram premiados com um jantar. “Além do engajamento da equipe, os vídeos repercutiram muito nas redes sociais, onde houve votação ao público. Conseguimos divulgar o produto de uma forma mais leve, e encontrar vários talentos internos para ajudar no marketing de criação de conteúdo”, aponta. Os vídeos produzidos pela campanha estão todos disponíveis no Instagram: @centralderacoes

CIA DA TERRA: O SEGREDO É O TREINAMENTO

Foto: Divulgação – Para comemorar seus 31 anos, a Cia da Terra mandou um bolo para cada uma das 14 lojas físicas

Com 14 lojas físicas, um e-commerce e um centro de distribuição em Brasília – DF, a Cia da Terra tem o atendimento muito próximo do cliente, que cria relacionamento de verdade em seu DNA. “Os nossos colaboradores sabem o nome do cliente e do pet dele. Para ter esse tipo de atendimento personalizado, em que cada cliente é atendido de forma única, montamos um cadastro com todo histórico de cada um, pois temos um sistema que permite isso. Além disso, temos colaboradores que estão há 18, 25, 28, 31 anos trabalhando com a gente e clientes que estão conosco neste mesmo tempo. Então, os clientes acostumam ser atendidos sempre pelo mesmo colaborador, criando esse vínculo. Eles também realizam treinamentos constantes para que tenham esse atendimento personalizado, pois aqui o cliente é atendido do início ao fim com muita atenção, carinho e com todas as informações deles salvas no sistema. Acredito que o segredo seja treinamento! Estamos em constante reciclagem”, descreve Priscila Davis, sócio proprietária da rede. Além disso como a Cia da Terra é uma empresa familiar, a equipe de 150 colaboradores é tratada com muito respeito, aponta Priscila. “Eles têm acesso a todos os sócios por WhatsApp, estamos sempre disponíveis para eles, todos os pagamentos são feitos em dia, temos planos de cargos e salários com perspectiva de crescimento na empresa, tudo isso faz muita diferença”, ressalta a lojista, que dá um exemplo de uma ação recente de endomarketing que comemorou os 31 anos da empresa. “Todas as lojas receberam um bolo para que cantássemos parabéns todos juntos e para que eles se sentissem parte da nossa história”, diz. Outro diferencial apontado por Priscila é a logística da empresa, pois os clientes podem ligar para qualquer uma das lojas para solicitar uma entrega. “Temos o nosso Centro de Distribuição muito bem localizado, com saída para todas as áreas da cidade e sistema que permite entregar em todas as regiões. Esse aprimoramento logístico também barateou nossa taxa de entrega”, finaliza.

CIA DOS BICHOS: MARKETING DE INFLUÊNCIA

Foto: Reprodução/Instagram @albinofashion

Com cinco lojas físicas em Santa Maria – RS mais o e-commerce, a Cia do Bicho compartilha conosco uma de suas estratégias nas redes sociais (@ciadosbichossm) de marketing de influência. “Faz mais ou menos um ano que decidimos trabalhar junto como Felipe (popularmente conhecido como Albino – @albinofashion) e notamos resultados incríveis no nosso Instagram! O Albino tem um trabalho fantástico como influenciador e nossa parceria fez com que o alcance da Cia aumentasse bastante. A estratégia de marketing de influência acaba sendo um diferencial dentro do nosso ramo por trazer um alcance orgânico, diferente dos clientes em potencial que chegam através de anúncios pagos ou impulsionamento. Com a influência e legitimidade de informações do Albino, conseguimos mostrar para mais pessoas a qualidade dos nossos produtos e serviços e aumentar a nossa comunidade dentro da plataforma digital. A entrega dos conteúdos da Cia já traz um resultado bem satisfatório, mas trabalhando em colaboração como Albino o número de pessoas alcançadas dobra! Além de ser um número muito positivo para a venda de produtos e serviços, é interessante também ver a credibilidade e imagem positivada nossa marca sendo disseminada para tantas pessoas”, diz Vera Hempe, proprietária da rede.

COBASI

Foto: Divulgação – Nas lojas da Cobasi as diferentes seções são separadas pela decoração dos ambientes

A rede Cobasi tem, desde 2021,o slogan “Essencial para a Vida”, que traduz o posicionamento da empresa para além de uma estratégia de marketing e que trate de produtos. Segundo Diogo Mattar, Gerente de Marketplace & Omnichannel da Cobasi, a empresa sempre cuidou do afeto, das relações entre as pessoas e seus pets e da casa, oferecendo atendimento diferenciado em suas lojas e nos demais canais. “A principal estratégia da empresa hoje é ser Omnichannel. Ter uma operação multicanal, integrada, com o cliente em seu core. Assim, pudemos transformar todas as nossas lojas em mini centros de distribuição possibilitando um envio mais rápido, com o custo de frete mais barato para a empresa e para o cliente, nos proporcionando um diferencial competitivo significante. Entre eles, a possibilidade de entregar pedidos pesados (até 60kg) em até 2h na casa da maioria de nossos clientes, ou em até 1 dia útil para pedidos de até 121kg”, explica Diogo.
Além dos serviços de entrega que garantem que o produto chegue em até quatro horas, a Cobasi também tem o serviço Retira em Loja, que aumentou significantemente o volume de pedidos para a empresa. “Além disso, quando o cliente visita uma loja para efetuar a retirada de um pedido, acaba fazendo alguma compra adicional dentro da loja que não ocorreria se ele não tivesse ido até a loja retirar”, revela Diogo, que também destaca o trabalho feito no ambiente de cada loja. “As nossas mais de 185 unidades são pensadas em ter os setores distintos com decoração característica e em conformidade com os produtos oferecidos. É perceptível a mudança de ambiente quando o consumidor deixa a parte de aquarismo e entra na de jardinagem, ou transita pela de farmácia ou, então, pela Boutique Pet”, diz. Além disso, os colaboradores das lojas Cobasi recebem treinamento desenvolvido e concedido pela equipe de Educação Corporativa da empresa, formada por psicólogos, veterinários e biólogos. “Com isso, o time é preparado para oferecer atendimento ao cliente e preparo técnico no setor em que atuam”, finaliza.

CONTATO PET CENTER: PROXIMIDADE COM O CLIENTE

Foto: Divulgação – Contato Pet Center é patrocinadora master do Agitacão e lançou um programa no YouTube

Duas lojas físicas em Rio Claro – SP, a Contato Pet Center compartilha conosco duas ações diferenciadas que praticam na empresa. Uma delas, é a participação do Agitacão, evento pet da região que arrecada ração para entidades que cuidam de animais abandonados. “Como patrocinadores master da Agitacão conseguimos participar de momentos que aproximam ainda mais os tutores dos seus pets. Além dos concursos que o evento promove, e que são fantásticos, brincadeiras, apresentações e palestras fortalecem ainda mais a amizade entre eles, e nós temos a oportunidade de fazer parte desses momentos especiais”, aponta Letícia Trovó, diretora da empresa. Ainda segundo ela, uma outra estratégia importante para a ampliação do contato deles com os clientes, foi a criação de um canal no YouTube, como programa Nosso Contato. “Carinho, cuidado e atenção aos pets são valores que prezamos muito. E foi isso que nos motivou a lançar esse canal, além das dificuldades impostas pela pandemia. Nele, damos dicas importantes sobre produtos e cuidados com o pet. O sucesso foi tão grande que estamos na terceira temporada”, explica Letícia. “Presença da marca, boas práticas e experiências realmente relevantes têm orientado as nossas estratégias de marketing”, encerra.

DOG IN BOX: FACILIDADES PARA O CLIENTE

Foto: Divulgação – A Dog in Box reforçou o conceito de loja ampla, moderna e climatizada, e traz uma facilidade pioneira: o sistema “Quero ser atendido” ou “Me sirvo sozinho”

Com seis lojas físicas em Dourados – MS e Campo Grande – MS, mais um e-commerce a Dog In Box, está no mercado de pet shop há mais de 20 anos, e durante toda a nossa trajetória, tem se comprometido com a oferta de qualidade e excelência para seus clientes. “Nossa equipe conta com os melhores profissionais, sempre muito dispostos a ajudar você encontrar os melhores produtos para o seu pet, acompanhado de um belo sorriso no rosto. Oferecemos o melhor preço do Estado, com diversas opções para os nossos clientes, seja para compras em nossas lojas físicas ou no site. Além, de entrega grátis para toda a cidade de Campo Grande e Dourados e cobertura de preços dos concorrentes”, aponta Luigi Durso, proprietário da rede.
Ainda segundo ele, o com conceito de loja ampla, moderna e climatizada, foi reforçada por eles, apresentando aos clientes facilidades como o espaço café e um sistema pioneiro, o “Quero ser atendido” ou “Me sirvo sozinho”, diferenciado pela cor da cesta de compras escolhida pelo cliente – vermelho, se serve sozinho; amarelo, quer ajuda. “Contamos com o que há de mais moderno no mercado quando o assunto é banho e tosa. Aqui, o pet sempre vai estar bem cuidado por nossa equipe!”, finaliza Luigi.

DOG’S SHOP: FESTAS TEMÁTICAS

Foto: Reprodução/Instagram: @centralderacoes

Rede que conta com cinco lojas físicas em Belo Horizonte MG, sendo uma voltada somente para os felinos (a Cat’s Shop), a Dog’s Shop tem foco em eventos especiais, que criam uma ligação mais pessoal com seus clientes cativos e já realizou quatro edições de uma ação que agradou bastante o público mineiro: o Encontro de Cães Torcedores, que em 2017, por exemplo, trouxe o então craque Luan do Atlético Mineiro, para uma tarde de autógrafos na loja. “Esse jogador estava em evidência na época e atraiu quase 1.000 clientes na loja. Já levamos muitas celebridades nesse tipo de evento, como o Dadá Maravilha, Marques, Sósia do Ronaldinho Gaúcho, Raul Plasman e muitos outros”, aponta Paula Ferraz de Andrade, proprietária da loja desde 1985. Durante a pandemia, não realizaram mais este tipo de evento, mas esse ano, voltam com força total. A Dog’s Shop também realiza festas temáticas de forma periódica para seus clientes e animais de estimação. “Uma que fez muito sucesso foi o arraial de 2022, onde fechamos a avenida em frente à nossa unidade Funcionários para a realização de uma grande festa junina, com o apoio dos fornecedores”, relembra Paula. Em 2021, a Dogs Shop completou 40 anos de mercado pet, e lançou uma nova logomarca e um e-commerce próprio de ponta, para marcar a data especial. “Hoje as entregas podem ser feitas pela própria loja, em até quatro horas, através do telefone, WhatsApp, site, aplicativo e até pelo iFood”, afirma Paula.

DR. HATO: ESPAÇO BOUTIQUE PARA ACESSÓRIOS

Foto: Divulgação – Unidade Martim Francisco da Dr. Hato: espaço diferenciado para acessórios

No mercado desde 1976, a Dr. Hato começou como um hospital veterinário fundado pelo Dr. Valter Hato em São Bernardo do Campo – SP. Hoje, a rede possui três unidades na região do Grande ABC (são dois hospitais com pet shop, uma clínica com pet shop e um centro de diagnóstico) e uma unidade de pet shop em São Paulo. Além disso, desde 2018, possui uma loja on-line com diversos produtos e acessórios para pets. “Nosso slogan traduz o universo Hato: Tudo que seu pet precisa em um único lugar”, aponta Rudh Yoshihiro Hato, diretor de varejo, que compartilha conosco uma ação diferenciada que implementaram na Unidade Martim Francisco, que possui pet shop e clínica veterinária. “Fizemos um ambiente separado para acessórios. Nele, colocamos até uma iluminação, piso e gôndola diferenciadas, com estilo mais clean, com visual de boutique para separar bem os ambientes da loja. O que nos levou a fazer esse tipo de estratégia é que nós já tínhamos um resultado muito positivo nas outras lojas, na venda desses itens. Então, implementamos esse espaço diferenciado nessa nova loja, inaugurada em 2018”, finaliza Rudh.

EMPÓRIO ANIMAL: VALORIZAÇÃO DO CLIENTE

Foto: Divulgação – Programa Fidelidade da Empório Animal, de Santos-SP: na compra acima de R$ 200,00 o cliente ganha 10% de cashback para o próximo mês.
Ao lado, fachada da loja do canal 5

Cinco lojas físicas em Santos-SP, a Empório Animal desenvolve diversas ações voltadas à satisfação do cliente. “Este ano estamos focados na melhoria das lojas com troca de sistema e processos internos e vendas on-line. Temos várias ações que visam o retorno ao cliente, comodidade com preços bons e atendimento da forma que precisa. Temos focado muito em promoções com preços e brindes que o cliente gosta e agora temos investido na praticidade ao cliente. Trocamos por um ERP sistema integrado de grande porte, iniciamos vendas em plataformas on-line como goomer, iFood e outros serviços que trazem ao cliente opções para que ele possa escolher a melhor forma para ele comprar. Ainda temos nosso Programa Fidelidade que na compra acima de R$ 200,00 o cliente ganha 10% de cashback para o próximo mês”, compartilha Carmem Mosteiro Sixto, Gerente Administrativa do Grupo Empório Animal. Ainda segundo ela, isso tudo tem feito para estar mais próximos ao cliente. “O grande problema do mercado não é a concorrência ou preços altos e sim não estar conectado ao cliente, saber quem ele é, o que seu pet precisa e gosta. É ser diferente de grandes redes e ter um atendimento humanizado para o tutor e o Pet, afinal no Empório animal seu pet é Rei!”, finaliza Carmem.

HOBBY BICHOS: CARNAVAL PET

Foto: Reprodução / Instagram: @hobbybichospet

Com cinco lojas físicas em João Pessoa – PB, uma delas com atendimento 24 horas, a Hobby Bichos fez a terceira edição do seu Carnaval pet, segundo nos conta José Augusto de Freitas Cabral Júnior, proprietário da rede. “Existe um bloco aqui em João Pessoa que chama Muriçocas do Miramar, que é um bairro. Existe as Muriçocas e as Muriçoquinhas, que são das crianças. Assim, criamos o MuriçoCão, que reuniu esse ano em torno de 2.000 pets num roteiro com trio elétrico de uns 3 km de percurso”, explica. “Essa ação traz muita visibilidade e muita gente. E gente traz gente. Fomos muito comentados no Instagram, tivemos muitas curtidas”, comemora o lojista. Confira vídeos do evento em: Instagram: @hobbybichospet

PET CÃES E CIA: LOJA QUE É UM VERDADEIRO HUB

Foto: Divulgação – Oitava loja da rede Pet Cães e Cia, com sete andares e instalada onde era a antiga Animalle Gutierrez

A Pet Cães e Cia, de Belo Horizonte – MG, atualmente com sete lojas que, segundo Janaína Giovannini, proprietária da rede, se destacam por oferecer atendimento através de todos os canais possíveis, para dar ao cliente a versatilidade de que precisa. “Trabalhamos com atendimento omnichanel com grande estrutura logística e de atendimento para Tele Entrega, WhatsApp, e-commerce, Rappi e Corner”, lista. Além disso, em abril de 2023, a rede expandiu com a chegada de sua oitava loja, instalada no local onde era a Animalle Gutierrez, uma loja antiga que já tinha 10 anos de operação e que foi reinaugurada com o nome Pet Cães e Cia. “São sete andares de loja, onde vamos oferecer uma experiência exclusiva. Cada andar você encontra uma solução: Creche pet, Hotel, Loja exclusiva para gatos com Banho & Tosa e Consultório exclusivos para os felinos, e uma Pet Escola – com curso de formação em estética animal”, conta Janaína. O investimento nesta nova unidade se deu para que a rede pudesse atender a demanda de zona sul de BH, pois chegavam na região apenas pelo canal Delivery. “Já estamos no mercado há 18 anos e nossas unidades são todas concentradas na região noroeste de Belo Horizonte. Agora chegamos à zona sul, porque a Animalle Gutierrez agora é Pet Cães e Cia”, finaliza Janaína.

PETCAMP: REFORMULAÇÃO COMPLETA DE LOJAS

Foto: Divulgação – PetCamp de Jundiaí: primeira loja a receber o novo layout da rede

Com lojas distribuídas no interior de São Paulo, em cidades como Campinas, Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Limeira, Jundiaí, entre outras, mais o e-commerce, a rede PetCamp inicia um processo de mudança de logo e identidade de toda a rede. A primeira fachada a receber as mudanças foi a da loja de Jundiaí. “Hoje estamos com 56 lojas no interior do estado de SP e nosso projeto de expansão é de chegar em 200 lojas até 2026. A PetCamp investe pesado para oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes, como agendamentos de banho e tosa facilitados por meio de tecnologia, além da venda de produtos de forma recorrente e fácil. No entanto, o que realmente nos diferencia, é o atendimento próximo ao cliente, que marcou toda a trajetória da rede durante mais de 30 anos. O cliente está sempre no centro das atenções, e a PetCamp faz de tudo para manter a essência de atendê-lo como se fosse único. Por essa razão, a estratégia de marketing, digital e comercial da PetCamp foca sempre na proximidade e qualidade do atendimento ao cliente”, apontam Oswaldir Junior, Diretor E-commerce, e Luana Leite, Diretora Administrativa. “Todas as nossas lojas contam com uma variedade em produtos de acessórios, pet food, higiene e beleza, uma farmácia completa, além de serviços como Clinica veterinária e banho e tosa tudo que o tutor e seu pet precisam em um só lugar”, finalizam.

PETLAND: BANHO E TOSA COM SUPERVISÃO

Foto: Divulgação – Na Petland o banho e tosa é realizado com supervisão de veterinário

A rede de lojas Petland oferece, em suas unidades, um serviço de banho e tosa completo, com atendimento realizado por profissionais especializados e supervisão de veterinário. “Os procedimentos aplicados nas lojas seguem vários protocolos. Entre os benefícios estão o cuidado pré-banho, etapa na qual é feita a limpeza dos olhos e ouvidos com produtos específicos, escovação dentária (se solicitada pelo tutor) e corte de unhas, se necessário. Na hora da finalização, os groomers também utilizam escovas específicas para cada tipo de pelagem”, aponta Magnólia Calamita, gerente de Marketing da Petland&Co.

QUINTAL DA PETLOVE

Foto: Divulgação – Quintal Petlove, maior cachorródromo a céu aberto da América Latina instalado no parque do Ibirapuera, em São Paulo-SP

A Petlove, em parceria com a Urbia, administradora do Parque Ibirapuera, em São Paulo – SP, instalou o Quintal Petlove, maior cachorródromo a céu aberto da América Latina, com 9.000m². Dentre as melhorias criadas pela marca, o espaço foi cercado para que os cães possam brincar livremente em um local seguro e sem o risco de fuga. Além disso, o local é dividido em dois ambientes, separando os cães de portes menores dos maiores, para maior segurança dos pets e tutores. A empresa pet também investiu na recuperação do gramado e na inclusão de cata-cacas, bem como realizou a instalação de diferentes mobiliários, como os bancos, que podem também servir de equipamento para agility. Os itens são feitos em concreto, com estrutura metálica e assentos em madeira, especialmente preparada para exposição às intempéries, visando a maior durabilidade e conforto térmico de tutores e cães. A Petlove também realizou um processo de inspeção para a retirada de plantas que pudessem ser tóxicas para os animais. Há, também, uma loja da marca para a aquisição de itens do dia a dia e produtos que podem ser utilizados no espaço. “Idealizamos o Quintal da Petlove para que tutores e pets possam aproveitar o dia a dia em um ponto de encontro convidativo e seguro na maior metrópole do país, com uma agenda de ativações diversas para promover a diversão de toda a família. Este espaço é um dos desdobramentos do nosso propósito de transformar o mundo em um ambiente onde os pets sejam mais felizes e saudáveis, oferecendo para os cães e tutores um espaço a céu aberto onde possam aproveitar o tempo livre ao sol”, comenta Filipe Botton, Head de Comunicação e Marca da Petlove.

PETSHOP 3P: FOCO NO ATENDIMENTO

Foto: Divulgação – Pet shop 3P possui um atendimento presencial e digital conectados e à disposição dos clientes

Com uma loja física em Uberaba – MG, Hugo Maurício, administrador da loja, aponta que o Petshop 3P é conhecido como “O shopping do seu animal”, devido à sua estrutura completa de atendimento, produtos e serviços oferecidos ao mercado pet em Uberaba. “O foco do Petshop 3P sempre foi recepcionar de maneira humanizada e com qualidade todos os nossos clientes, além de sempre atender às causas sociais de amor aos animais. São mais de 30 anos de estrada com muito orgulho de ser uberabense!”, aponta Hugo. O pet shop possui um atendimento presencial e digital conectados e à disposição dos clientes para sanar dúvidas e fazer pedidos. “Investimos na estrutura e tecnologia para que nossos atendentes possam falar com os clientes e realizar as vendas pelo celular, agilizando todo o processo com canais de relacionamento com os clientes, newsletter e conteúdo especialmente produzido para as redes sociais que possuem mais de 12 mil seguidores”, completa Hugo. Ainda segundo ele, a plataforma de atendimento permite também o monitoramento de indicadores de desempenho: tempo de espera, tempo médio de atendimento, quantidade de atendimentos, vendas etc. “Contamos com um estoque variado de produtos, farmácia completa com apoio de veterinárias experientes, aplicação de vacinas e delivery. Além disso, realizamos ações comerciais ao longo do ano que são sucesso com nossos clientes, como sorteios de rações, produtos, promotorias, feiras de adoção etc.”, finaliza Hugo.

PET SHOP CENTRAL: NOVAS FACHADAS

Foto: Divulgação – Antes e depois de loja renovada do bairro Cerâmica, em Nova Iguaçu-RJ: loja investe em fachadas e interior mais iluminado que melhoraram a experiência de compra

Em seus 30 anos de mercado pet, o Pet Shop Central chega em 2023 com cinco lojas físicas nas cidades de Nova Iguaçu-RJ, Belford Roxo – RJ, Queimados – RJ, Mesquita – RJ e mais um e-commerce, e tem investido na renovação de lojas e na ampliação de unidades. “Estamos usando um novo modelo de lojas, onde prezamos pelo espaço e conforto do cliente. Assim conseguimos expor mais produtos, com uma iluminação adequada e claro, mantendo o nosso forte de sempre que é um atendimento personalizado. Isso vem dando bons resultados, pois hoje em dia acreditamos que o cliente busca comodidade e conforto na hora de suas compras”, aponta Luciano Muniz Ximenes, gerente geral das lojas Pet Shop Central. Ainda segundo Muniz, há 1 ano e meio iniciaram o processo de revitalização de lojas e, em breve, terão uma nova unidade em Belford Roxo – RJ, totalizando seis lojas físicas. “Começamos a ver os resultados positivos dessas mudanças muito rápido, pois com elas tudo fica melhor, incluindo o faturamento das lojas”, finaliza Muniz.

PÉS & PATAS: PROXIMIDADE COM O CLIENTE

Foto: Divulgação – Mascote Lola em uma das motos da frota de entregas da rede Pés & Patas

As lojas Pés & Patas conta com 60 lojas distribuídas no estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, e tem alguns diferenciais, conforme nos explica Edgard Martins, diretor da rede: “antes de tudo nosso atendimento é exclusivo, pois oferecemos uma venda assistida, com colaboradores capacitados para tirar dúvidas dos clientes e atendê-los de forma personalizada. Somos uma empresa familiar e temos colaboradores que estão conosco há 30 anos, por exemplo, pois nosso turn over é bem baixo, o que contribui para que os clientes se identifiquem com quem os atende, e vice-versa. Além disso, nosso marketing é focado em estar sempre próximos do público. Por isso, fizemos algumas ações como criar as mascotes Caramelo (cão) e Lola (gata), cujos nomes foram escolhidos por votação de clientes. Toda quarta-feira fotografamos os pets dos clientes, postamos as fotos no Instagram e eles ganham uma bandana. A ação tem feito sucesso. Em nosso aniversário, ano passado, sorteamos um carro aos clientes e no início de 2023 lançamos nosso e-commerce em que o cliente pode comprar na loja de preferência dele, independente do bairro, que entregamos em até 2 horas ou em 40 min o pedido está pronto para retirada. Fazemos também entrega por WhatsApp, com frota de motos própria”.

PET UDI

Foto: Divulgação – Pet Udi trabalha com um Programa Fidelidade para agradar a clientela

Com três lojas físicas em Uberlândia-MG, a PetUdi trabalha com um Programa Fidelidade para a clientela. “Na compra do décimo saco de ração, o cliente recebe de volta 10% do valor comprado em ração, resgatando em produtos na loja. Também temos dois fornecedores de ração exclusivos, que entregam só em nossas lojas”, acrescenta Ettore Neto, gestor da rede.

PETZ

Foto: Divulgação – As mais de 200 lojas da rede Petz realizam diferentes ações de marketing e são verdadeiros hubs de serviços

A rede Petz possui mais de 200 lojas e está presente em todas as regiões do país. Segundo Ana Cecília de Paula e Silva, Head of Marketing do Grupo Petz, as lojas são todas projetadas pensando na melhor experiência para facilitar a jornada do cliente, com gôndola setorizadas, corredores amplos e produtos bem posicionados para o tutor encontrar o que precisa. “Além disso, boa parte das lojas possuem serviços de Banho e Tosa e Clínicas/Hospitais Veterinários, para atender todas as necessidades em um só lugar. Além dos produtos e serviços, a Petz possui o maior programa de adoção do país, o Adote Petz, que possui espaço na maioria das lojas, com o rodízio de cães e gatos de ONGs parceiras”, descreve Ana Cecília. Ainda segundo ela, a loja física tem um papel muito importante, pois opera como mini hubs por meio do pick-up e ship from store, que são pilares essenciais para a estratégia Omnicanal da Petz. Com essas modalidades, o custo e o prazo de entrega para o cliente diminuem, porém com a mesma qualidade de serviço. Além desses pontos, a marca está presente também por meio do seu site e app, com um sortimento vasto e completo, que posiciona a Companhia como a maior oferta do segmento.

PLANET PET CENTER: MÍNIMOS DETALHES

Foto: Divulgação – Loja matriz da Planet Pet Center

Com três lojas físicas, duas em Mogi das Cruzes – SP e uma em Arujá – SP, a Planet Pet Center tem algumas estratégias para garantir a qualidade de atendimento e proporcionar uma excelente experiência para o cliente e seu pet. “Atuamos há 13 anos no mercado, sempre trabalhando com as três vertentes do ramo. Na parte de produtos, são quase 20.000 itens. Nossos Centros Estéticos são desenvolvidos especialmente para o conforto do pet e do profissional que faz os banhos e tosas. Utilizamos a maioria dos motores elétricos alocados em uma casa de máquinas externa ao centro estético, para a redução de ruídos, preservando a audição dos animais e dos profissionais. Utilizamos toalhas descartáveis e biodegradáveis e shampoos naturais e hipoalergênicos nos banhos. Temos em nosso quadro de prestadores de serviço um groomer altamente qualificado, que orienta e treina toda a nossa equipe semanalmente. No Centro Veterinário possuímos uma sala exclusiva de vacinação, para maior proteção dos pets sadios, além de alguns cuidados simples, mais que podem fazer uma grande diferença nos processos, como o piso do centro cirúrgico, que é ‘antiestático’ para que não ocorram descargas elétricas no paciente e ou no veterinário durante uma cirurgia, ou mesmo uma simples interferência nos equipamentos utilizados”, listam os sócio proprietários da rede Andreliana Thomaz e Claudio C. Paiva, que nos últimos anos também vêm investindo na construção de um software próprio, que engloba todas as partes da atividade, produtos, serviços, e e-commerce.

REI DOS ANIMAIS: EXPERIÊNCIA DE COMPRA

Foto: Divulgação – As lojas do Rei dos Animais são modernas, espaçosas e super agradáveis

Com quatro lojas físicas em Curitiba – PR, mais o e-commerce, o Rei dos Animais está desde 1997 no mercado pet, e tem como missão prestar atendimento especializado, personalizado e de qualidade, disponibilizando estruturas modernas aos clientes, para que tenham a melhor experiência durante a compra em um ambiente bonito, agradável e acolhedor. “Nosso lema é gerar experimentação de compra ao nosso cliente para gerar sua recompra. Por isso, temos o Clube do Rei, nosso programa de fidelidade, onde nossos clientes têm vantagens em retirada de brindes ou desconto em compras futuras. Somos omnichannel. Nossas lojas físicas são modernas, espaçosas e com ambiente super agradável e nossos canais remotos, como e-commerce, marketplace e televendas, atendem nosso cliente com maior agilidade, eficiência e bons preços. Estamos sempre em busca de novidades para encantar nossos clientes e seus pets”, aponta Ricardo Braga de Lima, proprietário da rede. Além disso, Ricardo compartilha conosco uma ação de projeto de adoção de animais que teve grande impacto na rede. “Em nossas lojas possuímos frequentemente feiras de adoção onde as pessoas podem levar cães e gatos para casa com todo o cuidado e carinho que merecem, sempre respeitando as exigências mínimas. Essa iniciativa não apenas ajudou a encontrar lares amorosos para esses animais. Outra iniciativa importante são as campanhas em parceria com as principais ONGs de Curitiba e região, que permitem que as pessoas ajudem fazendo doações de produtos diversos em nosso e-commerce, gerando sempre o compromisso com a proteção animal e a sustentabilidade”, finaliza Ricardo.

SUPER PET SHOW

Foto: Divulgação – Aplicativo próprio para entrega da Super Pet Show e equipe da loja

Com seis lojas físicas em São José – SC, Criciúma – SC e Joinville – SC, a Super Pet Show investe nos três pilares que, segundo Ronnie Gabriel Demétrio, proprietário da rede, são os mais importantes para os pets shops: bom mix de produtos, preços competitivos e um bom atendimento na loja, no banho e tosa e na clínica. “Temos 20 anos de mercado e sempre agimos com transparência com nossos clientes. Nas nossas lojas, o cliente pode assistir a todo processo de banho e tosa. Temos um horário de atendimento diferenciado em algumas lojas, que ficam abertas das 8h00 às 22h00, inclusive aos domingos”, detalha Ronnie, cujo foco atual está na criação de um aplicativo próprio para entrega, para driblar a concorrência com a internet. “Também usamos estratégias de marketing digital como Instagram e Trafego Pago, sempre com foco regional”, finaliza.

Por Samia Malas