Veja como disponibilizar acessórios em seu pet shop para aumentar as vendas
O setor de acessórios vem trazendo excelentes novidades voltadas para o bem-estar animal e para as necessidades dos consumidores.
A indústria pet também trabalha para garantir produtos, embalagens e marcas melhores, contribuindo com os empresários ao oferecer design inovador como ferramenta estratégica para os pontos de venda (PDV).
ACESSÓRIOS NO PET SHOP
A estratégia de marketing utilizada nos PDV deve proporcionar informação e melhor visibilidade dos produtos, marcas ou serviços. Afinal, 90% das informações são assimiladas pelos olhos. Assim, os empresários devem ter o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Como estamos em um cenário de competição intensa, com ampliação dos canais de venda e expansão de consumo das classes C e D, os clientes são fortemente influenciados pelo mix de produtos expostos na loja, que é o único local que permite experiência completa com os acessórios. Na compra on-line isso não possível, por exemplo.
Portanto, se corretamente estimulados, os consumidores ficam propensos a comprar por impulso. No entanto, a falta desse estímulo demonstra o despreparo e a falta de informações de inúmeros pet shops. Para reverter essas falhas, é preciso prestar atenção à composição do ambiente da loja.
• Entrada: Como o setor de acessórios representa boa parte dos lucros dos pet shops, na entrada da loja devem estar os produtos principais e mais atrativos.
• Corredores: Se forem amplos e livres, favorecem a circulação dos clientes e estimulam a movimentação por toda a área. A exposição ideal dos acessórios está na organização setorizada. Uma dica é aproveitar ao máximo a relação entre os produtos.
• Estantes e prateleiras: Devem ser padronizadas. E, uma dica: quanto mais altas elas forem, mais rápido o cliente passará por elas.
• Balcões: Se a sua loja utiliza balcões como apoio e para demonstração dos produtos, evite colocar grande quantidade sobre eles e aproveite para expor itens de compra por impulso mais embaixo, como bolinhas, por exemplo.
• As gôndolas, ilhas ou mesas: Ajudam a destacar os acessórios. Normalmente elas são colocadas em locais importantes e de maior circulação, direcionando a movimentação do cliente e aumentando o seu tempo de permanência na loja.
• Caixa: Quando chega ao caixa, o cliente já passou pela experiência de compra, então, está mais atento aos detalhes e aberto à compra por impulso. Para instigá-lo, deixe alguns acessórios pequenos expostos nesta região.
• Cestas: São adequadas se utilizadas para expor os acessórios que estão em oferta e as pontas de estoque.
• Vitrine ou minivitrines: Utilizadas como estratégia de valorização dos acessórios pet. Devem causar surpresa e estar sempre cheias de novidades; mesmo que isso se dê por meio da troca dos produtos de lugar, pois isso transmite sensação de novidade e curiosidade.
• Caminho visual: O caminho visual é o trajeto que o olho do cliente percorre. Ele é dirigido da esquerda para a direita, de cima para baixo. Portanto, quanto mais importante o produto, mais próximo dos olhos ele deverá estar.
• Preços: Devem ser sempre colocados por exigência legal. Devem ser informantes e não perturbadores. Quanto mais próximo do acessório, menos duvidas o cliente terá.
iStock/ Gemma DiLullo
AÇÕES QUE COLABORAM COM A VENDA DE ACESSÓRIOS
Citadas as composições internas que auxiliam nas escolhas dos consumidores, confira agora algumas ações que também auxiliam no giro dos acessórios pet.
• Trabalhe com calendários: Sejam eles fixos, de oportunidade ou promocionais.
• Faça promoções: Normalmente, durante as campanhas promocionais, a indústria fornece materiais de divulgação às lojas, como banners e móbiles, onde se coloca o preço sugerido de venda do produto. Pela legislação brasileira, a empresa produtora não pode definir o preço que o produto deverá ser vendido pelo intermediário, mas pode-se sugerir o preço promocional para melhorar o giro e comunicá-lo ao seu público-alvo. Pense sempre em um planejamento. Uma promoção significa que se deve analisar a quantidade adicional do produto que se vai colocar no PDV. Esse adicional deverá ser condizente com o potencial de absorção de giro. Não poderá haver uma discrepância entre eles.
• Premie sua equipe: Planeje estratégias que desenvolvam premiação intermediária mês a mês, deixando o prêmio principal para o final, pois um bom desempenho da equipe de vendas no final da campanha é consequência de um trabalho bem realizado nas etapas intermediárias.
Sendo assim, avalie sua loja e faça mudanças positivas em seu setor de acessórios.
Muito Suce$$o!