quinta-feira, março 28, 2024
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Veja como disponibilizar acessórios em seu pet shop para aumentar as vendas

O setor de acessórios vem trazendo excelentes novidades voltadas para o bem-estar animal e para as necessidades dos consumidores.  

A indústria pet também trabalha para garantir produtos, embalagens e marcas melhores, contribuindo com os empresários ao oferecer design inovador como ferramenta estratégica para os pontos de venda (PDV). 

 

 

ACESSÓRIOS NO PET SHOP

A estratégia de marketing utilizada nos PDV deve proporcionar informação e melhor visibilidade dos produtos, marcas ou serviços. Afinal, 90% das informações são assimiladas pelos olhos. Assim, os empresários devem ter o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

Como estamos em um cenário de competição intensa, com ampliação dos canais de venda e expansão de consumo das classes C e D, os clientes são fortemente influenciados pelo mix de produtos expostos na loja, que é o único local que permite experiência completa com os acessórios. Na compra on-line isso não possível, por exemplo. 

Portanto, se corretamente estimulados, os consumidores ficam propensos a comprar por impulso. No entanto, a falta desse estímulo demonstra o despreparo e a falta de informações de inúmeros pet shops. Para reverter essas falhas, é preciso prestar atenção à composição do ambiente da loja. 

 

SETOR CONVIDATIVO

• Entrada: Como o setor de acessórios representa boa parte dos lucros dos pet shops, na entrada da loja devem estar os produtos principais e mais atrativos.
 

• Corredores: Se forem amplos e livres, favorecem a circulação dos clientes e estimulam a movimentação por toda a área. A exposição ideal dos acessórios está na organização setorizada. Uma dica é aproveitar ao máximo a relação entre os produtos. 
 

• Estantes e prateleiras: Devem ser padronizadas. E, uma dica: quanto mais altas elas forem, mais rápido o cliente passará por elas. 
 

• Balcões: Se a sua loja utiliza balcões como apoio e para demonstração dos produtos, evite colocar grande quantidade sobre eles e aproveite para expor itens de compra por impulso mais embaixo, como bolinhas, por exemplo.
 

• As gôndolas, ilhas ou mesas: Ajudam a destacar os acessórios. Normalmente elas são colocadas em locais importantes e de maior circulação, direcionando a movimentação do cliente e aumentando o seu tempo de permanência na loja.
 

• Caixa: Quando chega ao caixa, o cliente já passou pela experiência de compra, então, está mais atento aos detalhes e aberto à compra por impulso. Para instigá-lo, deixe alguns acessórios pequenos expostos nesta região. 
 

• Cestas: São adequadas se utilizadas para expor os acessórios que estão em oferta e as pontas de estoque.
 

Vitrine ou minivitrines: Utilizadas como estratégia de valorização dos acessórios pet. Devem causar surpresa e estar sempre cheias de novidades; mesmo que isso se dê por meio da troca dos produtos de lugar, pois isso transmite sensação de novidade e curiosidade. 
 

• Caminho visual: O caminho visual é o trajeto que o olho do cliente percorre. Ele é dirigido da esquerda para a direita, de cima para baixo. Portanto, quanto mais importante o produto, mais próximo dos olhos ele deverá estar. 
 

• Preços: Devem ser sempre colocados por exigência legal. Devem ser informantes e não perturbadores. Quanto mais próximo do acessório, menos duvidas o cliente terá. 

 


iStock/ Gemma DiLullo
 

 

AÇÕES QUE COLABORAM COM A VENDA DE ACESSÓRIOS

Citadas as composições internas que auxiliam nas escolhas dos consumidores, confira agora algumas ações que também auxiliam no giro dos acessórios pet. 
 

• Trabalhe com calendários: Sejam eles fixos, de oportunidade ou promocionais. 
 

• Faça promoções: Normalmente, durante as campanhas promocionais, a indústria fornece materiais de divulgação às lojas, como banners e móbiles, onde se coloca o preço sugerido de venda do produto. Pela legislação brasileira, a empresa produtora não pode definir o preço que o produto deverá ser vendido pelo intermediário, mas pode-se sugerir o preço promocional para melhorar o giro e comunicá-lo ao seu público-alvo. Pense sempre em um planejamento. Uma promoção significa que se deve analisar a quantidade adicional do produto que se vai colocar no PDV. Esse adicional deverá ser condizente com o potencial de absorção de giro. Não poderá haver uma discrepância entre eles.
 

• Premie sua equipe: Planeje estratégias que desenvolvam premiação intermediária mês a mês, deixando o prêmio principal para o final, pois um bom desempenho da equipe de vendas no final da campanha é consequência de um trabalho bem realizado nas etapas intermediárias. 

 

Sendo assim, avalie sua loja e faça mudanças positivas em seu setor de acessórios.

 

Muito Suce$$o!