sábado, abril 20, 2024
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Cores que influenciam clientes

Um pet shop é uma loja! Essa pode parecer uma afirmação lógica e, por isso, sem sentido, mas percebo que muitas vezes o proprietário se esquece de planejar esse ambiente como loja que é. Muitos desses estabelecimentos são montados sem planejamento, expondo as mercadorias de maneira aleatória dentro do espaço. 

Se um pet shop é realmente uma loja, por que não segue as premissas de outras lojas que estão tendo sucesso no mercado? A arquitetura e a decoração de uma joalheria mais sofisticada, por exemplo, têm uma linguagem que acessa diretamente o público mais elitizado, assim como uma loja popular tem uma linguagem adequada para conquistar o público mais simples. Essas diferenças são baseadas em estudos antropológicos e em um pet shop precisamos ter esses mesmos cuidados.

Quando vamos escolher cores para qualquer ambiente, devemos primeiro entender que mensagem queremos passar. Em uma loja, é importante conhecer o perfil do público que será atendido, pois a cor pode tornar o ambiente mais sofisticado ou mais simples, dependendo de como for usada. Lojas mais sofisticadas podem optar por uma base clara, por exemplo, com pequenos detalhes coloridos para dar vida, enquanto que lojas mais populares podem optar por ter mais cores primárias, o que agrada ao público mais simples. Também é possível sofisticar usando o preto em algumas áreas ou uma paleta mais elaborada de cores, pois o que mais importa é um efeito final equilibrado. 

PINTURA INTERNA E DA FACHADA
A fachada da loja é muito importante, pois é o primeiro contato visual que o cliente tem com seu pet. É importante que tenha uma boa visibilidade e que chame a atenção de maneira agradável e convidativa. Para isso, cuide para que não tenha poluição visual devido ao excesso de mercadorias expostas, monte uma vitrine com seus melhores produtos, ilumine bem essa área e escolha cores que tenham a ver com seu público-alvo. 

Para um público mais simples, opte por combinações mais vivas e contrastantes de cores primárias (amarelo, verde, laranja e azul, por exemplo) e para um público mais sofisticado opte por combinações mais neutras (branco, marfim, cinza ou preto) tomando o cuidado de sempre equilibrar essas cores: se forem mais saturadas usar em áreas menores. Lembre-se sempre que as cores de sua logomarca e placa também fazem parte dessa paleta de cores da fachada, que deve ficar harmônica como um todo. 

Na parte interna da loja, a escolha da paleta de cores também deve combinar com o perfil do público escolhido por você, mas aqui temos mais uma questão a ser considerada: as cores devem ser escolhidas de maneira a não interferir na visualização dos produtos. Portanto, no caso de ter optado por cores mais primárias e mais vibrantes, o ideal é não exagerar na quantidade e usá-las em paredes específicas, somente para valorizar a decoração. O cuidado a ser tomado é não ter estímulos visuais em exagero, que possam desviar a atenção que o cliente precisa dar ao produto.

Nos expositores, o uso de madeira, vidro, aço inox, painéis brancos ou pretos é muito bem-vindo para compor o restante da decoração. A madeira vai trazer mais aconchego e o aço inox e o branco podem passar mais modernidade, dependendo de como forem usados. O importante é dar uma base neutra de cor para que o produto possa ser mias bem visualizado.

Outra maneira de usar a cor na parte interna do pet shop é criando setores, quando a loja for de tamanho maior. Criar um setor de cada cor e unificar todos eles com expositores de mesmo material é uma ótima ideia de decoração, que ainda pode ajudar o cliente na busca dos produtos.

CORES E SEUS VALORES

Quais valores você quer transmitir em sua loja para atrair seu público-alvo? Veja algumas opções para se inspirar, lembrando-se sempre que para definir suas cores é necessário levar em consideração as cores de sua logomarca, entre outros fatores.  

• Luxo e refinamento: Use cores neutras como branco, marfim, cinza ou preto, para criar ambientes mais nobres e destacar bastante o produto.

• Bons preços: Cores mais alegres e vivas como amarelo, laranja, azul e verde criam ambientes mais simples e por isso evidenciam que a mercadoria deve ter um preço menor.

• Jovem e inovador: Combinações de fundo neutro (branco, marfim, cinza ou preto) e toques de cores vivas (amarelo, laranja, azul e verde) com detalhes em metal criam ambientes modernos.

• Tradição: Tons terrosos como marrom, laranja, bege, marfim combinados à madeira e à iluminação amarelada criam uma atmosfera de tradição que pode ser interessante para a estratégia de algumas lojas.


SEGMENTE OS DEPARTAMENTOS 
Cada setor da loja, seguindo uma estratégia e uma paleta de cores geral, pode ser pintado de uma cor. O setor de aquarismo, por exemplo, pode ter uma parede preta usada para destacar os aquários e os peixes, com uma iluminação especial. Já a área de aves pode ter uma plotagem de céu como fundo. O importante é sempre pensar ao mesmo tempo no efeito que se vai conseguir naquele setor e na interação desse setor com todos os outros, principalmente com os que estão mais próximos. 

Nada melhor que uma imagem em perspectiva e colorida de toda a loja, para que se possa avaliar todo o conjunto, incluindo os expositores centrais e laterais. Assim a paleta de cores poderá ser testada de maneira virtual antes de ser executada.

CONSUMO COLORIDO 
O mais importante a se ressaltar é que as cores são essenciais para o desempenho das vendas da loja. Quanto mais tempo o cliente passar dentro de sua loja, afinal, maiores serão as possibilidades de ele efetuar uma compra. Dessa forma, tudo que fizer com que o ambiente fique agradável fará com que ele se sinta mais à vontade, aumentando consequentemente seu tempo de contato com as mercadorias. 

Tendo já definido o perfil de consumidores que sua loja vai atender, agora é a hora de definir sua paleta de cores baseado nessa informação. Decida se deseja ter uma loja mais popular ou mais refinada, escolha o tipo de expositores que irão te atender, faça o layout em planta para definir posicionamento de todos os setores e escolha as cores de tudo: piso, paredes, painéis, expositores, prateleiras, bancos, balcão, luminárias. Depois, coloque tudo isso em uma única imagem mental ou em desenho de perspectiva para avaliar se está harmônico. 

Por fim, imagine os produtos, com suas embalagens, rótulos e detalhes. Perceba que é fácil ficar carregado demais, então, não tenha dúvidas: tire um pouco de informações visuais de seu projeto, para que o produto se destaque. É esse conjunto final que deve encantar seus clientes e, conseguindo esse objetivo, sua loja terá um grande retorno.

NÃO COMETA ESSES ERROS 

Muitas lojas usam as mesmas cores da logomarca também para pintar as paredes, porém, isso nem sempre é adequado, pois as regras de papelaria são bastante diferentes daquelas usadas para a arquitetura e o ambiente pode ficar muito carregado. E na fachada, se sua logomarca for verde, por exemplo, pintar a parede com o mesmo tom esverdeado pode fazer com que ela “desapareça” e não se destaque. Então, em vez de pintar da mesma cor, avalie que cor poderia ser uma boa base para sua logomarca, de forma que ela realmente se destaque e possa ser lida com clareza pelos seus clientes.

Evite usar cores como vermelho, preto, azul marinho e outros tons muito fortes, principalmente na fachada ou em grandes áreas internas. Essas cores com características mais difíceis devem ser usadas com muito cuidado e sempre com o apoio de um especialista, para que não seja cometido nenhum erro estratégico que poderia afastar sua clientela por criar ambientes pouco agradáveis.