segunda-feira, maio 5, 2025
Vendas

CASES DE SUCESSO: LOJISTAS E DISTRIBUIDORES REVELAM CASES, AÇÕES E METAS PARA 2025

EMPRESÁRIOS DO SETOR PET COMPARTILHAM ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE DERAM CERTO EM SEUS NEGÓCIOS

Foto: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A troca de experiências é um dos pontos que uma feira de negócios como a SuperPet proporciona, através da possibilidade de seus visitantes fazerem networking. Compartilhar ações que dão certo na sua empresa ajuda outras empresas a buscarem a excelência também, seja em serviços, procedimentos ou atendimento ao cliente. Assim, perguntamos a alguns players do mercado sobre quais são as suas estratégias para o sucesso e alguns cases que já aplicaram em suas empresas.
Confira nas próximas páginas o que alguns empresários do setor pet, lojistas e distribuidores, contaram para nós.

NOVAS LOJAS E ATENDIMENTO COMPLETO
“Nós temos um plano de expansão de lojas bem definido para os próximos anos, com aberturas em algumas regiões do estado de São Paulo. E estamos com loja digital já em operação e muitas estratégias para 2025, com foco nas vendas online e divulgação nas plataformas de redes sociais. Nossa meta é ter uma comunicação acessível para todos os públicos e tornar a experiência de compra no nosso negócio prazerosa.
Está em nosso DNA, ter um bom atendimento, com tratamento muito individual, e proporcionar aos nossos clientes o máximo de comodidade enquanto ele está em nossas lojas. A Maré é uma loja completa, não somente no segmento pet, o que nos ajuda a atender várias necessidades dos nossos clientes, estando em um só lugar. Em nossas lojas o cliente encontra tudo para seu pet e utilidades domésticas, brinquedos, produtos para piscina, entre outros. ”

Foto: Divulgação
Marco Antonio Pinto Ramalho Júnior, Diretor Comercial da Multitec/ Maré Shopping, de Avaré-SP

FIQUE ATENTO ÀS OPORTUNIDADES
“Minha estratégia para o sucesso é estar sempre atento às oportunidades para aquisição de lojas e gestão de pessoas. Um case de sucesso nosso é o de respeitar o desejo dos clientes e ajustar o mix da loja às necessidades deles. Um diferencial das nossas lojas é o investimento na equipe, pois qualificamos nosso time para ter um diferencial no atendimento.”

Foto: Divulgação
Roberto Fernadez Ianez, CEI do grupo Pet Fun, do Rio de Janeiro-RJ

EQUIPE E PRODUTOS QUE TRAZEM SOLUÇÕES
“Desenvolver uma empresa é algo desafiador, e a Tocca tem a estratégia de crescer buscando a organização dos processos internos, formando uma equipe engajada e defensora de nossa cultura (conhecida como Time Tocca). Buscamos por resultados positivos e esforços de marketing, associados à procura constante de equipamentos e produtos que tragam soluções e bem-estar para nossos clientes no mercado pet. Produtos com tecnologia embarcada na área pet já são uma realidade, e é gratificante quando recebo feedbacks positivos de clientes dizendo que trouxemos soluções para eles, como o silêncio dos equipamentos.”

Foto: Divulgação
Diego Galo, Diretor Comercial da Tocca Pet Distribuidora

“Estamos num momento crítico em nosso país, em que a educação não recebe devido. Nossa grande vantagem é termos também uma escola e todos somos muito motivados a ensinar. Temos uma equipe multidisciplinar, Administrador de Empresa, Engenheiro, Experts em Cães e Gatos, que cobrem tanto as necessidades administrativas como as do mercado” diz Mário Knoll, sócio proprietário da Tocca Pet Distribuidora.

LIDERANÇA ESTRATÉGICA: O DIFERENCIAL PARA O SUCESSO EMPRESARIAL
“O crescimento de uma empresa não acontece por acaso. Ele é impulsionado por estratégias bem definidas, liderança eficiente e uma equipe engajada. Como gerente da Agrosolo, tive a oportunidade de criar, implementar e conduzir ações que não apenas fortaleceram a empresa, mas também transformaram seus resultados nos últimos anos. O papel da liderança vai muito além da gestão operacional. Uma liderança estratégica enxerga oportunidades, traça caminhos e motiva a equipe a alcançar resultados esperados. Foi com essa visão que implementei iniciativas inovadoras, consolidando o crescimento da empresa de forma consistente e sustentável, como:

1. Aumento do ticket médio – uma das principais frentes de trabalho foi a busca pelo crescimento do faturamento e a elevação do ticket médio da loja foi um dos pilares trabalhados, alcançamos um crescimento de quase 10% de nosso ticket médio graças a um conjunto de ações bem estruturadas:
Treinamento e capacitação da equipe – desenvolvi e implementei um programa de capacitação para que a equipe atue de forma consultiva, entendendo as necessidades dos clientes e agregando valor à cada experiência de compra;
Incentivo financeiro para vendedores – estruturei um sistema de bonificação baseado em resultados, estimulando o desempenho da equipe e garantindo um atendimento mais estratégico e focado.
Otimização do layout da loja – reorganizei a disposição dos produtos para incentivo às compras por lembrança, aproveitando pontas de gôndolas, pontos estratégicos e frente dos caixas para destacar itens de alto giro e complementaridade.

2. Compras estratégicas: negociação inteligente para beneficiar o cliente – outra frente fundamental foi a implementação de uma estratégia de compras assertivas, garantindo melhorias nas condições comerciais e das melhorias negociadas com fornecedores, repassamos aos consumidores, sempre em forma de benefício:
Negociações estratégicas – busque melhores condições comerciais, descontos e verbas junto aos fornecedores, garantindo preços mais competitivos.
Foco no cliente – todas as vantagens obtidas foram direcionadas ao consumidor final, fortalecendo a competitividade da empresa e fidelizando clientes com ofertas vantajosas.

3. Equipe consultiva: o poder de um atendimento de Excelência – nenhuma estratégia comercial funciona sem um tempo preparado e motivado. Como líder, investi no desenvolvimento da equipe para garantir um atendimento consultivo, no qual cada vendedor fosse capaz de oferecer soluções personalizadas e elevar a experiência de compra do cliente. O resultado? Um atendimento diferenciado, uma equipe engajada e clientes cada vez mais satisfeitos.

4. Expansão digital: como estratégias certas transformaram o e-commerce – para fortalecer a presença digital da empresa, criei e implementei um kit de mídia exclusivo para fornecedores, oferecendo a eles espaços estratégicos de visibilidade dentro da loja física, e-commerce e redes sociais. Os recursos captados foram reinvestidos no e-commerce, impulsionando seu crescimento de forma acelerada. Essa foi uma das estratégias de crescimento que aplicamos no online, com resultado dessa e de outras em apenas um ano, o canal digital saltou de 2% para 20% de representatividade nas vendas da empresa, consolidando-se como um dos pilares do negócio.
Liderança estratégica: o fator decisivo para o Crescimento – cada uma dessas iniciativas apresentou a importância da gestão visionária e estratégica. O sucesso da empresa foi resultado de um trabalho focado em inovação, planejamento e execução eficiente – a liderança teve um papel fundamental nessa transformação.
Empresas crescem quando há estratégia, mas se tornam referência quando há liderança.”

Foto: Divulgação
Robert Camargo, gerente da Agrosolo, de Bauru-SP

PROXIMIDADE COM O CLIENTE, MIX DE PRODUTOS E INOVAÇÃO
“O mercado pet está cada vez mais dinâmico e desafiador. Na PetCamp, encaramos esses desafios com alegria, trabalhando continuamente para consolidar uma marca que une respeito pelos pets e acessibilidade para os consumidores. Nossa missão é garantir que os tutores encontrem tudo o que precisam para a alimentação e saúde de seus pets. Aliás, esse compromisso faz parte do DNA da PetCamp: ser referência em alimentação e saúde pet. Independentemente do tamanho da loja, nos dedicamos a oferecer um mix completo de produtos, garantindo qualidade e variedade. Também buscamos estar cada vez mais próximos de nossos clientes, e, para isso, aceleramos nossa expansão com um objetivo claro: levar a PetCamp a todo o interior paulista. Nossas lojas são compactas, inteligentes e projetadas para oferecer uma experiência de compra rápida e eficiente, ideal para as necessidades do dia a dia. Mas é claro que, mesmo priorizando a agilidade no atendimento, nunca abrimos mão da qualidade. Investimos sempre em treinamento, seleção e recrutamento para garantir que cada colaborador esteja preparado para oferecer um serviço excelente e encantador para nossos clientes. Sempre reforçamos que amamos os pets, mas sabemos que quem realmente precisa de um atendimento diferenciado é o tutor. Criamos espaços climatizados, de fácil acesso e planejados para que tutores e seus ‘filhos de quatro patas’ se sintam bem-vindos e confortáveis.
Também investimos, cada vez mais, no digital, acompanhando essa evolução. Além de expandirmos fisicamente, também aprimoramos nossa logística para oferecer entregas mais rápidas e eficientes. Nosso e-commerce e aplicativo foram desenvolvidos para proporcionar uma experiência de compra intuitiva, rápida e confiável, garantindo que nossos clientes tenham acesso fácil e ágil a tudo o que precisam para seus pets.
São esses pontos que nos fazem sempre buscar cada vez mais proximidade e inovação, garantindo que cada tutor encontre os melhores produtos e serviços para o bem-estar de seus animais, com toda a comodidade e confiança. Julgamos que estar perto dos clientes hoje já é um grande diferencial. Nossas lojas são pensadas para estarem posicionadas para estar sempre perto do cliente, buscando proporcionar uma experiência de compra rápida e eficiente para o dia a dia. Além de facilitar o acesso a produtos essenciais, também oferecemos um ambiente acolhedor e diferenciado em nossos serviços de banho, tosa e atendimento veterinário.
Temos uma filosofia clara de estar próximo do cliente e integrar todos os serviços dentro da loja, em vez de separá-los externamente, como ocorre em algumas redes. Essa abordagem faz com que o cliente se sinta acolhido e bem atendido. Valorizamos nossa parceria com tosadores e veterinários, que são considerados parceiros valiosos para o sucesso da PetCamp. Por isso, investimos para que eles se sintam parte do nosso time e tenham um ambiente de trabalho agradável e motivador.
Também buscamos sempre inovar e trazer experiências únicas para os clientes. Um exemplo recente foi a inauguração da primeira sorveteria pet da região, lançada neste verão. Entendemos que os pets são membros da família, e momentos como sair para tomar um sorvete não devem excluí-los. Foi assim que surgiu a ideia de criar um espaço exclusivo para eles, que rapidamente se tornou um grande sucesso e gerou excelentes resultados para a marca.”

Foto: Divulgação
Luana Leite, Diretora Administrativa da rede PetCamp, de Campinas-SP

MELHORA DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
“No mercado pet, a competitividade é alta e a profissionalização é essencial para o crescimento sustentável. Na My Pet Brasil, adotamos uma abordagem estratégica baseada na inovação e na experiência do cliente. Investimos em tecnologia para automatizar processos, tornando nossas operações mais ágeis e eficientes. Isso nos permite focar no que realmente importa: oferecer um atendimento personalizado e um pós-venda de alta qualidade. Além disso, estamos sempre atentos às oportunidades de diferenciação no mercado. Um exemplo disso foi o investimento em nosso Show Room em São Paulo, onde oferecemos um atendimento dedicado aos lojistas, permitindo um relacionamento mais próximo e efetivo com nossos clientes. Essa proximidade nos ajuda a entender melhor as necessidades do mercado e oferecer uma experiência única de compra.
Nosso diferencial está na busca constante por inovação e na vontade de fazer o que ninguém fez antes. Gostamos de antecipar necessidades do mercado e oferecer soluções inovadoras para pet shops. Além disso, acreditamos que a experiência do cliente vai muito além da compra. Nosso compromisso é garantir que os clientes tenham o suporte necessário para crescer conosco. Combinamos tecnologia, atendimento humanizado e uma visão estratégica para oferecer um serviço que realmente faz a diferença no dia a dia dos pet shops.”

Foto: Divulgação
Fábio Zemann, diretor comercial da My Pet Brasil, de São Paulo-SP.

Por: Samia Malas