sexta-feira, maio 2, 2025
Empreendedorismo

ESTÁ MAIS RÁPIDO ABRIR EMPRESAS NO BRASIL: TEMPO MÉDIO É DE 21 HORAS

Com a diminuição da burocracia vislumbramos um futuro promissor no Mundo Empresarial

Foto: Imagem de Angelo Esslinger por Pixabay

Empreender no Brasil não é fácil, mas pelo menos para abrir a empresa a burocracia está diminuindo. Segundo o Mapa de Empresas, relatório gerado no âmbito da Secretaria Nacional de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), do Governo Federal, só em junho de 2024 foram abertas 347 mil empresas no país. O tempo médio para abertura é de 21 horas e 80% das empresas foram abertas em menos de um dia. Atualmente, segundo dados do Governo Federal, o tempo para abertura de empresas no País é, em média, de 21 horas, com queda de 6 horas (22,2%) em relação ao final do terceiro quadrimestre de 2023, além de queda de 9 horas (30,0%) em relação ao final do primeiro quadrimestre de 2023.
De acordo com Rafael Caribé, CEO da Agilize Contabilidade On-line, essa tendência aponta para um ambiente empresarial cada vez mais ágil e adaptável, oferecendo um terreno fértil para inovação e crescimento econômico. “A redução nos tempos de abertura, viabilidade e registro de empresas não apenas facilita a vida dos empresários, mas também estimula a entrada de novos players no mercado, fortalecendo a economia como um todo”, comenta.
Essa redução significativa no tempo para abrir empresas, juntamente com outras tendências observadas, sinaliza um futuro promissor para o empreendedorismo no país.

Por: Samia Malas