“SEM ESFORÇO E DEDICAÇÃO, NÃO HÁ VITÓRIAS E SUCESSOS”, DIZ ROSA MARIA DA SILVA, CAMPEÃ HAND STRIPPING 2024
CONFIRA ENTREVISTA COM A GROOMER DE BOTUCATU-SP, QUE FOI O DESTAQUE DO HAND STRIPPING 2024

A groomer Rosa Maria da Silva participa de competições há 9 anos, sendo que há 10, tem o seu próprio negócio em Botucatu-SP, o banho e tosa Bom Pra Cachorro. Em 2024, Rosa conquistou um prêmio que almejava e trabalhava para obter há tempos, o de campeã da categoria Hand Stripping do Groom Brasil 2024. A seguir, confira entrevista que fizemos com ela.
Revista Groom Brasil: Conte um pouco sobre sua infância, história de vida…
Rosa Maria da Silva: Sou a segunda filha entre três irmãs e fui criada no campo. Desde pequena, estive envolvida na lida do sítio, ajudando meu pai com a ordenha de leite e no manejo dos cavalos. Essa conexão com os animais desde cedo moldou minha paixão e habilidades para o trabalho que exerço hoje.
RGB: Como e quando o grooming entrou na sua vida?
Rosa: A transição para a vida na cidade me trouxe desafios e enfrentei dificuldades para encontrar emprego. No entanto, um amigo me indicou para um banho e tosa, onde tive a oportunidade de aprender a profissão em troca de trabalho. Na época, havia pouca abertura para mulheres na área, e precisei persistir. Graças ao apoio do empresário Dr. Eduardo Bosco, tive acesso ao aprendizado e me dedicou intensamente, sendo contratada logo em seguida. Essa experiência foi uma grande escola, e sou imensamente grata.

Rosa Maria da Silva no pódium do Groom Brasil 2024

Com Poodles, Rosa também obteve muitos pódios como no Top Groom Poodle Master em 2023
RGB: Qual a sensação de ser campeão na categoria Hand? Esperava por isso?
Rosa: Foi um sonho que almejava há três anos. Apesar da forte concorrência, me preparei intensamente e alcancei a vitória com dedicação e técnica.
RGB: Como preparou o cão para esse dia da competição? Preparou ele quantos dias antes? E no dia, o que fez na pelagem dele?
Rosa: Competi com uma cadela minha, a Maria Molambo, uma Dachshund pelo duro. A preparação do cão começa muito antes da competição, com: banho a cada seis meses; remoção do pelo morto a cada 30 dias e suspensão desse processo um mês antes da competição; e banho especial um mês antes, com xampu de limpeza profunda. Também faço hidratação de volume para fortalecimento dos pelos das patas. Já o handstripping foi feito manualmente durante a competição, utilizando facas apenas nas áreas mais sensíveis.


No Vale do Paraíba, em 2020, Rosa obteve premiação máxima com o Poodle e no Handstripping

RGB: Quando entrou no mundo das competições? Quais as suas principais conquistas?
Rosa: Iniciei minha jornada competitiva no ano de 2016 e, desde então, tenho me destacado em diversas categorias, além da Handstripping, como a Scissoring, Poodle, Comercial e Tosa Bebê. Minhas principais conquistas nos ringues foram os seguintes títulos:
3° lugar Scissoring Master Groom (2018);
2° lugar Handstripping no Master Groom (2018);
1° lugar Handstripping no Master Groom (2019);
3° lugar Poodle no Master Groom (2019);
2°lugar Handstripping no Vale do Paraíba (2020);
1° lugar no Mundial Tosa Comercial (2022);
1° lugar Top Groom Poodle Master (2023).
Cada conquista é um passo na jornada! Ao longo da minha trajetória em competições, somei 13 rosetas de 1° lugares, 9 de 2° lugares, 12 de 3° lugares, 4 de 4° lugares e 3 de 5° lugares.
Me orgulho de cada momento vivido