domingo, abril 28, 2024
Banho e Tosa

QUAL É O SEU BANHO DOS SONHOS?

Foto: Nataba/iStockphoto.com

Groomers contam o que mais gostariam de ter em mãos para dar aquele banho perfeito no banho e tosa

O mercado de banho é estratégico para o mercado pet, pois é o serviço mais usado no banho e tosa. O banho precisa ser rápido e ao mesmo tempo remover a sujeira, e tudo isso sem danificar a pelagem – aliás, tem que protegê-la para que fique macia e sedosa. Além de tudo isso, os produtos usados no banho têm que ser ideais para a pele do animal, que é sensível e em sua natureza não está preparada para tomar banho com frequência, já que esse hábito fomos nós que introduzimos para nossa satisfação. Pensando em tudo isso, a indústria de cosmético animal está sempre numa corrida para desenvolver o produto ideal, que atenda nossos profissionais, os groomers, em to- dos os quesitos citados acima e muitos outros mais. É um grande desafio, já que é preciso conquistar a confiança do profissional com produtos que realmente trazem benefícios ao dia a dia do banho e tosa. Tendo isso em mente, é fácil entender o porquê dessa indústria estar sempre em busca de tecnologia, conhecimento em ingredientes e processos, tudo para estar up to date com nosso mercado.

Graças à indústria e o investimento em tecnologia, hoje já é possível encontrar linhas de cosmética animal ecológicas, não testadas em animais, com ingredientes top – muito usados na indústria humana – e que além de tudo permitem cada vez mais que os groomers façam um ótimo trabalho. Mesmo assim, nós da revista Groom Brasil, fomos à campo, e decidimos perguntar a alguns profissionais do mercado o que eles sentem falta. O que seria perfeito para que pudessem dar aquele trato na pelagem de um cão? E são algumas dessas respostas que você confere a seguir.

1. Produtos que realçam o brilho e melhoram a textura do pelo, aponta Sandra Luz, da Império Pet, escola e banho e tosa, de Araçatuba-SP. Segundo a groomer, o cliente percebe a diferença na textura do pelo quando a pelagem está bem finalizada e com brilho. “Assim, fidelizo meu cliente, usando um produto de qualidade”, aponta.

2. Produtos que removessem todas as sujeiras e cheiro de cães com odor mais forte e que tivessem controle de Ph mais baixo, comenta o groomer Edson Terra, do Instituto- pet, de São Paulo-SP. “No meu dia a dia, no banho e tosa, para driblar esse problema, uso produto de alta qualidade com componentes naturais para remover tanto a sujidade como a oleosidade para tirar bem a sujeira e odor forte. Depois dele, passo ainda um produto que reforça a cor do cão, deixando mais clara ou escura. Para finalizar, uso condicionador ou hidratante, dependendo de como está a pelagem do animal”, compartilha Edson.

3. Meu sonho é que inven- tem uma progressiva para animais, ou seja, uma hidratação que mudas- se a textura do pelo, revela Camila Caetano, da Art Groomer, escola e banho e tosa, de Campinas-SP. Tal desejo da profissional está associado à uma realidade do banho e tosa: mui- tos cães de raça têm a textura errada, fora do padrão. “Temos hidratações no mercado que trazem efeitos lisos na pelagem, mas não mudam a estrutura do fio, e os clientes querem isso. Muitos tutores têm cães como o Yorkshire, com pelagem mais armada (que é errada na raça), e eles querem o mesmo pelo daquele Yorkie de exposição, de alto padrão”, conta Camila. Assim, um produto que conseguisse fazer esse ‘milagre’ faria sucesso entre os clientes. “Como isso não existe, é importante que expliquemos ao cliente as diferenças de pelagem em uma mesma raça. Tento enaltecer as qualidades do pelo, por exemplo, mesmo que seja uma pelagem fora do padrão. Digo como o cão ficaria mais bonito com essa ou aquela tosa ou tratamento especial para aquele cão. Tudo para amenizar a falha da pelagem daquele cão”, ensina.

4. Hidratação com um efeito excelente de selagem de cutícula, aponta Vanderlei Lopes, da Lopes Groom, escola e banho e tosa, de Serra Negra-SP, que para tentar driblar tal deficiência, adotou uma linha de cosmético que utiliza nano tecnologia. “Esse produto limpa a pelagem com eficiência e é ótimo também para o tosador, pois não agride a nossa pele”, comenta.


Por Samia Malas e Natália Miranda


Clique aqui e adquirá já a edição 225 da Revista PetCenter/Groom Brasil e veja todas as reportagens na íntegra!