sexta-feira, maio 2, 2025
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ALIMENTAÇÃO NATURAL: SEGMENTO EM ALTA E COM NOVIDADES

Foto: Zontica/iStock

Nos últimos 5 anos temos observado um aumento na oferta e procura de alimentos minimamente processados para cães e gatos, especialmente no segmento de alimentação natural (AN). “O mercado de alimentação natural para pets no Brasil está em plena ascensão. Isso reflete uma mudança de comportamento dos tutores, que agora veem seus pets como parte da família e querem oferecer a eles o mesmo cuidado com a saúde que dedicam a si próprios. Esse crescimento também é impulsionado por uma maior conscientização sobre os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada para a saúde e longevidade dos animais”, aponta José Carlos Feijóo Falcon, sócio e diretor comercial e de expansão da Bezzie Pet Food. Ainda segundo o empresário, também nos últimos 5 anos, vivenciamos uma verdadeira revolução no mercado de AN. “Inicialmente restrito a pequenos fabricantes e lojas especializadas, hoje o segmento já conta com players maiores, presença em grandes redes varejistas e até marketplaces. A evolução inclui a diversificação dos produtos, com refeições completas, snacks funcionais e até suplementos naturais”, atesta.
“O mercado de AN no Brasil está em ascensão e atrai consumidores exigentes que buscam qualidade de vida para seus pets. Além disso, a indústria tem se destacado com inovações em ingredientes, sustentabilidade e personalização, acompanhando uma demanda cada vez maior por produtos mais saudáveis e éticos”, acrescenta Anirudh Deb, CEO da Pet Delícia.
Para Gabriela Soares Carvalho Pamplona Corte Real, veterinária da startup A Quinta, diversos fatores têm impulsionado o setor: “a maior consciência sobre a saúde animal dos tutores; a humanização dos pets, que faz com que aumente a procura por produtos e serviços de alta qualidade; e a diversidade de opções que o mercado de AN vem oferecendo para cães, com ingredientes da linha humana.”

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“Com uma taxa média de crescimento anual na casa dos dois dígitos, a alimentação natural está deixando de ser um nicho, e se consolidando como uma opção
desejada em todos os segmentos do mercado pet” diz José Carlos Feijóo Falcon, da Bezzie Pet Food

DEMANDA DE MERCADO
Segundo José Carlos, o mercado de AN atende, principalmente, tutores informados e exigentes, que buscam proporcionar qualidade de vida superior aos seus pets. “Esse perfil é composto, em grande parte, por millennials e geração Z, que valorizam a transparência das marcas, a sustentabilidade e a segurança alimentar. Do ponto de vista dos veterinários, o segmento tem conquistado aqueles que reconhecem o impacto direto de uma alimentação equilibrada na prevenção de doenças e na melhora de condições crônicas, como alergias e obesidade. É um público que exige mais que ração convencional: eles querem frescor, ingredientes de alta qualidade e formulações específicas para atender às necessidades nutricionais dos pets”, detalha.
Para Anirudh, os tutores estão mais conscientes sobre a saúde e bem-estar dos seus animais e têm mais facilidade em achar informações sobre o assunto. “A virada de chave para essa conscientização ocorreu na pandemia de COVID-19, que acelerou esse movimento, já que muitos passaram mais tempo em casa, observando a saúde dos pets de perto e buscando alternativas mais saudáveis. Isso acabou impulsionando o mercado. A expansão da internet e das redes sociais também ajudou a educar os tutores sobre os benefícios da AN, popularizando o conceito”, comenta. Ainda segundo ele, geralmente, os consumidores de AN são pessoas preocupadas com a própria alimentação e que estendem essa filosofia aos seus pets. “Eles veem os pets como membros da família e buscam opções com menos conservantes, corantes e aditivos químicos. Já os veterinários especializados em nutrição têm recomendado cada vez mais a AN como uma opção saudável, principalmente para animais com necessidades específicas”, diz.

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“O crescimento do mercado de alimentação natural (AN) no Brasil dobrou de crescimento nos últimos 5 anos. E nos próximos anos acreditamos que essa
crescente vai vir maior ainda” diz Anirudh Deb, CEO da Pet Delícia

NOVIDADES E TENDÊNCIAS
Segundo José Carlos, os ingredientes funcionais têm ganhado destaque, como cúrcuma, óleo de coco, espirulina e chia, devido aos seus benefícios comprovados para a saúde dos pets. “Além disso, proteínas alternativas, como as derivadas de insetos e vegetais, estão entrando no mercado, alinhadas às tendências de sustentabilidade. No que diz respeito a processos, a liofilização e a esterilização a alta pressão (HPP) são grandes inovações, garantindo alimentos seguros e com maior preservação dos nutrientes. Aliás, a tecnologia desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do setor, permitindo maior controle de qualidade, rastreabilidade e inovação nos processos de produção. O mercado também passou por uma fase de regulamentação mais sólida, o que trouxe mais segurança e confiabilidade aos consumidores. Outra tendência é a personalização, com dietas sob medida baseada sem inteligência artificial e testes genéticos, que ajustam a alimentação às necessidades específicas de cada pet. Essas inovações mostram que o setor não apenas segue as tendências globais, mas também tem seu próprio protagonismo em inovação”, compartilha José Carlos.
Anirudh concorda que uma das grandes tendências em termos de ingredientes é o uso de proteínas alternativas, como carne de peixe, cordeiro, porco, pato e até insetos, que são opções inovadoras, especialmente para pets com alergias ou restrições alimentar. “Ingredientes funcionais, conhecidos como superfoods, como cúrcuma, espinafre, óleo de coco e chia, também têm ganhado espaço por seus benefícios à saúde e são ingredientes que compõem as receitas da Pet Delícia há alguns anos. Além disso, as fórmulas sem grãos (grain-free), utilizando carboidratos alternativos como batata-doce e mandioca, continuam em alta. Receitas funcionais, que atendem a condições específicas, como dietas para pets idosos, com baixa caloria ou enriquecidas com ômega-3, também são inovações”, acrescenta Anirudh.
Gabriela destaca outras inovações do segmento. Além do uso de proteínas alternativas, a inclusão de frutas e vegetais frescos e orgânicos nas dietas caninas tem se tornado cada vez mais comum. “Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, contribuindo para a saúde digestiva e imunológica dos cães”, explica. Ainda segundo a veterinária, os probióticos e prebióticos, ingredientes que ajudam a equilibrar a flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico, também vêm sendo utilizados.

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“A busca por ingredientes de alta qualidade, processos mais naturais e produtos personalizados tem impulsionado o setor” diz
Gabriela Soares Carvalho Pamplona Corte Real, da A Quinta

PROCESSOS INOVADORES
A AN também passou por uma transformação de processos. Um deles, é o surgimento de alimentos frescos que não precisam ser congelados ou refrigerados, trazendo praticidade para tutores e para o lojista que os comercializa. “Utilizamos em nossa fábrica, o cozimento delicado por meio da autoclave, que elimina a necessidade de conservantes artificiais ao mesmo tempo que preserva a qualidade nutricional dos ingredientes e a segurança alimentar. Além disso, técnicas como a liofilização e a desidratação têm sido amplamente usadas para preservar os nutrientes dos alimentos”, aponta Anirudh.
No processo de fabricação, Gabriela aponta ainda que utilizam uma tecnologia que permite a eliminação de microrganismos patogênicos, sem a necessidade de congelamento.

Por: Samia Malas