quinta-feira, março 28, 2024
Saúde

Sustentabilidade e responsabilidade social nas empresas pet

As empresas que demonstram compromisso com aspectos de responsabilidade social obtêm vantagens competitivas, ganhando a confiança do mercado, dos clientes, dos investidores e da comunidade local. Esse tipo de ação vem desencadeando uma onda de responsabilidade corporativa social entre empresas espalhadas pelo mundo, de todos os tamanhos e setores. Compreender essa onda de mudança no cenário empresarial é vital para a competitividade, pois o mercado pet está cada vez mais transparente e competitivo, se tornando uma oportunidade para que as empresas programem práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura para atender às exigências legais, mas também com a intenção de melhor se colocarem no mercado.

É um erro entender que a sustentabilidade está restrita a aspectos do meio ambiente, da mesma forma que não devemos assumir que responsabilidade social se limite a ações ou investimentos em projetos sociais, sendo que os dois conceitos estão intimamente ligados. As empresas são cobradas por uma atitude correspondente ao conceito da “Cidadania Corporativa Global”, que envolve, ao mesmo tempo, a sustentabilidade e a responsabilidade social, duas concepções que caminham juntas. Portanto, o administrador que pretende que seu negócio tenha sucesso deve gerar valor nas dimensões econômica, ambiental e social.

As empresas de hoje consistem em agentes transformadores que exercem uma influência muito grande sobre os recursos humanos, a sociedade e o meio ambiente em que estão inseridas. Assim, os empresários, nesse novo papel, tornam-se cada vez mais aptos a compreender e a participar das mudanças estruturais nas áreas ambiental, econômica e social.


iStock/ kenzaza

 

BONS EXEMPLOS

• O mercado parou de aceitar o descaso no tratamento dos recursos naturais e os consumidores estão interessados em produtos “limpos”.

• A sociedade está muito mais atenta à inclusão de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. 

 

 

RESULTADO DE UMA MUDANÇA DE PARADIGMA

A legislação tornou-se mais rígida, obrigando as empresas a encarar com seriedade a questão ambiental e a responsabilidade social em sua estratégia operacional. Com essa nova postura, surge a necessidade de adaptação e consequente direcionamento para novos caminhos. Portanto, as empresas também devem mudar seus paradigmas, sua visão empresarial, seus objetivos e suas estratégias de investimento e de marketing.

Empresas socialmente responsáveis e preocupadas com sustentabilidade conquistam resultados melhores e geram valor aos que estão próximos. Assim, a responsabilidade social e a sustentabilidade deixaram de ser uma opção politicamente correta e já são questões estratégicas e, muitas vezes, de sobrevivência. 

 

A empresa é socialmente responsável e sustentável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores e os animais. É preciso adotar uma nova postura, pois quem não adequar as suas atividades a esses novos conceitos está sujeito a perder competitividade em médio prazo.