quinta-feira, março 28, 2024
DestaqueNegócios

Pesquisa Top Of Mind revela marcas mais indicadas por lojistas

Fachada da Global Clean, localizada na Zona Sul de São Paulo; ao lado, maquinário para lavagem de toalhas – Fotos: Divulgação

Grupo Top.Co. listou rações mais indicadas em quatro praças  

A pesquisa top of mind foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Pet, do Grupo Top.Co. entre final de dezembro de 2019 e consolidação final em 2021. A pesquisa traz alguns dados relevantes sobre as marcas de ração e fabricantes mais indicados pelos lojistas nas regiões de São Paulo capital, interior de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do país. Na matéria anterior, deste Especial Ração, você pôde conferir a opinião de alguns lojistas (que nos concederam entrevistas), seus argumentos e o racional pelo qual eles optam por um fabricante de alimento pet ou outro.

Para realizar essa pesquisa, entrevistamos lojistas de algumas praças específicas. São elas: o interior de São Paulo – com foco nas cidades da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto, além do sul do país, representado pelos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul. 

O formato da pesquisa é de entrevista via telemarketing com o próprio lojista ou, quando ele não está disponível, com o gerente ou outro atendente responsável. Fizemos as seguintes perguntas que vão direto ao ponto e demonstram de forma direta a relação de parceria que o lojista tem com o seu fabricante favorito.

 Pergunta 1:

1 – Qual a ração top, de maior qualidade, que você indica para os clientes que te pedem indicação? E por quê? 

Essa pergunta é feita de forma livre para não influenciar quanto a categorias de marcas e para entender como o lojista classifica o que é um produto de qualidade superior. “Hoje em dia existem várias categorias – super premium, premium especial, premium e standard – e esse entendimento deixamos de livre escolha do lojista, pois é dessa forma que ele indicará aos clientes que atende. Nessa pesquisa, apresentamos os dados unindo as marcas – somando todas de um mesmo fabricante. A pesquisa completa tem a informação disponível marca a marca para os que desejarem adquirá-la junto ao Instituto de Pesquisas Pet da nossa editora”, explica a empresária Natália Miranda, diretora do Grupo Top.Co., que há mais de 20 anos trabalha com pesquisas desse mercado, através de sua agência de comunicação.

Motivos pelos quais o lojista indica uma ou outra marca segundo a pesquisa: 

1 – Giro do produto – já que o lojista deseja uma indicação segura, e ter certeza de que terá o produto no pet shop sempre e o cliente ficará satisfeito com a indicação. 

2 – Qualidade do produto – ele indica a marca que acredita ter qualidade e nutricionamente atender todas as necessidades do pet. 

3 – Margem de lucro do produto – vários lojistas indicam produtos que oferecem boa rentabilidade para a sua loja. 

Na pesquisa completa é relatado a relação entre a marca escolhida e os motivos que a linkam com a escolha, evidenciando os motivos de preferência marca a marca.  

Pergunta 2:

2 – Quando o cliente te pede um produto mais “em conta”, que produto você indica? 

Essa pergunta busca levantar o produto das demais categorias, para atender o cliente com esse perfil. 

Motivo da indicação: sempre custo-benefício para o cliente, e preço barato. Essa pesquisa não será apresentada nessa matéria, pois os resultados foram muito fragmentados, o que não possibilitou a tabulação segura dos dados. Mas os relatórios completos da pesquisa apontam cenários e, com a repetição da pesquisa ao longo dos próximos anos, será possível medir a movimentação dessas marcas. 

Por que a entrevista com o lojista é tão importante para o mercado pet?  

A indicação do lojista aponta cenários futuros de mercado. Marcas que têm a preferência de indicação do lojista num cenário futuro mudam as estatísticas, pois estão construindo participação de mercado em cima de clientes entrantes (novos consumidores), clientes insatisfeitos e rupturas de mercado. No médio/longo prazo isso se transforma em uma virada de mercado. “Empresas estão ou deveriam estar sempre monitorando as tendências, além da própria venda real que têm no dia a dia. Algumas marcas, há 5 anos, eram líderes nesses mercados pesquisados, mas hoje não estão nem entre as cinco mais indicadas, e isso deveria ser motivo de preocupação para seus gestores”, alerta Natália Miranda. 

“Mesmo que hoje estejam com as vendas estáveis, o mercado está crescendo, e a satisfação do lojista está mudando, e ao longo do tempo, isso se transformará em mudança real de cenário”, finaliza. 

Ranking de marcas de rações mais indicadas por lojistas
Pesquisa foi feita nas regiões de São Paulo capital, interior de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do país.

TOP 5 São Paulo CAPITAL

Campeã: Premier Pet | TOP 5 citadas: Adimax, Hercosul (Biofresh), Hills, Pet Food Solution (Allcanis) e Royal Canin. 

TOP 5 São Paulo Interior

Campeã: Premier Pet | TOP 5 citadas: Adimax, Affinity, Purina, Royal Canin e Special Dog.

TOP 5 RIO DE JANEIRO

Campeã: Premier Pet | TOP 5 citadas: Dog Excelence, Hercosul, Hills e Royal Canin.

TOP 5 SUL

Campeã: Premier Pet | TOP 5 citadas: Farmina (N&D), Hercosul, Hills, Monello (Nutrire) e Royal Canin.

*Para ter acesso à essa pesquisa na íntegra entre em contato com o Grupo Top.Co. através dos e-mails: [email protected] ou [email protected]




Por: Samia Malas


Clique aqui e adquira já a edição 232 da Revista PetCenter/Groom Brasil e veja todas as reportagens na íntegra!