As 15 competências para o sucesso em vendas em pet business

Categoria: Negócios

Autor(a): Eduardo Fonseca | Colaborador(es): Leila Bonfietti Lima | Cidade: Campinas | 06/08/2013 - 08:42

“Criatividade em vendas é sinônimo de jogo de cintura, sensibilidade às necessidades do cliente e percepção de oportunidades”
As 15 competências para o sucesso em vendas Foto meramente ilustrativa: Divulgação

As 15 competências para o sucesso em vendas Foto meramente ilustrativa: Divulgação

A venda é entendida como uma comunicação direta dirigida a um grupo de clientes qualificados e específicos. Nos dias atuais, o vendedor dos negócios pet não é somente um anotador de pedidos, um mero negociante ou consultor. Para acompanhar as mudanças de comportamento do público consumidor e as evoluções tecnológicas, o profissional de vendas precisa estar atento e atualizado. Fique ligado nas 15 habilidades da revista Pet Center que geram vantagens competitivas.
 
1. PERCEPÇÃO AGUDA:
A sabedoria mostra que é preciso aprender a decifrar mapas para dar forma a sua estrada. Para um planejamento consistente, a percepção deve andar junto com as ferramentas de organização, ou seja, com as estratégias, os planos e as metas.
 
2. ÉTICA:
Não existe nada melhor do que um cliente realmente satisfeito com a sua compra. Realizar vendas sólidas e bem feitas é uma atitude reservada aos profissionais éticos e compromissados com o futuro da empresa e da sua carteira de clientes.
 
3. ORGANIZAÇÃO:
A atividade de gestão de vendas  é uma ferramenta promocional, envolvida com a propaganda, a promoção de venda, o merchandising e as relações públicas. Diante da diversidade de produtos, negócios e público, a atitude estratégica da administração de vendas deve desdobrar o esforço anterior efetuado pela estratégia de marketing. A organização de vendas deve definir o tamanho da força de vendas, determinando locais e atendendo cada tipo de mercado.
 
4. CRIATIVIDADE:
Criatividade em vendas é sinônimo de jogo de cintura, sensibilidade às necessidades do cliente e percepção de oportunidades. E como desenvolver essa capacidade? É simples:
 
• Saiba a dimensão das ideias que a empresa espera de você
• Fuja da rotina mental
• Anote sempre suas ideias
• Use o mundo como fonte de inspiração
• Desafie o estabelecido


 
6. FLEXIBILIDADE:
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade do negociador ver uma mudança ou nova ideia como uma oportunidade e não como uma ameaça. Negociadores flexíveis estão sempre abertos a novas alternativas e são capazes de se colocar no lugar do outro, examinando, então, a viabilidade de sua própria argumentação.
 
7. CONHECIMENTO:
Uma pergunta que costumo fazer é: “seus vendedores conhecem 100% os produtos que vendem?” Se não conhecem, com certeza, não conseguirão fazer uma boa venda. Por isso, programe treinamentos constantes.
 
8. AGILIDADE:
Nosso objetivo é conquistar o máximo da produtividade em vendas e aperfeiçoar e melhorar ainda mais a equipe, reduzindo os custos e melhorando acentuadamente a comunicação com  os vendedores e com os supervisores. Com informações confiáveis e atualizadas, o vendedor tem em suas mãos uma ferramenta poderosa que lhe permite total administração de clientes.
 
9.PRÓ-AÇÃO:
O vendedor deve ser pró-ativo, ou seja, deve resolver o problema do cliente e estar sempre à frente. A pró-ação é estabelecida se o vendedor conhece as necessidades de quem está interessado em comprar tal produto.
 
10. PERSISTÊNCIA:
Essa é a qualidade que separa os profissionais de sucesso dos demais. A persistência é mais importante do que a motivação. Muitas vezes a motivação é aquilo que faz com que você queira algo e corra atrás dos seus objetivos, já a persistência faz com que você não desista.
 
11. EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO:
A “miopia mercadológica” se instala quando o empresário trabalha apenas com as informações que lhe são transmitidas pelos vendedores e passa a acreditar que o mercado simplesmente não reage. Para reverter esse quadro é necessário entender que o trabalho do vendedor é importantíssimo para a empresa, no entanto, ele deve estar integrado a uma estratégia comercial capaz de cobrir todo o mercado. É um processo que envolve uma transformação cultural, e que se inicia necessariamente por seus dirigentes, avançando em todos os níveis hierárquicos da empresa.
 
12. A DIFERENÇA ENCANTA:
O Guaraná Antarctica tem um sabor inigualável? O Omo rende mais? Empresas únicas, ou seja, marcas singulares que fazem a diferença, criam mercados e mantêm a lealdade dos seus consumidores. Independentemente do tamanho da sua empresa, você pode, sim, crescer e ser reconhecido. Como? Sendo difícil de imitar.
 
13. LIDERANÇA SERVIDORA:
Isso significa pensar coletivamente e doar-se em favor do grupo. Mesmo quando ostenta títulos e ocupa cargos importantes, o líder servidor não utiliza a autoridade formal para ser respeitado. Ele prefere inspirar pelo exemplo e atrair aliados ao invés de seguidores.
 
14. PLANEJAMENTO DE VENDAS:
O plano de vendas deve ter coerência com a realidade do mercado e da empresa e precisa ser ousado e desafiador, mas também deve ser viável. O planejamento ajuda a prever, a examinar e a providenciar as ações para as possíveis dificuldades.
 
15. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
Analisando os fatores comportamentais que compõem a inteligência emocional (autopercepção, autocontrole, automotivação, empatia e práticas sociais), percebemos que eles estão intimamente relacionados ao sucesso e às realizações das vendas.
 
 

Eduardo Fonseca
Pós-graduado em propaganda e marketing (ESPM) e em administração de marketing (UCPEL). Possui MBA – Programa de Desenvolvimento de Executivos Globais (CENEX), master em Programação Neurolinguística e larga experiência em gestão, marketing e negócios. CEVEN - Centro de Excelência em Vendas - cevenbr@hotmail.com
www.eduardo-fonseca.blogspot.com.br


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