"Modeladores" de tosa

Categoria: Banho e Tosa

Autor(a): Vanderlei Lopes | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 12/04/2019 - 11:35

Economize tempo e gere mais qualidade ao seu trabalho com esses adaptadores

Sladic/iStock.com

Sladic/iStock.com

Os adaptadores de tosa são peças muito importantes na rotina de um groomer. Talvez você possa achar estranho o termo “modeladores de tosa” do título, mas é exatamente isso que eles são. Neste artigo, você entenderá por que esse termo cabe tão bem. Vamos falar de um grande facilitador que é essencial para a vida profissional do tosador. Quem não tem? Quem não usa?  Será que esses profissionais fazem ideia de como esses equipamentos podem melhorar o dia a dia no centro de estética? Ou os profissionais que já usam, que têm esses equipamentos, tiram todo o proveito possível. Será?

 

Importância dos adaptadores

Eles são conhecidos como pentes adaptadores de tosa, snap on ou adaptadores. Fato é que, independente de como você os nomeie, eles agilizam muito todo o procedimento de tosa. Podem ser usados para qualquer raça e tipo de pelo, se o profissional os conhece bem e os usa como modeladores que definem melhor a tosa, não servem apenas para passar a máquina com o prolongador da lâmina. Se os aproveitamos bem, conseguimos agilidade e facilidade para o nosso trabalho diário. Em muitos cães de pelo longo, os “modeladores” de tosa fazem com que tenhamos qualidade e melhor acabamento nos procedimentos prestados.

 

No mercado, há várias marcas e fabricantes de adaptadores. Você encontra os modelos de pentes adaptadores em plástico e em aço inox. Esses acessórios são ideais para sua máquina de tosa. Com eles, é possível obter uma grande variedade de cortes e alturas superiores às permitidas pelas lâminas de tosa. 

 

Com a utilização desses acessórios, você substitui o trabalho que seria feito somente com o uso da tesoura. Gosto muito de trabalhar com a tesoura, mas no dia a dia fica inviável e cansativo somente utilizá-la. Sempre podemos facilitar, definir e melhorar o acabamento usando a tesoura sem ter a necessidade de modelar com ela, pois isso será feito com os adaptadores.

 

Diferenças de materiais

Os adaptadores de aço inox são mais rígidos que os pentes feitos somente em plástico, por isso penetram mais facilmente na pelagem e até mesmo em alguns nós. Apesar disso, vale ressaltar que não é recomendado o uso em animais com nós, pois seu acabamento será prejudicado e não terá uma boa finalização, ou seja, um polimento bonito. Os adaptadores de aço inox podem ser utilizados nas lâminas 10, 15 e 30 de sua máquina de tosa. Eles se encaixam firmemente às lâminas com um sistema de gancho metálico e molas localizadas atrás dos adaptadores. 

 

Existem também os pentes adaptadores de tosa para encaixe feitos em aço encaixe. Eles são feitos para máquinas específicas, porém, alguns profissionais as usam com lâmina 40 em suas máquinas de tosa. Esses adaptadores até podem ser utilizados com esse tipo de lâmina, contudo, eles tendem a gerar mais trabalho no caso, por exemplo, de um cão com muito pelo, que faz com que enrosque mais fios nos pentes. São recomendados, portanto, para as máquinas específicas. 

 

Temos também os pentes adaptadores de plástico com sistema de gancho metálico, os com molas atrás dos adaptadores e os magnéticos. Nos três é possível usar lâminas 10, 15 , 30 e 40. Não há perigo de elas se enroscarem nos dentes dos pentes adaptadores e se quebrarem, mesmo nos pentes plásticos rígidos. Você consegue trabalhar mais tranquilamente com esses tipos de adaptadores, mas a definição da tosa é melhor com os pentes adaptadores de aço, em minha opinião. Esses pentes têm variações de altura de 1/16” (0,16 cm) até 2” (5,1cm ) mas os mais  são ½”  de (13 mm), 5/8” (16mm)  e o ¾ de (19 mm). São alturas que nossos clientes sempre pedem para as tosas do banho e tosa. 

 

Otimize o uso deles

Independente de marcas ou modelos, que você escolher ou que já tenha, aproveite sempre ao máximo o uso deles. Quando o cliente disser: “Mas você usou máquina, e eu pedi na tesoura!” Você, um profissional de banho e tosa com mais experiência ou iniciante, vai poder dar a seguinte resposta: “Para esse procedimento ficar um pouco mais rápido e ter uma finalização mais perfeita, usamos um ‘modelador’ de tosa”. Você pode até explicar, se quiser, o que é um pente adaptador, esclarecer sua função de tirar o excesso de pelo e consequentemente facilitar a finalização na tesoura, reduzindo o tempo da tosa e deixando o animal mais confortável, sem nenhum estresse. Garanto que não terá rejeição e seus clientes vão aceitar muito bem, pois alivia o nervosismo e deixa o pet mais belo.

 

Também já ouvi dizer que ao usar lâminas ou adaptadores (modeladores) você está enganando o cliente. Verdade? Em nenhum momento oferecemos uma tosa 100% na tesoura, mas asseguramos que vamos fazer o animal ficar bonito, de acordo com a vontade e a necessidade dos tutores. O importante é ter um bom resultado, e se para isso as inovações tecnológicas vão facilitar e melhorar o trabalho, devemos sim usufruir delas para melhorarmos e termos mais agilidade com qualidade. 

 

________________________________________

 

Vanderlei Lopes

Internacional certificate groomer USA e Europa

Escola referência. Foi Best in show no Groom Brasil 2015.

www.escolabanhoetosa.com.br

www.vepacessorios.com.br