quinta-feira, abril 18, 2024
Outros

Ceva Saúde Animal e Associação Mundial de Medicina Veterinária premiam pesquisador brasileiro

“Juntos, além da saúde animal”: com essa missão, a Ceva Saúde Animal apoia e incentiva diversas iniciativas que defendem e zelam pelo bem-estar animal ao redor do mundo. Seguindo essa premissa, a empresa patrocinou a segunda edição do prêmio de bem-estar da World Veterinary Association (Associação Mundial de Veterinária).

A homenagem visa reconhecer os médicos-veterinários de diversos países que dedicam sua carreira à proteção animal, através do desenvolvimento de pesquisas e estudos voltados para defesa de medidas de manejo que levem em consideração a qualidade de vida dos animais.

A premiação, que ocorreu em Barcelona, na Espanha, durante o 34ª Congresso Mundial de Veterinária, reconheceu os trabalhos do Professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootécnica da Universidade de São Paulo (USP), Adroaldo José Zanella.


Foto: divulgação

O docente foi o primeiro brasileiro a receber o reconhecimento internacional da WVA. “Fiquei muito feliz e honrado com esse prêmio. Foi algo especial, principalmente porque neste ano celebro 30 anos de trabalho dedicados às pesquisas sobre bem-estar animal. Essa homenagem consolida que estou no caminho certo. Eu trabalhei em muitos países e com muitas equipes. Essas pessoas continuam atuando na área e esse prêmio também é o reconhecimento do trabalho delas.”, afirma Zanella.

O professor coordena o Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-estar da USP em Pirassununga, desde 2013. A pesquisa realizada pelo profissional, premiada pela WVA, aborda os impactos do ambiente pré-natal e neonatal nos resultados de bem-estar em diferentes espécies. O principal objetivo do estudo é desenvolver protocolos para melhorar a resiliência dos filhos. 

Outros quatro profissionais da Suécia, Canadá, China e Senegal foram premiados no evento, que reconheceu trabalhos em diferentes áreas da Medicina Veterinária. “A ciência do bem-estar garante que os animais tenham acesso às melhores condições de manejo para garantia da qualidade de vida e expressão de sua produtividade.”, declara o diretor da unidade de pecuária da Ceva Saúde Animal, Marcelo Ferreira.