Informações importantes sobre colite crônica em gatos

Categoria: Matérias do Mês

Autor(a): Total Alimentos | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 24/07/2018 - 18:07

O veterinário da Total Alimentos, Marcello Machado, explica os sintomas e o que fazer diante dessa afecção
iStock/ 002lubava1981

iStock/ 002lubava1981

A colite crônica é um problema intestinal que afeta o intestino grosso e tem como principal causador o Tritrichomonas foetus, um protozoário bastante resistente e, por isso, ainda não foi desenvolvido um medicamento capaz de acabar com essa enfermidade. Em geral, os animais mais afetados são os jovens com menos de um ano e, apesar de ser uma doença crônica, a colite pode ser controlada com medicamentos e alimentação específica.
 
O gato com colite crônica pode ter uma vida normal se receber os cuidados adequados. É importante garantir um diagnóstico preciso e tratamento eficaz que proporcione uma vida mais saudável ao animal.
 
“Em alguns casos, a doença pode aparecer discretamente com sangue nas fezes ou com um quadro de diarreia. Por isso, tenha o cuidado de acompanhar o dia a dia do gato para identificar o sintomas a medida que aparecerem”, declara o médico veterinário da Equilíbrio e gerente técnico nacional da Total Alimentos, Marcello Machado.
 
Além do sangue nas fezes, outros sintomas podem indicar a presença do protozoário Tritrichomonas foetus no organismo felino.


iStock/ Anastasiia Kuznetcova
 
SINTOMAS DA COLITE CRÔNICA EM GATOS
Os sintomas podem variar conforme o caso, entretanto os mais frequentes são:
 
  • sangue nas fezes;
  • muco nas fezes;
  • dor no abdômen;
  • vômitos;
  • diarreia.
 
“O diagnóstico é feito por meio de análises de fezes, urina, sangue, raio-X, biópsia e ultrassom abdominal. O veterinário deverá fazer uma avaliação do caso e indicar os exames que achar pertinentes para identificação da doença”, explica Machado.
 
Cuidar da alimentação do gato com colite crônica é fundamental para que ele tenha uma vida saudável. A ração intestinal é indicada para esses casos, por ter alta digestibilidade, o que evita uma sobrecarga do intestino e do estômago.
 
“A proteína vegetal hidrolisada facilita a digestão e os prebióticos FOS e MOS cuidam da saúde intestinal. Outro componente importante no alimento coadjuvante para colite crônica é a glutamina, um aminoácido que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico”, indica o médico veterinário.

Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/revistapetcenter/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Warning: file_get_contents(http://urls.api.twitter.com/1/urls/count.json?url=http://www.revistapetcenter.com.br/materias/ler-materia/322/informacoes-importantes-sobre-colite-cronica-em-gatos): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/revistapetcenter/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Notícias relacionadas

Última edição (209)

Destaques:


Dormindo de bolso cheio

Esquente as vendas no verão

Quer expandir sua loja?

Caminho da compra

Reduza tributos

Cadernos:
Aves
Aquarismo
PetClínicas


Saiba mais ›

Destaques:


Thelson Rizzo compartilha conselhos

Lhasa Apso: aprenda a tosá-lo

Brasileiro conquista americanos com seu trabalho

Projeto qualifica jovens com deficiência



EnqueteEnquetes anteriores

O que fazer quando o cliente diz: “Só estou dando uma olhadinha”?








Participando da nossa enquente você concorrerá a prêmios

Agradecer de maneira formal e aguardar

Fazer uma nova abordagem, mais simpática

Dar espaço ao cliente e se direcionar a outro consumidor

Da espaço ao cliente, mas ficar disponível para qualquer dúvida dele

PUBLICIDADE