Groomers e a responsabilidade animal

Categoria: Banho e Tosa

Autor(a): Sergio Murilo Villasanti | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 25/04/2018 - 15:48

Categoria Tosa do Bem do Groom Brasil leva tosadores a refletir sobre a importância de cooperar com o bem-estar de animais de rua
iStock/ GlobalP

iStock/ GlobalP

Até hoje não consigo entender por que as pessoas acham que nós, banhistas, tosadores ou esteticistas de animais domésticos, não fazemos nada pelos animais e só pensamos em dinheiro, glamour e destaque perante outros profissionais da mesma categoria. Claro que existem exceções, pessoas que só pensam nisso e em si mesmas, mas isso acontece em todas as profissões. Porém acredito que a maioria ainda está no ramo de estética animal por amor aos pets. Algumas pessoas acham que quando pintamos, fazemos tranças e colocamos roupas estamos fazendo algum mal a eles, mas podem ter certeza de que nosso amor por eles é tamanho que nunca nos deixaria fazer algo que realmente trouxesse algum prejuízo a eles. Por isso, sempre usamos os melhores produtos e os arrumamos como se fossem filhos indo para uma festa. Eu vejo várias situações em grupos de WhatsApp que demonstram que a ajuda dada por tosadores aos pets que necessitam acontece no anonimato, eles fazem isso porque amam os animais.



iStock/ Aleksandr Zotov

 

CONCURSO DE TOSA EM CÃES DE RUA

O Groom Brasil tem uma categoria linda chamada Tosa do Bem. Não são todos que participam e muitos não gostam de participar, mas me orgulho daqueles que se inscrevem nessa categoria. Eu mesmo já tive a honra de julgar um evento desse e a emoção fica à flor da pele. Tosar um cão de abrigo, que não está acostumado e que nunca viu uma máquina ou recebeu um carinho, é uma demonstração de humildade e simplicidade do groomer.
 

Nós não conseguimos entrar no coração do groomer que pratica a Tosa do Bem, mas tenho certeza de que ele bate mais forte quando o competidor ganha o primeiro lugar. Contudo, também estou certo de que a emoção de verdade só vem quando aquele cão que foi transformado consegue ser doado e ganha um lar.

 

HISTÓRIA DE RESGATE

Há tempos fiquei sabendo de uma história que me emocionou muito. Um groomer do estado de Minas Gerais chamado Phillipe estava saindo de casa à noite e ouviu um cão latindo muito alto. Ele foi atrás e viu uma cena impressionante: uma cadela se enforcando dentro de uma lixeira. Provavelmente ela estava faminta e foi comer algo em um saco de lixo, mas quando colocou a cabeça ficou presa pelo pescoço em uma grade. Como a lixeira era alta, ficou pendurada e estava se enforcando. Rapidamente ele foi tentar tirá-la e, no desespero, ela começou a morder. Ele então amarrou a boca dela e só assim conseguiu ajudá-la. Infelizmente, como estava muito assustada, ela saiu correndo e ele não conseguiu oferecer comida a ela.
 

Quando soube dessa história, algumas perguntas me passaram pela cabeça:

- Há quanto tempo esta cadela estava presa?

- Por que ninguém ajudou o animal que estava gritando?

- Por que o groomer, mesmo correndo risco de ser mordido por um cão que não conhecia, fez o resgate? 

- A resposta é: porque amamos animais. 
 

Eu queria agradecer ao Phillipe e a todos os Phillipes anônimos que fazem esse trabalho sem pensar no risco, sem pensar no glamour, sem pensar que só porque é um groomer não tem necessidade de fazer isso.

 

Última edição (209)

Destaques:


Dormindo de bolso cheio

Esquente as vendas no verão

Quer expandir sua loja?

Caminho da compra

Reduza tributos

Cadernos:
Aves
Aquarismo
PetClínicas


Saiba mais ›

Destaques:


Thelson Rizzo compartilha conselhos

Lhasa Apso: aprenda a tosá-lo

Brasileiro conquista americanos com seu trabalho

Projeto qualifica jovens com deficiência



EnqueteEnquetes anteriores

O que fazer quando o cliente diz: “Só estou dando uma olhadinha”?








Participando da nossa enquente você concorrerá a prêmios

Agradecer de maneira formal e aguardar

Fazer uma nova abordagem, mais simpática

Dar espaço ao cliente e se direcionar a outro consumidor

Da espaço ao cliente, mas ficar disponível para qualquer dúvida dele

PUBLICIDADE