É hora de se programar para as vendas de inverno!

Categoria: Matérias do Mês

Autor(a): Letícia Cazes | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 18/04/2018 - 16:57

Estação traz novas oportunidades de negócios para os lojistas do mercado pet
iStock/ Liliya Kulianionak

iStock/ Liliya Kulianionak

Com o término do verão, os lojistas do segmento pet precisam começar a se preparar para as demandas e vendas típicas de inverno. São muitas as oportunidades que surgem, principalmente da Páscoa até o fim da estação, que oficialmente termina em setembro, quando começa a primavera. 
 

Já se sabe que, apesar de serem peludos, os pets também sentem as mudanças da temperatura ambiente. Por isso, durante os períodos de temperaturas mais baixas, os animais de estimação começam a ter necessidades especiais. Desde caminhas mais fechadas, que protegem melhor, e moletons até as mantinhas, que são campeãs de venda na estação. É importante aproveitar o momento em que os termômetros estão marcando menos para incentivar as compras desses itens apropriados para a época.
 

PROGRAME OS PEDIDOS

Em relação aos pedidos, o ideal é que sejam feitos logo no começo da estação para garantir que cheguem a tempo de arrumar as prateleiras. Os pet shops localizados em lugares mais frios conseguem aumentar suas vendas em até 200% durante esses meses. Outro ponto essencial é o cálculo dos pedidos: fazer compras grandes com os melhores revendedores pode proporcionar margens maiores em cada produto. Por outro lado, também é preciso tomar cuidado com os excessos, para não prender o investimento em estoques.
 

É importante observar também que, se houver produtos de primavera/ verão ainda em estoque, este é o momento certo para fazer uma grande liquidação desses itens. Assim, recupera-se o valor investido e os preços convidativos ainda podem gerar um fluxo extra na loja. 


iStock/ kozorog
 

AÇÕES PARA ATRAIR CLIENTES

Atrair a atenção dos clientes para as novidades de inverno é um dos pontos de partida. Vale criar uma decoração especial da estação para a vitrine, que é um excelente chamariz para os clientes – mesmo para os que já são fieis. Há ideias muito fáceis de serem executadas, por exemplo colar simples adesivos com imagens que remetam à estação e lembrem os proprietários das novas necessidades de seus animais.
 

Já dentro do ponto de venda, é válido criar um ambiente especial para dar destaque aos produtos novos da linha de inverno. Nesse local, é preciso arrumar as gôndolas e prateleiras de maneira criativa e convidativa à compra. Uma atitude importante antes do início do trabalho é treinar sua equipe para oferecer os produtos certos. 
 

Os atendentes devem ouvir as demandas dos clientes primeiro e daí associar aos itens oferecidos, mostrando como eles podem solucionar as necessidades. Assim, os clientes se sentirão bem atendidos e sairão da loja com a sensação de que fizeram boas escolhas. Uma vez satisfeitos com o resultado da compra, a chance de comprarem novamente aumenta. 


 

PROCURE AS NOVIDADES DO MERCADO

Esteja sintonizado com as novidades e tendências do mercado, desde os lançamentos recentes, passando pelas estampas que estão em alta neste inverno, até as cores de maior sucesso da estação. Os acessórios são itens muito bons para os lojistas por causa da margem e do market up desse tipo de produto.
 

Já os tons que a Pantone, especialista em cores, divulgou como destaques para a estação foram: aurora redcypressbright cobaltcognacmauve mistaluminummisted yellow, radiant orchidroyal blue e sangria. Essas cores já apareceram nas coleções internacionais de moda e produtos em geral e, por isso, são um bom parâmetro para a escolha das peças na loja. 
 


iStock/ Eudyptula

 

 

PRODUTOS EM ALTA NESTA ÉPOCA

Entre os materiais, há uma ampla gama de opções muito pedidas no inverno, como moletom, lã, matelassê, soft, tricô, couro, cashmere, entre outros. Não há limites para a moda pet. As estampas também seguem a moda de gente grande e neste momento estão em alta listras, xadrezes e animal print, que são algumas das opções para deixar o pet fashion. 
 

Na hora de vender um agasalho, é importante explicar que, além de bonito e na moda, eles são desenhados para proteger os principais músculos, áreas do tórax e também regiões do corpo que têm a função de evitar a perda de calor, como o abdome. Muitos materiais ainda são à prova d‘água e também de vento. É importante estudar as características dos produtos para informar bem o cliente e agregar valor à compra. 
 

Um acessório que pode fazer sucesso no ponto de venda é o cachecol, que será um dos itens mais desejados na estação. Outra dica para o lojista é montar um kit de inverno, reunindo caminha, cobertor, cachecol, casaco e botinhas. Produtos complementares oferecidos em conjunto costumam chamar a atenção do consumidor pela diversidade de itens e muitas vezes são vistos como uma boa oportunidade de compra pela facilidade, já que está tudo reunido em um único pacote. Para o vendedor, é uma forma de agregar itens na venda de forma simples.
 

Os animais que mais precisam dos acessórios típicos do inverno geralmente são os de pelo curto, sem pelos e também os de raça de porte pequeno. Durante o período de mudança da estação, aproveite para preparar sua equipe veterinária para as principais patologias da época, como a gripe canina e a rinotraqueíte. Campanhas da vacinação no início do outono são aconselháveis e podem trazer bons resultados. 
 

Se ao final da estação ainda houver produtos de inverno no estoque, será válido fazer uma grande promoção para recuperar o investimento e abrir espaço para preparar a loja para a estação seguinte. 

 

Última edição (209)

Destaques:


Dormindo de bolso cheio

Esquente as vendas no verão

Quer expandir sua loja?

Caminho da compra

Reduza tributos

Cadernos:
Aves
Aquarismo
PetClínicas


Saiba mais ›

Destaques:


Thelson Rizzo compartilha conselhos

Lhasa Apso: aprenda a tosá-lo

Brasileiro conquista americanos com seu trabalho

Projeto qualifica jovens com deficiência



EnqueteEnquetes anteriores

O que fazer quando o cliente diz: “Só estou dando uma olhadinha”?








Participando da nossa enquente você concorrerá a prêmios

Agradecer de maneira formal e aguardar

Fazer uma nova abordagem, mais simpática

Dar espaço ao cliente e se direcionar a outro consumidor

Da espaço ao cliente, mas ficar disponível para qualquer dúvida dele

PUBLICIDADE