quinta-feira, março 28, 2024
Administração

9 fatores que aumentam a produtividade da sua loja

No mundo corporativo não basta uma empresa investir em tecnologias, redes sociais, novos processos, equipamentos sofisticados e treinamento de colaboradores, se as pessoas não estiverem engajadas com os valores e metas do local de trabalho.

Para alcançar o sucesso, uma empresa precisa investir também na gestão do ambiente de trabalho, considerando, ao menos, nove fatores que influenciam o engajamento das pessoas e impactam na produtividade dos colaboradores.

 

 

1. ORGANIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO

Saúde, segurança, escalas, horários de trabalho e descanso, e níveis de pressão por produtividade em equilíbrio com os recursos disponíveis devem estar sob intensa e permanente vigilância da gestão.

2. SERVIÇOS AO PESSOAL

Os serviços de higiene básicos, preconizados por Maslow e Herzberg, não são motivadores, mas, quando precários, são altamente desmotivadores, como transporte coletivo, vestiários, banheiros, alimentação, assistência médica e outros.


iStock/ jacoblund

 

 

3. LIDERANÇAS INTERNAS

As lideranças funcionam como uma janela por onde os colaboradores veem a empresa. Como tal, devem estar qualificadas e comprometidas para motivarem suas equipes.

 

 

4. COMUNICAÇÃO INTERNA

Adotar uma estratégia de comunicação eficaz que faça dos líderes comunicadores oficiais da empresa perante as equipes utilizando-se de meios (escritos, verbais, eletrônicos) e processos que gerem reações positivas nos colaboradores.

5. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE RHS

Com o tempo, é natural os colaboradores se acostumarem com as políticas e benefícios praticados pela empresa. Assim, eventuais falhas ganham dimensão e visibilidade. Por isso, a empresa precisa desenvolver estratégias que resgatem o valor do negócio junto aos colaboradores.

 

 

6. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estrutura hierárquica enxuta facilita o exercício da liderança, além de promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.


iStock/ Jacob Ammentorp Lund

 
7. COLABORADORES
     Como profissionais, trazem para a empresa sua formação e experiência, e como cidadãos, seus valores, sonhos, necessidades e expectativas. Cabe à empresa estabelecer uma parceria que compatibilize desejos, expectativas e possibilidades de ambas as partes.

 

8. RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

Os sindicatos normalmente reivindicam melhorias no trabalho, mas também apontam falhas e reclamações cotidianas. O indicado é a construção e manutenção de uma agenda frequente com os líderes sindicais, reduzindo os obstáculos naturais da relação empresa – sindicato.

 

 

9. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Toda empresa deve se proteger da insegurança jurídica reinante no país e para isso deve gerir adequadamente as condições de trabalho, normas e obrigações trabalhistas. A ultrapassada legislação trabalhista, a intensa e, muitas vezes, viciada atuação dos órgãos fiscalizadores e as constantes alterações das interpretações da justiça trabalhista representam expressivos riscos à produtividade das empresas.

 

A atenção e as ações relativas a esses fatores não são garantias de sucesso de uma companhia, mas garantem que os empecilhos que surgem na vida de uma empresa não contribuam para seu fracasso.