Qual é a identidade e a imagem que sua empresa transmite?
“Boas empresas satisfazem necessidades, ótimas empresas criam mercados”
(Philip Kotler)
O século XXI é uma era marcada por mudanças e incertezas. Portanto, as empresas devem ter uma preocupação em comum: sua imagem no mercado, principalmente nos negócios pet.
É interessante lembrar que a identidade corporativa, além de contribuir em demasia para a consolidação da marca no mercado, possui valor significativo no que tange a estratégia em seu negócio.
A identidade e a imagem corporativa fazem toda a diferença no momento da aquisição de produtos e/ou serviços; portanto, ambas devem ser bem construídas.
A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM
A empresa deve estar ciente de que o cliente, ao verificar o seu produto ou serviço, imediatamente faz uma associação com sua imagem. Portanto, essa deve passar valores positivos e corresponder, de fato, à empresa. Assim, jamais utilize sua imagem para ludibriar o mercado, pois além de o consumo se sobressair por apenas um curto período, a empresa ficará comprometida quando a verdade vier à tona, correndo o risco de ser esmagada pelo mercado.
É de suma importância conscientizar-se de que o reconhecimento da identidade, bem como da imagem corporativa, estão intimamente ligados às relações existentes com os clientes internos e externos. O poder de uma imagem bem construída advém de um trabalho sério, com respaldo técnico e consistente, principalmente no que se refere às ações, à qualidade e aos resultados, que devem agregar valor ao produto e/ou serviço e satisfazer as expectativas e os anseios do consumidor.
Observa-se que a credibilidade de uma empresa diante do seu mercado está atrelada à sua imagem. Então, o trabalho de construção de uma imagem corporativa em prol da solidez de uma marca exige, além de tempo, responsabilidade ética, seriedade nas ações, comprometimento, envolvimento, dedicação, conhecimento, honestidade e sinergia entre todos os departamentos.
iStock/ XiXinXing
MARKETING EM PROL DA IMAGEM
Portanto, isso constitui um grande desafio, no qual o trabalho de marketing deve ser obrigatoriamente bem-feito, honesto, condizente com a realidade da empresa e que, assim, possa conduzi-la ao sucesso.
Nos dias atuais, a marca deixa de ser meramente um símbolo para identificar a empresa, passando a ter uma conotação mais significativa, ou seja, a de valorizar a empresa perante o cliente. Um exemplo disso é slogan “It’s a Sony!” (É um Sony!), que passa a ideia de credibilidade e qualidade de uma empresa sabidamente sólida e confiável.
A consolidação da marca, além de ser o resultado da soma de muitos esforços, sempre envolve muita pesquisa e acentuada preocupação com a qualidade e a inovação. Nesse contexto, o grande desafio do marketing é garantir o reconhecimento da empresa no mercado, tornando-a, além de conhecida, sólida e com credibilidade. Esse departamento deve realizar o trabalho de criação e também desenvolver estratégias para despertar, inserir e manter a marca na mente do consumidor.
É importante ressaltar que, com a globalização, a concorrência é mundial e acirrada, e para que a empresa sobreviva no mercado altamente competitivo é necessário realizar uma estratégia de comunicação muito bem feita.
É preciso mostrar para o mercado o seu diferencial. Mas, além da preocupação com a construção de sua identidade e imagem corporativa, a empresa não pode descuidar da qualidade dos seus produtos e/ou serviços, pois se sabe que a imagem é fator decisivo no reconhecimento da marca, mas sabe-se também que a qualidade é decisiva no momento da compra.
Somado a isso temos que atentar que, na era em que vivemos, verificamos que não existe espaço para ensaios, portanto, o mercado não permite falhas; o mercado é cruel. Um erro pode ser irreversível e fatal. Assim, para evitar futuros transtornos, aborrecimentos e a saída da empresa do mercado, toda atenção é pouca.