7 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS PARA UM BOM LÍDER DE PET SHOP

Categoria: Administração

Autor(a): Celso Bazzola | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas-SP | 19/04/2017 - 17:11

Liderança em pet shops e clínicas veterinárias: Desenvolver algumas habilidades é fundamental para o sucesso do chefe e de sua equipe
Imagem meramente ilustrativa Stock photo © Jirsak

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Na revista Pet Center 185 perguntamos aos nossos leitores ‘O que um líder deve buscar para ter mais impacto na produtividade do negócio pet e dentro de sua equipe?’ A maioria acredita que ser um profissional de confiança é a melhor opção. Confira no texto a seguir quais são as orientações para ser um bom líder no mercado pet.



 

O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados. Ele deve, mais que todos, acreditar no potencial da empresa e de sua equipe. No mercado pet não é diferente. Com bastante atenção é possível encontrar líderes natos em pet shops e clínicas veterinárias. Infelizmente, porém, podemos notar nas empresas muitos bons profissionais que são alçados ao papel de líderes, mas por inabilidade ou despreparo não conseguem desenvolver suas funções adequadamente, o que causa muitos problemas de clima e resultados para a empresa pet.

Assim, só poderá ser agente motivador quem estiver motivado. Partindo desse princípio, existem características de lideranças que devem ser identificadas e potencializadas. Desenvolver essas competências torna-se fundamental para o sucesso de um líder. Podemos destacar alguns pontos fundamentais para atingir esse objetivo:

 

1. O primeiro diferencial é que o líder deve ser apaixonado pelo que faz, pois, se isso não ocorre, não haverá inspiração e entusiasmo por parte dos funcionários. Assim, quem quer se tornar um líder deve fazer o que ama e amar o que faz;

 

2. Um líder deve ser um profissional no qual as pessoas confiem, por isso deve ser sincero e ter engajamento. Também é importante que demonstre maturidade com base em experiências passadas e teóricas, pois tem que estar em busca de melhoria contínua e reciclagem;

 

3. Ter conhecimento do que faz e curiosidade de buscar novidades são requisitos fundamentais. O líder deve ser a base de informações e alternativas, ele deve estar sempre se aprimorando, senão pode virar a liderança que não é muito respeitada;

 

4. Saber arriscar é imprescindível, por isso é fundamental que se tenha audácia e posicione sua opinião quando necessário. Também precisa ter o compromisso de assumir responsabilidade e culpas;

 

5. Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois só olhando para dentro de si que o líder saberá como agir com os parceiros;

 

6. Ter resiliência é fundamental, pois é necessário estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e o foco, conduzindo sua equipe nas mudanças que o mercado impõe;

 

7. Comunicar bem é fundamental. Hoje, um dos grandes erros de um líder é não saber deixar claro para equipe os caminhos tomados e os motivos, é preciso saber falar, fazer reuniões e convencer.

 

Enfim, muitos confundem o líder com o “chefe”, mas ser líder não é apenas coordenar os trabalhos, é preciso aprofundamento sobre o tema. O líder deve ser inspirador, motivador de equipes demonstrando o caminho a ser seguido. Com isso, tendem a ser mais respeitados, atingindo a eficiência e o resultados necessários para a produtividade e lucratividade da empresa.

Celso Bazzola
Consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH

 


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