quinta-feira, abril 18, 2024
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10 dicas para visitar uma feira de franquias

Abrir uma franquia nos dias de hoje é com certeza um bom negócio para aqueles que desejam entrar no mercado, mas que não possuem tanta experiência na área desejada. Por isso, preparei algumas dicas para quem quer abrir uma franquia e por isso está participando de feiras a fim de conhecer melhor as marcas.  
 
Vá com tempo
Ao andar pela feira, você vai se deparar com uma série de opções de negócios nos mais variados segmentos e terá a oportunidade de conhecer mais sobre o setor de franquias e conversar com muitos empresários. Por isso, vá sem pressa.
 
Leve suas dúvidas anotadas
Para ganhar tempo e não se perder no mar de informações que você receberá durante a sua visita, leve suas dúvidas anotadas. Dessa forma, você conseguirá conduzir as conversas a partir das informações que julga importantes para tomar qualquer decisão.
 
Não tenha medo de perguntar
Pergunte absolutamente tudo o que você entender ser necessário para conhecer o negócio. Peça detalhes sobre o desempenho financeiro da marca, sobre as taxas, ações de marketing e, principalmente, o tipo de suporte que é oferecido ao franqueado antes e depois de o negócio ser fechado. O nível de transparência com que as informações passadas pode ser um bom filtro para o candidato a franqueado.
 
Invista mais de um dia na feira
Você vai voltar para casa e mais dúvidas surgirão. Por isso, invista mais de um dia na feira. Revisite as marcas que mais te agradaram e procure sanar todas as questões que ficaram pendentes.
 
Visite lojas entre as visitas
Antes de voltar para a feira, visite algumas lojas das marcas com as quais já teve contato e também com aquelas com que pretende conversar. Procure observar como é a relação com os clientes, a qualidade dos produtos e/ou serviços e até mesmo a postura dos funcionários.
 
Converse com franqueados
Essa talvez seja a dica mais importante de todas. Ninguém melhor para falar sobre uma franquia do que os franqueados. São eles que vivem o dia a dia da marca e têm a experiência do relacionamento com o franqueador depois do negócio fechado.
 
Escolhas franquias com experiência
Não entre em aventuras. Procure marcas com reconhecimento do mercado, experiência mínima de dez anos e que possuam o selo de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising)
 
Não feche negócio na feira
Por fim, jamais feche negócio durante a sua visita. Não deixe se envolver pela empolgação do momento. Volte para casa, avalie as propostas, veja a que mais atende ao que você gostaria de fazer, ao que você espera de retorno e a que está mais próxima do seu poder de investimento. Cuide bem do seu sonho e do seu dinheiro.
 
 
 
 
Ricardo José Alves é presidente executivo da Halipar – Holding de Alimentação e Participações, que abriga as marcas Griletto, Montana Grill, Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi e My Sandwich, totalizando 325 unidades franqueadas distribuídas em 20 estados.