Planejamento estratégico

Categoria: Matérias do Mês

Autor(a): Amauri Nóbrega | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas - SP | 11/06/2015 - 11:09

Como tirar suas ideias do papel e obter o resultado desejado para o sucesso de sua empresa
Imagem meramente ilustrativa Foto: Divulgação

Imagem meramente ilustrativa Foto: Divulgação

O planejamento estratégico de uma empresa é um dos passos iniciais para se chegar ao sucesso. Mas o que é sucesso? O sucesso dependerá do objetivo inicial de um empreendedor e esse é um pré-requisito essencial para fazer um planejamento estratégico eficiente. O início de um bom planejamento estratégico é a definição de um objetivo. Depois de definir um objetivo estratégico para seu negócio, convém ter uma estratégia para atingi-lo. Daí o nome planejamento estratégico. O planejamento deve ser factível e simples, não precisa ser um livro enorme, pois precisa ser executado. Se errarmos nessa etapa, certamente o objetivo não será atingido.

Importância de um planejamento estratégico

Pensemos na seguinte situação: uma viagem de carro de Porto Alegre a Natal. Aqui já se sabe o destino, mas, durante o caminho, algumas adversidades fatalmente surgirão. Por isso, antes de pegar o carro e cair na estrada, todo o trajeto deverá ser estudado, assim como as condições da estrada, lugares onde comer, dormir, abastecer etc. Dessa forma, a possibilidade de atingir seu objetivo aumenta consideravelmente.  

Com o exemplo citado pelo consultor, percebe-se o quão importante o planejamento estratégico é para uma empresa. Mesmo sabendo o objetivo, ainda assim é difícil obter sucesso sem conhecer os percalços do caminho. Muitos saem em disparada, investindo nisso ou naquilo sem ter um objetivo definido, outros definem o objetivo, porém não planejam se será possível atingi-lo com os recursos disponíveis.

Amauri Nóbrega ressalta, ainda, que o planejamento é fundamental para perceber o potencial de crescimento de um negócio. Muitas vezes, pode surgir no planejamento uma necessidade de investimento que a empresa não tem condições de fazer naquele momento, logo, o objetivo deverá ser repensado.

Como montar um planejamento

O primeiro passo para estabelecer um planejamento é a definição da razão de ser da empresa, ou seja, por que foi criada e para atender a que tipo de necessidade do cliente. Após ter isso bem definido, desenhe um esboço rápido com as principais atividades, parceiros, recursos, canais etc. Crie e teste modelos, faça ajustes e, após sua validação, faça um portfólio de iniciativas que farão o modelo ganhar escala.

Como última recomendação, Amauri Nóbrega pontua que, para tirar um planejamento do papel, é fundamental que sua execução seja factível. Não adianta criar um planejamento maravilhoso, mas impossível de se tirar do papel. É melhor criar algo simples, lembrando-se de seus recursos humanos, financeiros e materiais. Ter um objetivo estratégico é importante, planejar uma estratégia é essencial, entretanto, não menos importante do que esses dois passos iniciais, é o terceiro que é executar para, assim, obter os resultados desejados: atingir os objetivos estratégicos.

Amauri Nóbrega é consultor executivo, palestrante, coach, escritor, conselheiro e especialista em estratégia e finanças. Site: www.amaurinobrega.com.br

Última edição (209)

Destaques:


Dormindo de bolso cheio

Esquente as vendas no verão

Quer expandir sua loja?

Caminho da compra

Reduza tributos

Cadernos:
Aves
Aquarismo
PetClínicas


Saiba mais ›

Destaques:


Thelson Rizzo compartilha conselhos

Lhasa Apso: aprenda a tosá-lo

Brasileiro conquista americanos com seu trabalho

Projeto qualifica jovens com deficiência



EnqueteEnquetes anteriores

O que fazer quando o cliente diz: “Só estou dando uma olhadinha”?








Participando da nossa enquente você concorrerá a prêmios

Agradecer de maneira formal e aguardar

Fazer uma nova abordagem, mais simpática

Dar espaço ao cliente e se direcionar a outro consumidor

Da espaço ao cliente, mas ficar disponível para qualquer dúvida dele

PUBLICIDADE