Como se recuperar de um negócio que não deu certo

Categoria: Administração

Autor(a): Madalena Feliciano | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas - SP | 16/09/2014 - 15:21

Dar a volta por cima é a solução. Veja como fazer isso nos negócios pet
Imagem meramente ilustrativa Foto: divulgação

Imagem meramente ilustrativa Foto: divulgação

 

A cultura sobre o fracasso varia muito em cada país – e isso foi extremamente visível durante a Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Muitos países saíram da competição satisfeitos com o que alcançaram – seja passando pela fase de grupos ou chegando à final. No mundo dos negócios o fracasso também é interpretado de formas diferentes: nos Estados Unidos, por exemplo, fechar uma empresa é sinal de orgulho, afinal, a pessoa tentou, aprendeu e agora pode partir para uma nova jornada, enquanto no Brasil, o fechamento de uma empresa pode ser sinônimo para o fim de uma carreira.

No entanto, não importa o quanto uma derrota possa ser devastadora para um profissional, é preciso avaliar a situação e voltar para a luta, enfrentando os obstáculos sem reclamar. Ok, você teve que fechar o seu pet shop e seu projeto pet business deu errado, mas a cada minuto que você reclama, é um minuto que você perde para colocar em prática uma nova ideia ou simplesmente superar o acontecido. 

É importante saber por que e onde aconteceram os erros. Foram no projeto? Faltou estudar os concorrentes e o público-alvo? Veja o que aconteceu e pesquise para evitar essas falhas no futuro. E, independentemente dos motivos que levaram ao fracasso, perdoe-se. Quanto mais você se martirizar, pior será. 

Entenda que não existe garantia de vitória quando o que se quer é algo inovador. Portanto, se você fracassou, é porque tentou algo novo – e os negócios pet precisam disto: pessoas que tentam coisas diferentes. Além disso, todo fracasso serve como aprendizado. 

Depois de entender os motivos que levaram ao fracasso (e se perdoar por isso), reúna energia suficiente para uma nova jornada. Faça planos concretos e conte com o apoio de quem você confia para analisar, criticar e acrescentar detalhes em seus planos. Após o período difícil, coloque em prática aquilo que está no papel. Jogue fora a energia negativa do último projeto e a transforme em motivação para melhorar o atual. 

Madalena Feliciano 

Diretora geral da Outliers 

http://www.outlierscareers.com.br

Última edição (209)

Destaques:


Dormindo de bolso cheio

Esquente as vendas no verão

Quer expandir sua loja?

Caminho da compra

Reduza tributos

Cadernos:
Aves
Aquarismo
PetClínicas


Saiba mais ›

Destaques:


Thelson Rizzo compartilha conselhos

Lhasa Apso: aprenda a tosá-lo

Brasileiro conquista americanos com seu trabalho

Projeto qualifica jovens com deficiência



EnqueteEnquetes anteriores

O que fazer quando o cliente diz: “Só estou dando uma olhadinha”?








Participando da nossa enquente você concorrerá a prêmios

Agradecer de maneira formal e aguardar

Fazer uma nova abordagem, mais simpática

Dar espaço ao cliente e se direcionar a outro consumidor

Da espaço ao cliente, mas ficar disponível para qualquer dúvida dele

PUBLICIDADE