quinta-feira, março 28, 2024
Administração

A importância da precificação de produtos e serviços para as empresas de pet business

A edição 158 da Pet Center questionou os seus leitores em sua enquete virtual sobre a precificação de produtos e serviços em sua empresa. Confira a opinião do especialista sobre o tema e saiba as vantagens de refletir antes de colocar preços nos produtos e serviços dos negócios pet.
 
Nesse artigo irei falar um pouco sobre precificação. Tentarei, através de um texto sintetizado, porém consistente, elucidar este importante assunto que muitos gestores ainda desconhecem.
Muitas decisões de compra são feitas com base nos preços dos produtos. A maioria dos consumidores possui desejos e necessidades ilimitadas, porém recursos limitados. A alocação destes recursos de forma eficiente otimiza a satisfação dos indivíduos de uma sociedade. O consumidor, portanto, de modo geral, somente compra um produto ou serviço se o preço justificar o seu nível de satisfação com a compra.
O preço ajuda a dar valor às coisas e representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação dos recursos, capital, mão de obra e manufatura dos produtos comercializados.
A precificação é uma ferramenta mercadológica indispensável. Uma boa determinação de preços pode levar uma empresa ao desenvolvimento e lucratividade, ao passo que uma má determinação pode levar a organização até mesmo à falência. O preço é um valor arbitrado para um bem ou um serviço. Qualquer transação de negócio envolve um valor monetário que é a precificação.
Desde que o homem abandonou as cavernas em busca de alimentos, ele precisou negociar para poder adquirir algo. O princípio das trocas estabelece um parâmetro que serve de base para a negociação. Modernamente, esse parâmetro é o preço.
 
Objetivos
Existem vários objetivos que podem ser almejados pela empresa no tocante a precificação.
A prática de preço pressupõe uma meta, que pode ser remunerar o capital empregado em um negócio, bem como remunerar a força de trabalho e gerar lucro para os acionistas.
Mas também há o objetivo de marketing, como conquistar o mercado à base de preços atrativos em relação ao valor do produto ou aos preços praticados pela concorrência.
O desempenho de uma empresa também pode ser avaliado pela precificação que ela consegue praticar, ou seja, empresas que possuem produtos de reputação podem eventualmente praticar preços mais elevados. Por outro lado, quando os objetivos de retorno sobre os investimentos são de longo prazo, é possível praticar preços mais baixos para conquistar o mercado ou obter vantagens competitivas que retardem o crescimento da concorrência.
A maximização do lucro, no entanto, não deve esquecer a responsabilidade social de um negócio perante a sua comunidade.
 

Caio César Ferrari Santângelo, MSc.
Professor Universitário da UNIVALI. Responsável pela empresa de consultoria da UNIVALI (Uni Júnior Consultoria e Gestão Empresarial) e diretor de marketing da Santangelo Consultoria Empresarial.