SEGMENTO DE RAÇÃO PASSA A SER MONITORADO COM PESQUISA TOP OF MIND


Foto: Irina Medvedeva/iStockphoto.com

Estudo será feito através de uma metodologia estruturada, que se repetirá ao longo dos anos

As rações para cães e gatos movimentam a maior parte do faturamento dos pet shops de todo o Brasil e do mundo, e a cada ano novas marcas, novas tecnologias e produtos diferenciados surgem, conquistando novos consumidores. Ao longo de 5 anos uma marca líder de mercado passa a ser um player sem relevância, e igualmente o contrário. Por isso, conhecer e monitorar o mercado e a “dança” das marcas é essencial para quem deseja se destacar. Assim, a editora Top.Co. e seu novo braço de pesquisas de mercado, o Instituto de Pesquisa Pet, estão realizando uma pesquisa com lojistas da região sul e sudeste. Através de uma metodologia estruturada, que se repetirá ao longo dos anos, será também possível visualizar tendências e entender os rumos que o mercado tende a seguir.

A Editora está há quase 25 anos no mercado, segmento canal especializado, por isso possui expertise nesse segmento, que é muito diferente do canal varejo alimentar, pois possui características únicas. O lojista do canal especializado ainda é um formador de opinião, e através da pesquisa você entenderá os drives que os levam a optar por uma ou outra marca, inclusive os nuances regionais desse canal.

A pesquisa de mercado irá eleger as marcas top 5 do mercado de ração para cães e gatos e está segmentando o mercado de rações em duas categorias, ou seja, teremos 10 marcas contempladas. Primeira categoria – rações Super Premium (aqui incluímos todas as Super Premium e as Premium Especial, dependendo do entendimento do lojista, já que essas classificações são extremamente subjetivas para o público intermediário e final). Segunda categoria – rações com melhor “custo/benefício” (aqui incluímos as categorias Premium e econômicas, de acordo com o entendimento do lojista). Essa separação na entrevista deixa o lojista bem a vontade para encaixar a empresa na classificação que ele entende, pois ele responde à pergunta: “Fale-nos a marca de uma ração top que você indica para seus clientes”, e também a segunda pergunta “quando o seu cliente procura um produto com melhor custo/benefício, está preocupado com o que vai gastar, qual marca de ração você sugere?”.

IMPORTÂNCIA DO TEMA

A pesquisa é importante para quem atua na área de planejamento e marketing, na indústria e canal de distribuição. Também é essencial para quem vai montar um pet shop, pois ela também fornece um grande apren- dizado, diminuindo a falha na monta- gem do mix de produtos da loja.

A partir de outubro de 2020 a pesquisa estará disponível para comercialização. Além da pesquisa de marcas de ração, o Instituto de Pesquisa Pet também passa a monitorar marcas de anti-pulgas, vermífugos, shampoos e snacks para cães e gatos. Você poderá solicitar mais informações no e-mail: atendimento@institutodepesquisaspet.com.br


Por Natália Miranda – Diretora da editora Top.Co., há quase 25 anos no mercado pet, atuando com a publicação das revistas Pet Center/ Groom Brasil; Pulo do Gato; Cães & Cia; Medicina Veterinária em Foco; o concurso de tosa Groom Brasil; a feira SuperPet; e o congresso VetScience.


Clique aqui e adquirá já a edição 226 da Revista PetCenter/Groom Brasil e veja todas as reportagens na íntegra!