terça-feira, julho 16, 2024
Aves e AquarismoEdição atual

Entrando no mundo do aquarismo digital

Foto: Arquivo pessoal Ivan Oliveira

Confira alguns passos básicos de como se adequar às vendas e ao universo on-line

Nas últimas semanas uma una- nimidade que vem sendo discutida sobre o novo mundo pós-pandemia é que o mundo digital que veríamos daqui 5 anos, com todos muito mais conectados, ocorreu em menos de 2 meses. Portanto, demos um salto no futuro de 3 a 5 anos na cultura de ser digital. Até aqueles que relutavam em usar a tecnologia digital para comprar, pagar contas e trabalhar, tiveram que se render a este novo mundo. Estar conectado se tornou algo emergencial

para as empresas. Mesmo que ainda não seja o momento da sua empresa ter um e-commerce, investimento necessário em um futuro próximo, o em- presário precisa estar consciente da necessidade de se atualizar e estar nas mídias sociais. Um estudo da Ibope Media mostrou que 73% dos usuários de internet no Brasil realizam pesquisas antes de realizar a compra, mos- trando mais uma vez a importância da presença on-line de sua empresa para o público durante sua necessidade.

POR ONDE COMEÇAR?

O primeiro passo é comprar um bom celular para sua empresa e criar uma conta empresarial no WhatsApp. Coloque contatos, um resumo dos produtos e serviços da empresa, localização e catálogo com fotos dos principais produtos e da loja. Depois repita o processo no Google Meu Ne- gócio, Instagram e Facebook. Existem diversas outras plataformas, mas es- tando presente nestas e postando conteúdos pelo menos duas vezes por semana, você começará a atrair clientes de forma gratuita para sua empre- sa. Com isso, o WhatsApp e telefone irão tocar durante todo o dia e noite. Posso dar meu testemunho de como aconteceu com meu site. Após iniciar as postagens mais constantes no Insta- gram e há uns 3 meses de forma diária sem interrupções, tivemos um incremento nas vendas do site de mais de 100% e passamos de 3.000 para 7.000 seguidores de forma “orgânica” (sem pagar para a plataforma divulgar nosso conteúdo) e um pouco de tráfego pago (pagar a plataforma para enviar a postagem para pessoas com interesse no assunto) isso tudo em menos de

miolo.indd

um ano, e com a ajuda de um aplica- tivo onde você organiza todas as fotos e vídeos em um único dia e ele faz as postagens nas horas e dias definidos pelo usuário durante o mês, o que fa- cilita demais a vida de quem cuida do marketing digital.

PRODUÇÃO DE VÍDEOS

Clientes “aquaristas” são essen- cialmente visuais, gostam do hobby para admirar seus animais, ao con- trário dos donos de outros pets que são mais sinestésicos e querem dar carinho e afago. Assim, o aquarista tem a necessidade de ver seus animais e querer sempre comprar novidades, é um colecionador. Assim, produzir fotos e vídeos e postá-los em seu Ins- tagram ou no seu canal do YouTube, é muito atrativo para eles.

Inicie com a produção de vídeos simples da chegada de peixes e outros itens na loja, ou ainda peça a clientes que enviem vídeos de aquários. Mos- trar soluções para pequenas dúvidas que costuma receber no dia a dia da loja é outro tipo de vídeo que agrega valor ao seu produto ou serviço.

GERE CONTEÚDO ÚTIL

No mundo do marketing digi- tal não mostre que você quer vender. Você precisa ajudar seus clientes com vídeos e fotos e, junto a isso ensine, mostre como funciona e o que seus

produtos e serviços irão trazer de benefícios ao cliente. Dessa forma, ele irá lhe retribuir vindo à sua loja ou querendo comprar com você na web.

SEJA ÁGIL

Também é importante respon- der o mais rápido possível todas as mídias que escolher trabalhar. Comece colocando respostas automáticas no WhatsApp, agradecendo a mensagem, lembrando que retornará logo que possível nos horários de funciona- mento da empresa; e realmente tente cumprir o que foi prometido. O ideal é responsabilizar um vendedor nesta tarefa, onde a cada 30 minutos ele confere e responde as notificações em todas as mídias. Parece complicado e desgastante, mas imagine sua loja cheia e você atendendo várias pessoas ao mesmo tempo, só que isso aconte- cendo no mundo digital, com custo de divulgação muito abaixo de outras mídias de publicidade.

LOGÍSTICA DE ENTREGA

Tenha uma logística de entrega eficiente. De nada adianta você estar com a bola, passar driblando cinco jo- gadores e de frente para o goleiro não conseguir fazer o gol. A promessa da entrega deve estar dentro da expec- tativa do cliente em receber o produ- to, isso quer dizer, entregue antes do esperado, dentro do prazo, feito por

um entregador educado, que saiba o que está entregando e, se possível, em uma embalagem diferenciada. Hoje se fala muito a palavra Overdelivery que é entregar mais do que o esperado, então, tente agradar o cliente com algum brinde (imã de geladeira para lembrar de alimentar os peixes, cane- ta, amostras, ou adesivo de peixe para colocar no carro, etc.) ou um descon- to inesperado junto com a entrega e em tempo hábil – sempre dentro da promessa.

Mergulhe de cabeça nesse novo mundo. Só as empresas que fazem negócios integrados à internet terão continuidade! Boas postagens, boas vendas e bons lucros!


Por colaborador: IVAN OLIVEIRA

Com mais de 25 anos de experiência no mercado de aquarismo, é proprietário da Aquariomania, atacado de peixes, produtos para aquariofilia e e-comerce (www.aquariomania.shop), de Fortaleza-CE, sócio-proprietario da Piscicultura Tanganyika no setor de peixes e corais marinhos e vice- presidente da Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia (ABLA).