Como melhorar a alimentação das aves com suplementação

Prebióticos, probióticos, acidificantes e sequestrantes de micotoxinas podem equilibrar a saúde do animal

Por João Francisco Basile da Silva

Foto: Gajus/iStockphoto.com

A maioria das rações para aves que estão atualmente no mercado são completas e raramente são necessárias suplementações com o objetivo de suprir alguma falta de nutrientes que porventura possa acontecer. Mantendo-se a saúde intestinal dos animais, raramente alguma suplementação será necessária. Mas quando é preciso algo a mais na alimentação dele, esta necessidade é suprida pelos condicionadores ou aditivos alimentares

Estes não podem ser considerados exatamente suplementos, mas sim produtos cujo objetivo é manter a saúde intestinal e, por consequência, a saúde total das aves. São eles: prebióticos, probióticos, acidificantes e sequestrantes de micotoxinas. O uso de cada um na rotina da criação pode trazer diversos benefícios ao animal.

Prebióticos e probióticos

Eles são um tipo de suplemento alimentar composto de microrganismos vivos que beneficiam a saúde do animal através do equilíbrio da microbiota intestinal. A colonização do trato intestinal com organismos benéficos dificulta sua colonização por organismos patogênicos (princípio da exclusão competitiva). Além disso, eles produzem de substâncias antibacterianas e enzimas úteis ao organismo. Outro benefício dos probióticos e prebióticos é o estímulo do sistema imunológico, fato comprovado em vários trabalhos científicos. Estes benefícios resultam em aumento no ganho de peso, melhor conversão alimentar, incremento da produção de ovos em poedeiras e ainda redução da colonização intestinal por alguns patógenos como, por exemplo, a salmonella.


João Francisco Basile da Silva- Presidente da Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia (OBJO). Agrônomo, cria canários desde a infância, é juiz nacional aprovado pela OBJO em 1988 e juiz mundial desde 1992. Está no terceiro mandato como presidente da OBJO.


Leia a matéria na íntegra adquirindo o Anuário Distribuidores Pet/Vet 20202/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *