terça-feira, março 19, 2024
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Campanha de castração: marketing, oportunidade de vendas ou social?

Famosos como a Nicole Bahls, aderiram à campanha promovida pelo pet shop – Foto divulgação

Através de um case, podemos pensar em formas de explorar o Outubro Rosa no pet shop

Conversando com Rosane Tunes, do Olhos Felinos Caninos Pet Shop, do bairro Itacorubi, de Florianópolis, sobre uma parceria para divulgarmos sua campanha do Outubro Rosa na revista Pulo do Gato da editora, não pude deixar de enxergar uma oportunidade, ou melhor, a necessidade de abordar o tema aqui na revista Pet Center. Atuei no mar-
keting da rede de pet shops 100% Pet por alguns anos, e na época, percebíamos inúmeras oportunidades de realizar ações sociais com o público que não significavam somente uma ação social em si, mas também um forte engajamento com a comunidade local e crescente oportunidade comercial.Assim, pretendo abordar algumas dessas oportunidades aqui na revista, nas próximas edições.

Pet shop fez parceria com a Premier Pet para campanha Outubro Patinhas Rosas – Foto: Divulgação

Nesta edição gostaria de dar destaque ao Outubro Rosa, que é um tema que já está sendo explorado por alguns pet shops. Como já existe um entendimento por parte do consumidor quanto a proposta de prevenção do câncer de mama, para essa campanha, só temos que incluir as cadelas na temática, já que o foco são mulheres e o câncer de mama. Essa campanha é uma oportunidade real para o lojista agregar faturamento para a clínica, acréscimo de fluxo para a sua loja, visibilidade para a sua marca, engajamento com a comunidade e parceria com os seus fornecedores. Rosane aprendeu ao longo de alguns anos como realizar uma campanha com excelência, e com certeza, a cada ano ela a incrementa ainda mais. Além disso, fica cada vez mais fácil dela gerenciar toda essa movimentação de marketing. Confira abaixo o bate-papo que tive com Rosane sobre como ela atua nessa campanha.

Revista Pet Center: Campanha de castração, ação de marketing, oportunidade de vendas ou uma ação social? 

Rosane Tunes: Na realidade não é uma campanha específica de castração, ela vai além, pois a castração é a primeira atitude a ser tomada pelo tutor, ou seja, ele deve ter a responsabilidade de buscar sempre castrar na data correta, uma vez que a castração tardia pode trazer muitas complicações para a saúde da fêmea. A campanha tem como principal objetivo a saúde e o bem-estar animal, e busca conscientizar os donos de pets a importância da castração, vacinação, vermifugação, alimentação adequada, ambiente saudável para o animal e exames periódicos, pois mesmo o animal castrado, necessita ter acompanhamento por um profissional médico-veterinário.

Embaixadores Pet, tanto cães como gatos famosos na web, também fizeram parte da ação – Foto: Divulgação

RPC: Há quanto tempo vocês realizam a campanha no pet shop? 

Rosane: A campanha iniciou em 2015 de uma forma muito caseira, onde o foco estava somente em nossos clientes, com a realização do exame de palpação em todas as nossas fêmeas. Como a campanha chamou a atenção e elogios de várias pessoas, resolvemos transformá-la em algo maior a partir de 2016, com a criação do adesivo da campanha, adesivos para os pets, bandanas e o início do registro da marca Outubro Patinhas Rosas. Já em 2017 surgiu a ideia de colocarmos os Embaixadores Pets para apoiar na expansão do projeto, e em 2018 criamos as camas da campanha para sorteios.

RPC: Qual a projeção para esse ano? 

Rosane: A campanha cresce a cada ano, e no ano passado, além dos Embaixadores Pet, tivemos o apoio de celebridades como: Anitta, Augustim, Celso Zucatelli, Nicole Bolls, Celso Zucatelli, Claudete Troniano, Glória Pires, Lucilena Caetano, Mylla Christie e a cachorrinha Vida da Novela Aventuras de Poliana, que divulgaram a campanha em suas redes sociais. Já neste ano teremos o apoio de outras celebridades, entre elas, a Pietra Quintela. Somando todos os Embaixadores Pets, podemos chegar a mais de 2 milhões de seguidores, e adicionando as celebridades, poderemos ultrapassar os 30 milhões de seguidores, o que irá gerar uma amplitude muito maior do que em 2019.

RPC: Você entende que há um acréscimo real no volume de castrações graças a campanha?

Rosane: As pessoas estão ficando muito mais atentas para essa doença silenciosa que se chama câncer de mama e suas sequelas. Com o aumento da informação, a realização da castração é uma consequência. Mas ainda existe muita desinformação, e por este motivo, neste ciclo de 2020, estamos contanto com o apoio de celebridades, e de quase 100 Embaixadores Pets, entre eles, 41 são Embaixadores da Premier Pet. Já há alguns ciclos, temos patrocinadores que incorporaram a ideia de saúde animal e nos acompanham como a Premier, por meio do Instituto Premier, a Bicho com Luxo e a Pyti Biju.

E você, já pensou na sua campanha Outubro Rosa? 

Dizem que devemos “fazer o bem sem olhar a quem”, então os convido a realizar ações como essa em sua loja ou em sua empresa, mesmo que você não consiga enxergar um benefício imediato, você terá o privilégio de realizar algo superbacana para seus clientes e ainda estará envolvendo seus funcionários na conscientização e no engajamento de uma ação benéfica para a comunidade. 


Por: Natália Miranda – Diretora da editora Top.Co., há quase 25 anos no mercado pet, atuando com a publicação das revistas Pet Center/Groom Brasil; Pulo do Gato; Cães & Cia; Medicina Veterinária em Foco; o concurso de tosa Groom Brasil; a feira Superpet; e o congresso Vet Science. 


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