quarta-feira, novembro 29, 2023
Aves e AquarismoEdição atual

Aquarioterapia: um alívio para a rotina diária

Foto: Andrey Nikitin/iStockphoto.com

Em tempos de confinamento, hobby ganha ainda mais importância no dia a dia dos apaixonados por aquário

Muitas pesquisas atestam os benefícios da observação de um aquário. Uma delas, realizada na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, comprovou que a observação de aquários ajuda no controle do estresse, tensão arterial, ansiedade e até no alívio de

sintomas do Alzheimer. Não é à toa que comumente encontramos aquários em consultórios médicos, por exemplo. Eles ajudam a relaxar os pacientes, ainda mais se esses passarão por um procedimento mais complicado como uma cirurgia. “O aquário já é indicado há muito tempo para ajudar no combate a doenças como hiperatividade de crianças, fazendo com que elas acalmem através da contemplação diária de aquários”, lembra Itaubi G. Béber, proprietário da Uberê Peixes e Acessórios.

Foto: Andrey Nikitin/iStockphoto.com

Ainda segundo Itaubi, o aquarismo também tem indicação em terapias de energia como o famoso Feng shui, que ajuda as pessoas a planejarem os espaços da casa. “As pessoas acabam colocando um aquário ou fonte de água em algum canto da casa que seja mais adequado segundo essa técnica”, explica.

E se a aquarioterapia tem tantos poderes terapêuticos, imagine os benefícios que o hobby proporciona aos seus clientes ou até à equipe de sua loja? Um estudo conduzido pela American Pet Products Manufactures Association (APPMA), nos Estados Unidos, mostrou que aquários, de fato, melhoram a produtividade e a moral dos empregados.

AQUARISMO TRAZ ALÍVIO NO CONFINAMENTO

Durante esse momento difícil que estamos passando, o aquarismo também é um santo remédio. “Neste momento de pandemia os relatos dos nossos clientes/amigos é que o aquário está ajudando muito a passar por tudo que estamos vivendo atualmente!”, conta Rodrigo Azevedo Pereira, proprietário da loja Oceano Pet Center, de Goiânia-GO, que comparti- lhou conosco o seguinte depoimento de um de seus clientes: “Gastei neste período de pandemia mais que gas- tei nos últimos 12 meses com nosso aquário, mas prefiro mil vezes gastar com os aquários que com remédios de depressão.”

UM HOBBY PARA TODOS PRATICAREM SEM LIMITES

Diferentemente do que se pen- sa, “o aquarismo é um hobby fasci- nante e pode ser praticado por qual- quer pessoa independente da idade ou situação financeira. Tanto para quem tem pouco espaço como para quem deseja ter um lago em sua residência”, conta Alexandre Garcia, dono da loja Red Dragon, de Guarulhos-SP.

“Assim, podemos afirmar que é um ótimo hobby para todos, mas é ideal para quem procura algo para fu- gir do estresse, em casa, em especial nesses dias de distanciamento social”, complementa Rodrigo Borba Nunes, um dos sócios do Paraíso dos Peixes, no Rio de Janeiro-RJ.

______________________________________________________________________________
Por Samia Malas