7 dicas para formar um bom time de vendas

Todo distribuidor do mercado pet precisa treinar e preparar bem seus colaboradores

Por Aline Guevara

Foto: fizkes/iStockphoto.com

Um bom distribuidor – e lojista- precisa ter ao seu lado uma boa equipe de vendas, pois por mais que a sua mercadoria tenha qualidade e relevância no mercado pet, a ponte entre empresa e cliente é construída pelo vendedor. É esse profissional que vai apresentar o produto da distribuidora, que dará as informações necessárias para que a compra seja efetivada, e que será o “rosto” da empresa para o consumidor final.  Assim, formar com excelência o time de vendedores da sua empresa pode fazer grande diferença para o crescimento da marca. 

Importância do treinamento

Ainda que o profissional de vendas já traga uma boa bagagem de mercado ao entrar na empresa, é necessário alinhar as capacitações e potenciais do colaborador com as necessidades da sua distribuidora. Para tanto, o melhor caminho é o treinamento. “O treinamento em vendas consiste em trabalhar a interação entre os vendedores e os compradores. Ele fornece ferramentas e técnicas que ajudam o time de vendas a aprender a apresentar os seus produtos ou serviços de uma forma persuasiva aos clientes, de forma que estes entendam a mercadoria, respondam positivamente a abordagem e efetivamente comprem”, explica Eduardo Fonseca, diretor do Centro de Excelência em Vendas (CEVEN). E se a relação vendedor e cliente é importante, o primeiro também precisa desenvolver uma grande proximidade com a mercadoria ou serviço distribuído pela empresa. “O treinamento de produto se concentra na disseminação da informação e ferramentas que dão suporte às vendas de um produto ou serviço em particular”, conta Eduardo.

A deficiência no treinamento da equipe pode gerar várias consequências negativas que irão comprometer os resultados da empresa: problemas de comunicação entre gerência e vendedores, desmotivação e falta de preparo em lidar com o produto e atingir as demandas de venda da empresa. Eduardo entende que o treinamento deve se focar no profissional de vendas. “O principal objetivo do treinamento é desenvolver as competências dele, que são 10 delas: ética, percepção aguda, organização, mutualidade, criatividade, flexibilidade, conhecimento,  agilidade, proatividade e persistência”. Luis Henrique Alves, que já foi supervisor em lojas como PetCamp, 100% e Petland, completa a ideia. “Treinamento é fundamental para nortear a equipe de vendas […] O grande diferencial hoje não é mais o produto oferecido, e sim como ele é oferecido”. Contudo, o que deve estar no treinamento?  Seguir. Os consultores entrevistados apontam 7 dicas para formar o melhor time de vendas. 


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