Como ajudar o tutor de ave a escolher a gaiola ideal

07/01/2020 - 12:42

É preciso tomar cuidados com material do produto, espaço e até com algumas especificidades, dependendo da raça

Foto: Brunomili/iStockphoto.com

Foto: Brunomili/iStockphoto.com

Com o constante crescimento do ramo pet, inclusive para aves, hoje em dia encontramos vários tipos de gaiolas no mercado. As mais comuns são as usadas para individualizar os pássaros. Mas existem tipos diferentes e é preciso entender qual se adequa melhor à necessidade do seu cliente. 

Uma gaiola deve fornecer conforto para o pássaro e também deve facilitar a manutenção diária feita pelo criador. É importante escolher a gaiola correta para preservar o bem-estar, integridade e segurança do pássaro, seja contra predadores ou acidentes. Estas sempre devem ser as primeiras preocupações. 

No geral, as gaiolas fabricadas em madeira são as mais populares. Já quando a intenção é criar pássaros para procriação, as mais usadas são as feitas de arame ou ferro.

 

CUIDADOS

Na hora de escolher a gaiola é preciso alguns cuidados. Os criadores precisam levar em consideração o acabamento das de arame, pois quando elas não têm um processo de finalização adequado, podem apresentar farpas internas ou externas, altamente prejudiciais, pois podem machucar os pássaros e também as mãos e braços dos criadores. 

Também é preciso observar o projeto da gaiola e ver se existem espaços ou falhas (armadilhas) onde as aves possam enroscar a pata anilhada e sofrer fraturas. 

Algo que é preciso evitar é a gaiola com pintura que solte resíduo ou descasque facilmente, pois este material pode ser tóxico para a ave.

Leia mais adquirindo a edição 222 de Janeiro de 2020!