8 sinais de que o aquário não está saudável

07/01/2020 - 12:40

Para detectar problemas é preciso uma observação atenta ao ecossistema, água e animais

Foto: Tetiana Garkusha/iStockphoto.com

Foto: Tetiana Garkusha/iStockphoto.com

O aquário, por se tratar de um sistema fechado, necessita de um ambiente estável e saudável para o sucesso e bem-estar de seus habitantes. Existem diversas técnicas que podem ajudar o aquarista a atingir seus objetivos, duas delas, são primordiais: observação e análise de água.

Para se obter uma confirmação dos parâmetros da água dos aquários, é necessário o constante acompanhamento do aquário por meios de testes de água tais como pH, amônia, nitrito, nitrato, entre outros. Junto com a correta interpretação dos resultados dos testes, pode-se alcançar ou manter os parâmetros ideais para os diversos tipos de animais.

Porém uma ferramenta que é fundamental para o aquarista que pode detectar problemas antes da confirmação de testes é a observação. O constante acompanhamento do dia a dia e hábitos dos animais, plantas e do aquário em geral pode indicar que o seu sistema não se encontra no estado ideal. O aquarista também deve estar sempre atento ao comportamento dos animais e observar o aquário como um ecossistema que deve estar em equilíbrio. O menor desequilíbrio em parâmetros da água pode desencadear problemas nos animais. 

Os seguintes sinais devem ser observados e tratados imediatamente:

Leia mais adquirindo a edição 222 de Janeiro de 2020!