domingo, julho 14, 2024
Banho e Tosa

Thelson Rizzo: Versatilidade em cães SRD

Pela segunda vez, Thelson Rizzo se consagrou campeão da categoria Tosa do Bem. Vencedor em 2015, ele subiu novamente no pódio em abril deste ano, no Groom Brasil 2017/2018, cuja grande final aconteceu em Campinas, interior de São Paulo. Nessa modalidade, os groomers são desafiados a tosar cães sem raça definida (SRD) que são apresentados a eles no momento da competição.  “Fiz esse cão quase todo na faca, usei pouca tesoura. Ele chegou bem agitado, mas fui acalmando-o”, conta o groomer, que também levantou o troféu Groomer Star na tosa Comercial.

Thelson mora em Flores da Cunha, uma pequena cidade da serra gaúcha que é reconhecida como a grande adega do Brasil, pois reúne centenas de produtores de vinho. Com 29 mil habitantes, o município também abriga o pet shop do groomer campeão, o Pet Star.

O gaúcho começou a dar seus primeiros passos na profissão em 2007, quando tinha 29 anos. Com o apoio de sua esposa, Joice, ele encarou de peito aberto o desafio de mudar de profissão, já que era proprietário de um restaurante e cafeteria. “Profissionalmente não tive ajuda, fui com a cara e a coragem. Fiz cursos e especializações com pessoas que eram referências para mim”, lembra. Mas seria apenas em 2014 que ele iniciaria sua vida como competidor. Disputaria o Groom Brasil daquele ano, e conquistaria o terceiro lugar na categoria Tosa do Bem.

“Foi difícil, mas não me arrependo de nada, porque hoje é uma profissão que me proporciona muita felicidade. É muito gratificante pegar um cão e poder fazer uma tosa legal nele, colocar em prática tudo que aprendi”, emociona-se.

Com experiência em tosar cães SRD, Thelson compartilhou algumas dicas para os groomers que trabalham com esses pets em seu cotidiano. “São três as principais que dou para quem trabalha com SRD: primeiro é fazer com que o cão tenha confiança no groomer; segundo fazer uma avaliação da estrutura do cão; aí sim, em terceiro, determinar o estilo da tosa junto do tutor do pet”, orienta. A seguir, aprenda com os conselhos desse especialista em cães SRD!

Revista Groom Brasil: Ao tosar cães SRD, quais as principais características do animal que os groomers devem avaliar para fazer o trabalho? É melhor procurar semelhanças com raças e, assim, aplicar uma tosa padrão, ou não?
Thelson Rizzo: Primeiro devemos avaliar toda a estrutura do cão, para que, a partir da avaliação, possamos partir de um princípio e escolher a tosa que será feita, no caso de uma semelhança com outra raça ou não.
 
RGB: Quais são seus planos após essa segunda conquista no Groom Brasil?
Thelson Rizzo: Meus planos são seguir competindo com ainda mais garra e determinação, investir em meu pet shop, na minha carreira e sempre manter o foco.

Confira a entrevista completa mais um passo a passo exclusivo com o groomer na edição 209.