sexta-feira, maio 2, 2025
Banho e TosaEvento

13 ª temporada do Groom Brasil: muita emoção do início ao fim

Confira alguns vencedores desta super competição

Foto: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Entre os dias 23 e 25 de abril de 2024, no Expo Dom Pedro, durante a feira SuperPet, em Campinas-SP, foi realizada a 13 ª temporada do Groom Brasil. Como juízes de 2024 estiveram presentes a norte-americana Tammy Siert, e os brasileiros Vânia Breim e Jhonatan Lemos Sartori. “Mesmo as pessoas que não ganham pódio estão sendo observadas e isso é muito importante. O Groom Brasil é uma vitrine e todos têm os seus trabalhos observados e avaliados pelo público, fazendo com que chamem a atenção do mercado”, aponta Vânia. “ Tenho muito orgulho de fazer parte do Groom Brasil desde o seu surgimento. Este ano o concurso foi muito emocionante, ainda mais porque tivemos dois bicampeões: Elson Freitas (categoria Comercial em 2022 e 2024) e Cintia Camargo (categoria Tosa Japonesa em 2022 e 2024). Parabéns a todos os participantes, vocês arrasaram”, comenta Mayse Lenny, organizadora do evento. A seguir confira pódios do concurso de 2024 (entrevistas dos finalistas serão publicados no site: groombrasil.com.br)

Professional

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos
(Da esq. à dir.) Pódio Professional: Anderson Barros (2º lugar); Amilton Marques (Best in Show) ; Adailton Marques (3º lugar)
Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

1º lugar: Amilton Marques (Best in Show), da Salon Star Groomers, de Natal-RN
“Essa foi a minha terceira participação no Groom Brasil, mas a primeira que conquisto o pódio. Os últimos 5 anos foram intensos no que diz respeito a estudo e a desenvolver técnicas. Melhorando as minhas e adquirindo novas.
As outras duas vezes que participei do Groom Brasil serviram como experiência e para que eu tivesse uma noção de como e para o que me preparar. Este ano competi com o Ireu, cão de uma amiga. Ganhar o Best in Show foi emoção pura: foi um dia de muita correria e obstáculos, passei o dia sem me alimentar e na expectativa para competir, até por causa dos grandes nomes que iria enfrentar. Sem falar na responsabilidade de estar representando o Rio Grande do Norte.”

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

2º lugar: Anderson Barros, da Groom School Anderson Barros, de Fortaleza-CE
“Foi maravilhoso! Depois de 10 anos sem participar do Groom Brasil, essa experiência foi extremamente gratificante. Como groomer veterano, que já fui Best in Show em 2014, essa conquista renovou minha paixão e confirmou que ainda estou em plena forma. Estou constantemente estudando as linhas e tendências dos cortes. Mesmo após mais de 10 anos sem competir no Groom Brasil, participo de pelo menos uma competição por ano e sempre alcanço o pódio. Isso demonstra que meu compromisso com a excelência e a inovação permanece forte. O cão que competiu comigo é um Bichon Frisé chamado Lego e pertence a um amigo, o Johnatan Robert, que inclusive foi Best in Show com o Lego em 2023. Este cão tem uma estrutura fantástica e vem de um dos melhores canis de São Paulo. Trabalhar com um cão de tanta qualidade foi uma verdadeira honra e prazer.

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

3º lugar: Adailton Marques, do Salon Dogs Star, de Natal-RN
“Para mim é uma grande vitória ter realizado um grande trabalho que chegou a conquistar uma colocação no pódio na categoria Professional. Sempre estou estudando para estar preparado para uma grande categoria como esta, que venho competindo desde 2017. Não lembro do nome do dog que estava competindo comigo, pois foi um colega de profissão que me emprestou ele para a competição em cima da hora, mas acabei dando-lhe o apelido de meu amigão.”

Palavra do patrocinador
“A Pet Smack é patrocinadora da categoria profissional desde a primeira edição, o que é motivo de grande orgulho pois acompanhamos a trajetória dos profissionais brasileiros desde muito tempo e percebemos o crescimento e a evolução desses profissionais ao longo dos anos. Muita coisa mudou, mas o importante é perceber e participar destas mudanças, ver que hoje temos serviços de alto nível aliado à segurança e bem-estar dos animais que confirma a solidez, seriedade e o preparo que os profissionais brasileiros ganharam nesses anos. Fruto de muito trabalho, empenho e preocupação aos detalhes, a qualidade sem renunciar à segurança, a disposição em se testar e testar novas técnicas, aprender e multiplicar conhecimento. Assim vejo o segmento dos profissionais de estética animal evoluindo de forma organizada, séria e sólida e isto é muito gratificante. Por isso, temos grande satisfação em apoiar e participar do Groom Brasil palco de toda essa trajetória!”
Andréia Arantes, diretora de Marketing da Centagro

Palavra dos juízes
“Esta categoria foi muito difícil de julgar. Os groomers trouxeram os seus melhores trabalhos. Tinham muitos bons trabalhos no ringue, mas a finalização do groomer que obteve o 1º lugar estava incrível!”, Tammy Siert.
“Dei graças a Deus que não estava julgando esta categoria, pois acredito que pelo menos 5 pessoas poderiam ser o Best in Show. Foi um detalhe ou outro que acabou definindo os finalistas”, Vânia Breim.

Novos Talentos

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos
(Da esq. à dir.) Hula Almeida (2º lugar), Thais Medeiros (3º lugar), Jean Iury (1º lugar); e Felipe Paiva (4º lugar – Prêmio de honra)
Foto: @abraaogcp

1º lugar: Jean Iury, do Centro de Estética Mimo’s pet, no Macapá-AP
“Vencer na categoria Novos Talentos foi um sonho realizado. Me dediquei muito em estudar o padrão da raça. Minha maior dificuldade foi a distância, pois moro no Norte do Brasil, uma região muito difícil para estudo, mas dei o meu melhor. Esta foi a minha primeira vez no Groom Brasil aqui em Campinas-SP, antes disso tinha competido apenas no Groom Pará, na categoria Iniciante. Competi com o Fly, que é meu cão.”

Foto: Abraão/Assessoria Pedrosa

2º lugar: Hula Almeida, do Armazém Pet JF, de Juiz de Fora-MG
“Ganhar o 2º lugar na Novos talentos foi maravilhoso, foi como se tivesse ganhado o 1ºlugar, foi uma pressão gostosa de sentir. Acho que sentir essa pressão é um privilégio, quando você sai da zona de conforto e vence a si mesmo. O Groom Brasil foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, me deu um propósito e confiança para saber que consigo realizar meus sonhos, mesmo eles sendo desafiadores. Só de participar já é uma conquista muito grande. Vinha me preparando há mais ou menos um ano, com estudos e muito treinamento. Preparando meu psicológico também. Foi a primeira vez que competi no Groom Brasil, mas ele foi minha terceira competição em um ano. A cadela que competi foi a Apple, do canil Di Libra’s.

Foto: @abraaogcp

3º lugar: Thais Medeiros, de São Paulo-SP
“Ganhar o 3° lugar foi sensacional. O preparo foi muito estudo e dedicação, preparei o Thorzinho (da tutora Letícia) bem cedo para o show e pegamos a estrada, tive ajuda do meu marido Caio e amigos Wesley, Renato e Aline. Foi minha 1° vez no Groom Brasil e a primeira competição da minha carreira. Ganhar o 3°lugar na sua primeira vez é sensacional. Curti muito o momento e tudo fluiu. Agradeço a Deus por tudo hoje e sempre. Nosso progresso e sucesso só depende de nós mesmos, por trás de uma conquista, tem noites de estudos, domingos de especializações, dor, choro, alegria.”

Foto: @abraaogcp

4º lugar: Felipe Paiva, de São Paulo-SP
“Tenho 3 anos na área pet e 2 como tosador. O Groom Brasil era uma meta, pois minhas referências sempre comentaram sobre o evento e sobre o peso que ele tinha. Esse ano consegui alcançar um reconhecimento nele e o resultado do meu trabalho me deixou muito feliz! Alcançar o pódio foi algo que não consigo expressar com palavras. O reconhecimento do meu trabalho tanto pela Tammy quanto por outros profissionais que estavam presentes e conseguiram me dar feedbacks não tem preço. Competi com o Kion, que é meu xodozinho. Ele está comigo desde os 2 meses de idade e agora que completou um ano, começamos a competir e colocar em prática todo o treinamento que tivemos durante esse tempo.”

Palavra do patrocinador
“É sempre um grande prazer e privilégio participar ativamente e patrocinar incentivando categorias como a Novos Talentos e a Tosa Comercial. Acreditamos que são estas as grandes oportunidades de pessoas comuns, que trabalham no meio, de demonstrar o seu grande talento e de se aprimorar, pois toda competição há em si uma troca de experiências entre os participantes e com os juízes”, Mauricio Pellegrino, diretor da Sweet Friend.

Palavra dos juízes
“Uau, eu fiquei muito impressionada com esta categoria, tanto que tive que dar uma premiação de honraria ao Poodle (que acabou ficando em 4º lugar). Neste ringue os groomers também entregaram o seu melhor trabalho, mas o 1º lugar trouxe um Spitz com muito pelo e realmente conseguiu transformar bem o cão”, Tammy Siert
“Esta é a categoria de que mais gostamos e ela só cresce. É muito bom ver os profissionais começando e evoluindo no ano seguinte”, Vânia Breim

Comercial

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos
(Da esq. à dir.) Junior Andrade (2º lugar); Elson Freitas (1º lugar); Janaina Salete (3º lugar)
Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

1º lugar: Elson Freitas, do Ateliê da Tosa, de Resende-RJ
“Ganhar a categoria comercial no Groom Brasil é incrível, e ser Bicampeão é sonho de mais para mim. O Groom Brasil foi meu primeiro campeonato e vivo ele intensamente todos os anos, me jogo de coração nele. O Deco (meu modelo) é um parceiro incrível de vários pódios, temos uma conexão ímpar, nosso currículo é gigante de títulos e viagens. Amo esse Spitz e sou muito grato aos tutores dele (Edilaine e Adilson) por me confiarem sempre que preciso., vocês são pessoa incríveis, sempre serei grato pela confiança. Agradeço também a minha família por toparem minhas loucuras e sou grato demais da conta a Deus por permitir que essa história acontecesse”

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

2º lugar: Junior Andrade, da Doggi, de Ribeirão Preto-SP
“Para mim foi um grande desafio pessoal e profissional participar do Groom Brasil e competir com grandes tosadores que admiro demais. Comecei a competir em 2023, esse foi o 3º campeonato que participei e o 2ºque tive o prazer de receber pódio. Fui com o Reiki, meu cachorro. Ter ganhado com ele foi ainda mais gratificante ainda. Comecei a tosar em Campina do Monte Alegre-SP, minha cidade natal, e hoje sou dono da Doggi.”


Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

3º lugar: Janaina Salete, do Pet shop Griff do Pet, de Piumhi-MG
“Para mim estar neste pódio foi muito importante, pois é uma categoria do nosso dia a dia, então me sinto preparada para atender o público de cada dia. A escolha do cão é bem importante para uma competição de alto nível como esta, depois disso é só ansiedade e lembrar de tudo que aprendi. Minha primeira competição no Groom Brasil foi em 2017e como perdi muito até começar a ganhar, desanimei um pouco, mas essa energia de estar ali me encantava, então voltei com tudo e agora já peguei o tão sonhado pódio! Competi com o Everest, que é meu, porém divido ele com uma outra pessoa”.

Palavra do patrocinador
“Mais uma vez participamos e levamos também como prêmio um cheque para a troca por produtos, levando a estes talentos da tosa também os nossos produtos para que possam entregar um resultado melhor também no banho, que é uma fase importante na preparação da pelagem para estes profissionais. Acreditamos e incentivamos para que mais pessoas se permitam participar de provas como estas, pois é sempre um passo importante para a carreira e para o conhecimento do groomer! Não apenas com o objetivo de ficar entre os 3 primeiros, mas, estar nesta competição já é estar entre os que se destacam na profissão e isso é muito importante”, Mauricio Pellegrino, diretor da Sweet Friend.

Palavra dos juízes
“O 1º lugar chegou no ringue com um cão que tinha tanto pelo que sequer parecia ser um Spitz Alemão. O trabalho de balanço e de tesoura deste groomer foi excepcional! Os dois Shih Tzus foram realmente transformados! As expressões deles derreteram o meu coração. O trabalho de tesoura feitos em ambos foi incrível, pois eram duas pelagens muito difíceis”, Tammy Siert

Pomerânia

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos
(Da esq. à dir.) Elson Freitas (3º lugar); Guilherme Ribeiro (1º lugar) e Kaique Mendonça (2º lugar)
Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

1º lugar: Guilherme Ribeiro, de Recife-PE
“Ganhar nesta categoria foi a realização de um sonho, onde tive o prazer de disputar com grandes nomes do mercado groomer de todo o Brasil, foi desafiador e aconcretização de anos de dedicação a esta raça. Me preparei por 9 anos até ter a oportunidade de disputar a final. Tive a grande ajuda da minha técnica Adriana Skolimoski, que desenvolve esse trabalho no time de Competição do qual faço parte. O nome do meu cão modelo é Pitter ele é do canil que tenho parceria, o Marques Pons”

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

2º lugar: Kaique Mendonça, do Trend Pets, de Belo Horizonte-MG
“Ganhar foi simplesmente incrível, uma energia surpreendente, ainda mais que tive o privilégio de dividir o pódio com dois companheiros de equipe da Dolce Pet. Estava me preparando desde agosto de 2023 para este Groom Brasil, onde compito há 2 anos (o mesmo tempo que tenho de profissão). O nome do cão que competi é Clandestino (do Jack Poms Kennel), já é nossa segunda competição. Ano passado conquistamos o primeiro lugar no Master Groom.”

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

3º lugar: Elson Freitas, do Ateliê da Tosa, de Resende-RJ
“Não me canso de rever as fotos desse pódio, pois foi incrível dividi-lo com meu time. Sei o quanto Gui Ribeiro e Kaique Mendonça são dedicados e merecedores desse pódio. Foi incrível estar no pódio da Pomerânea pela segunda vez! O Shelby é aquele modelo mais improvável que todos nós competidores sonhamos ter, ele é filho de um casal muito apegado a ele, então, nem esperava que um dia poderiam me ceder esse presente de competir com o Shelby. O dia que a Beatriz e o Gustavo disseram que me confiariam ele, não acreditei. Já temos dois pódios juntos e virão muitos outros por aí! Obrigado à minha treinadora por estar conosco (Adriana Skolimoski) e a todo time Dolcepet por me apoiar.

Palavra dos juízes
Esta foi outra categoria bastante difícil de julgar. Mas os três vencedores dela tinham o melhor perfil, balanço, acabamento e transformação de seus cães”, Tammy Siert.
“Tivemos trabalhos muito bem-feitos, com acabamentos impecáveis e com ninguém ultrapassando o limite de pelo, todos tomando este cuidado básico e super importante”, Vânia Breim

Handstripping

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos
(Da esq. à dir.) Edgar Ferreira (2º lugar); Rosa Maria da Silva (1º lugar) e Marcus Cotta (3º lugar)

1º lugar: Rosa Maria da Silva, da Bom Pra Cachorro, de Botucatu-SP
“Já faz 3 anos que participo do Groom Brasil e tive muita perseverança em aprender mais sobre como cuidar da pelagem de cães de pelo duro. Tive muita ajuda da Vânia Breim, que é uma mãe para nós tosadores do handstripping. Aprendi a amar essa categoria porque tenho um ídolo que admiro muito, o Edgar Ferreira, que é um mestre em handstripping, um profissional que nunca se negou em ensinar a técnica. Então, é muito emocionante entrar no ringue de tosa com ele. Competi com a Maria Mulambo, minha cachorra, que foi escolhida pela Lucia Aranha, outra profissional que admiro muito. Ela escolheu a Maria num canil para mim. Agradeço a todos do Groom Brasil por este prêmio de 1ºlugar e agradeço muito a Deus. Sou muito feliz por esta grande conquista”.

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

2º lugar: Edgar Ferreira, do Salon Pet Grooming, de Ribeirão Preto-SP
“Foi um prazer estar neste pódio, de um dos concursos mais tradicionais do Brasil, depois de 4 anos sem competir, foi top! Decidi participar de última hora, estava meio aposentado das competições, mas quando vi o post no Instagram do concurso, decidi ir. Esta foi minha 4ª vez no Groom Brasil, já venci duas vezes e peguei dois 2° lugares. Competi com meu lindo cliente chamado Pollas, da minha querida cliente Izabely Farias”.

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

3º lugar: Marcus Cotta, da Pet Conceito Mansões, de Campinas-SP
“Estar no pódio desta categoria foi muito gratificante e emocionante. Este foi o meu primeiro pódio no Groom Brasil, campeonato no qual participo há 8 anos. Há 1 ano vinha me preparando na raça Cairn Terrier e estudando muito para poder entregar o meu melhor. Leki é da minha cliente Marisol, e veio de mudança da Suíça para Campinas. Há um ano atendo ele e o seu irmão, que é um Westie, no meu banho e tosa.

Palavra dos juízes
“Esta categoria é sempre muito difícil para os competidores, pois a técnica de handstripping é difícil para alguns, enquanto para outros ela é aprendida com facilidade. A vencedora desta categoria tinha uma técnica excelente. Ela chegou no ringue com um cão de bastante pelagem, e conseguiu transformá-lo muito bem”, Tammy Sierte.

Tosa Japonesa

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos
(Da esq. à dir.) Emanoel Batista (3º lugar); Jaqueline Correa (2º lugar); Cintia Camargo (1º lugar) e William Souza (4º lugar)
Foto: @abraaogcp

1º lugar: Cintia Camargo, do Banho e Tosa Cintia Camargo, de Bragança Paulista-SP
“É sempre fantástico ganhar na categoria que eu mais me identifico em tosar. Sempre estudo antes o juiz para saber o que ele gosta de ver, associando àquilo que eu acredito e gosto de fazer. Esse tema em específico, que fiz na competição de 2024, escolhi para saudar o amor que sinto pelo meu pai, que hoje já não está mais entre nós! Ele era pescador e eu associei a ‘carpa’ a ele e à nossa família. Competi com a Bel, minha Shih Tzu, que está sempre comigo nas competições.”

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

2º lugar: Jaqueline Correa, da Mimado de Montanha Pet Shop, de Lajeado-RS
“Para mim foi maravilhoso em todos os quesitos vencer nesta o 2º lugar nesta categoria. Há 2 anos sonhava em competir no Groom Brasil, mas nunca conseguia por falta de modelo ou dinheiro. Este ano consegui deixar o pelo do meu cão crescer bem para competir, o Kael. Vendi rifa, vendi muito workshop online para juntar dinheiro e ir viajar. A minha tosa não tinha um tema definido, mas queria fazer algo diferente. Foi o Conrado Doval, que é meu amigo, que me ajudou a montar o trabalho que eu apresentei, com a bundinha com arco de barbatana. Espero que ano que vem consiga participar novamente”

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

3º lugar: Emanoel Batista, da Estética Animal Emanoel Batista Groomer, de Alfenas-MG
“Tenho 24 anos e este ano faz 8 anos que estou na área pet, então estar no pódio do Groom Brasil foi incrível! Estar lá competindo com amigos e se divertindo, para mim é algo muito prazeroso. Estar no pódio onde a Cintia ficou em primeiro é uma grande dádiva. A preparação para esta competição começou vários dias antes. Tenho duas grandes inspirações e sou extremamente apaixonado e já tive a honra de participar de Workshop e palestras que eles ministravam: Steven Hong e Laily Azhade, ambos chineses. O estilo e cortes que eles fazem para mim é de encantar os olhos. Na competição fiz o estilo asiático com algumas marcações de colorações e um Pikachu, cuja inspiração veio de Laily! Me apresentei com o Noah, meu Poodle, que está sempre comigo. Ele é um cão excepcional!”

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

4º lugar: William Souza, de São Paulo-SP
“Emocionante demais ganhar essa premiação de honraria, foi muito significativa para mim, pois eu estava me recuperando da dengue e fui competir mesmo assim, com a Melissa, que é minha. Sempre me preparo com uns15 dias de antecedência para as competições, coloco toda a minha criatividade em um papel e logo em seguida começo a preparação da pelagem e da coloração do cão.

”Palavra dos juízes
“Esta categoria foi muito divertida de julgar. Observar os groomers começarem seus trabalhos com um cão bastante peludo e pintados com algumas cores e ver como eles transformam isso numa obra de arte é incrível! Todos os competidores fizeram um trabalho fantástico e eu tive que dar uma premiação de honraria nesta categoria também (4º lugar)”, Tammy Sierte.
“Interessante observar o rumo que está tomando a Tosa Asiática, pois ela está se fundindo com a categoria Creative. É algo a ser observado, pois acredito que no futuro teremos que ter duas categorias diferentes dentro do Asian Style”, Vânia Breim.

Fashion Groom

Fotos: @abraaogcp
1º lugar: Taylor Felipe, de São Paulo – SP, ao lado de juíza Tammy Sierte e Mayse Lenny (segurando o cheque do Groom Brasil)

“Sempre tento me planejar alguns meses antes da competição para sair tudo da forma que pensei, mas desta vez, decidi participar apenas 8 dias antes. Quem participa de competição de penteado sabe que é pouquíssimo tempo para preparar o penteado ,os acessórios, a fantasia, o enfeite de mesa etc. Na correria para planejar algo para colocar nos pelos, decidi fazer algo bem nostálgico que é o túnel com as famosas plantas carnívoras do Super Mário Bros e uma trança super imponente que tem um grande nível de dificuldade… Quanto a ganhar o pódio, é uma emoção muito grande, o seu trabalho sendo reconhecido por pessoas super renomadas. E isso acaba nos incentivando cada dia mais, a participar e a trazer novas tendências. O cão que usei é meu, o nome dele é Maluma, um Shih Tzu de 4 anos super bonzinho. Sem ele nada disso seria possível”.

Foto esq.: Valeska Breim/@vbreim_fotos e foto da dir. @abraaogcp
2º lugar: Ludymilla Silvino entre a juíza Tammy Sierte (à dir.) e Mayse Lenny, organizadora do Groom Brasil

Palavra dos juízes
“Esta foi uma categoria incrível também, que nós não temos nos Estados Unidos. Ter a habilidade de trançar os pelos do cão em uma linha reta, adicionando acessórios no meio do caminho, é muito difícil. Os dois trabalhos apresentados estavam realmente muito bons. O penteado do Super Mario Brother tinha alguns elementos a mais em seu design, por isso escolhi para o 1ºlugar”, Tammy Sierte.

Ranking: pontuação

Stripping

Valeska Breim/ @vbreim_fotos
(Da esq. à dir.) Luiz Gustavo (2º lugar); Pamela Lopes (1º Lugar) e Leo Gomes (3º lugar)
Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

1º lugar: Pamela Lopes, de Serra Negra-SP, do Dimy Pet e Lopes Groom
“Competi com um Fox Terrier, o Russell, do canil Hampton’s Court, que está comigo há 4 anos. Fiquei muito surpresa, pois tinha muita gente competindo com o handstripping. Todos estão de parabéns. Competir dá sempre aquele frio na barriga. A pelagem do meu cão tem uma textura diferente do Fox Terrier tricolor, então é uma cor mais fácil de cometer erros. Mas consegui mostrar um trabalho bacana em um cão ginger, embora tenha a sua dificuldade, e atender as expectativas dos juízes. Esse cão que competi tem uma estrutura muito bonita, e isso também ajuda. Brinco que é sempre 50% do cão e 50% do trabalho do groomer. O Russell tem um topline muito bonito, ele chama a atenção quando está bem montado. Queria agradecer ao Groom Brasil, pois sempre aprendemos muito com os juízes presentes.”

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

2º lugar: Luiz Gustavo, de São Paulo-SP
“Esse pódio foi realmente um passo muito grande para mim e para minha carreira. O Groom Brasil sempre foi um campeonato em que tive o sonho e desejo de estar competindo… e ficar no pódio é um sonho realizado. Estou muito feliz de ter um pedacinho nessa história que é oGroom Brasil. Eu competi com um Wire Fox Terrier chamado Divo Razera, de minha propriedade”

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

3º lugar: Leo Gomes, de Maricá-RJ
“Estou competindo nesta categoria há uns 2 ou 3 anos e é sempre muito bom estar aqui no Groom Brasil. Parabéns a todos os competidores! É sempre melhor competir com um cão que é nosso. Eu competi com o Pedro, meu cão, um Welsh Terrier. Que venha 2025, pois quero competir novamente!”

Palavra dos juízes
“Havia trabalhos muito diferentes, com texturas de pelos muito diferentes e os trabalhos apresentados tinham qualidade, foram bonitos. Espero que a categoria se fortaleça e que no próximo ano tenhamos mais trabalhos com a mesma qualidade que tivemos este ano”, Vânia Breim.

Sporting

Valeska Breim/ @vbreim_fotos
(Da esq. à dir.) Fabio Martins (2º lugar); Peterson da Silva (1º lugar) e Fabrício Braga (3º lugar)
Foto: @abraaogcp

1º lugar: Peterson da Silva, da Academia Therapet by Peter Silva, de Curitiba-PR
“Competir sempre é um mix de sentimentos, ainda mais quando se fala do Groom Brasil e também de uma categoria com pontuação para ir competir o Mundial fora do país. Estou nessa briga e vou confessar, ganhando ou perdendo, eu amo competir e evoluir cada vez mais minhas técnicas e conhecimentos. No Groom Brasil eu ainda nunca tinha competido nessa categoria, minha ‘filha’ Fiorella da raça Cocker Americano e eu, conseguimos juntos essa tão sonhada vitória.”

Foto: @abraaogcp

2º lugar: Fabio Martins, de São Paulo-SP
“Em todos esses anos competindo esta foi a primeira vez que consegui participar do Groom Brasil. Estou muito feliz pelo 2º lugar em uma das categorias mais difíceis do ranking. Competir ao lado de grandes nomes consagrados no meio dos groomers só este pódio ainda mais prazeroso! Uma competição envolve vários fatores e um dos principais é o conhecimento do modelo e sua preparação. O modelo o qual tive o prazer de competir e alcançar o 2º lugar foi um Cocker Americano que se chama Spaicke é de minha propriedade”.

Foto: @abraaogcp

3º lugar: Fabrício Braga

Palavra dos juízes
“Esta foi a categoria que mais tivemos dificuldade para julgar foi a do Sporting, pois havia lindos trabalhos. Realmente foi a que mais surpreendeu. Até o novato fez um trabalho maravilhoso. Foi gostoso de ver a categoria assim, fazia tempo que não tínhamos tantos cães competindo nela e com trabalhos tão benfeitos”, Vânia Breim

Scissoring

Valeska Breim/ @vbreim_fotos
(Da esq. à dir.) Mylena Salomé (2º lugar); Clayton Muniz (1º lugar) e Vanderlei Lopes (3º lugar)
Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

1º lugar: Clayton Muniz, de Americana-SP
“Minha história com o Groom Brasil começou há muito tempo! De lá para cá participo todos os anos e cada ano é um aprendizado diferente! Ganhar o Poodle Class e Scissoring é um privilégio e uma honra, pois são as classes mais concorridas, mas eu adoro essa adrenalina que a competição provoca! Competi com o Bichon Pingo Levendosk.”

Foto: arquivo pessoal

2º lugar: Mylena Salomé (@mylenasalome)
“Em primeiro lugar queria agradecer aDeus por ter me ajudado com tudo que venho passando para estar no Groom Brasil. Quero agradecer também a o meu colega de trabalho por ter me incentivado, Mario Knoll. Todos sabem que para que entremos numa competição, precisamos treinar, treinar. Infelizmente não tive tempo e nunca tenho depois de ter tido um bebê, mas depois de quase 3 anos sem competir, acabei levando sem esperar nada, o 2° lugar! Não tenho palavras para descrever a imensa alegria que fiquei e orgulho de mim mesma! Nunca desistam dos seus sonhos, nunca! E muito obrigada também ao meu querido amigo e mestre eterno Clayton Muniz por estar sempre me incentivando e acreditando em mim! E para finalizar obrigada ao meu filho Axel Le-Vendosk no qual eu me orgulho demais e me deu tantos prêmios. Essa foi a última competição dele pela idade, então fechamos com chave de ouro!”

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

3º lugar: Vanderlei Lopes, de Serra Negra-SP, do Dimy Pet e Lopes Groom
“Fiquei muito feliz com o resultado que obtive, pois tinham groomers de renome competindo, groomers que estão liderando em competições e consegui ter um bom desempenho. Competi com meu Bichon, o Giorgio, um cão que já competi outras três vezes com ele, uma fiquei em 3º lugar, outra em 1º e agora novamente em 3º. Ele estava com pouco pelo na cintura, algumas falhas que com as dicas dadas pela juíza espero corrigi-las e colocá-las em prática nas próximas competições. Mas fiquei muito feliz pelo resultado, perdi para dois grandes profissionais. O trabalho do Clayton é indiscutível, o cão dele ficou maravilhoso. Prefiro perder para um grande a ganhar de ninguém (risos). A competição foi maior do que a gente esperava, tinha muita gente no ringue, quase não couberam todos lá (risos), foi um sucesso. Fico muito feliz com isso, pois percebemos que há uma busca por novos profissionais para competir e os antigos competidores, que estavam meio parados, voltaram aos ringues. Isso faz com que o mercado de groomers tenha uma elevação, um cuidado, um zelo maior.

”Palavra dos juízes
“Como em todas as categorias, os trabalhos do Scissoring também estavam muito bons. Os Bichons apresentados tinham características muito diferentes, o tipo de trimmung muito diferente e o tipo de carinha. E isso foi um grande diferencial, a expressão do cachorro, o formato da cabeça, porque isso é superimportante no Bichon. Esse também foi um critério para que possamos selecionar melhor os cães. Tanto em Poodle como em Bichon, a votação para o primeiro lugar foi unanime entre os 3 juízes. O desempate foi mais para o segundo e terceiro lugar”, Vânia Breim.

Poodle

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos
(Da esq. à dir.) Glauber Paixão (2º lugar); Clayton Muniz (1º lugar) e Luan Gaia (3º lugar)
Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

1º lugar: Clayton Muniz (@claytonmunizbr)
“Tenho ganhado muitos prêmios, mas ganhar em 1º lugar no Groom Brasil me traz uma satisfação incrível, de que faço um trabalho bonito e bem-feito. Competi com o Poodle Rian Lara Fashion”.

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

2º lugar: Glauber Paixão, do Rio de Janeiro
“É sempre muito bom estar no Groom Brasil, um evento que marcou e marca muito a trajetória de todos nós, groomers, e eu sou um desses. Tenho muito carinho pelo evento. Finalmente consegui participar desta edição, pois estava desde 2019 sem participar e foi maravilhoso voltar. Meu parceiro foi meu Poodle Blaine e fiquei muito feliz de ver meu trabalho reconhecido no meio de tantos colegas que são tão bons e competentes também. Espero regressar ano que vem e matar a saudade desse evento lindo onde podemos reencontrar amigos e juízes maravilhosos. Obrigado Groom Brasil”.

Foto: Valeska Breim/ @vbreim_fotos

3º lugar: Luan Gaia, de Belém-PA
“Competir pela primeira vez no Groom Brasil foi absolutamente uma das sensações mais incríveis da minha vida e carreira profissional. Já competi com Poodle em muitas outras competições, em algumas peguei até colocações melhores, porém quando me inscrevi no Groom Brasil sabia que seria a categoria mais importante e difícil da minha carreira, pois ali estariam somente os melhores profissionais do país no trimming da raça Poodle, principalmente por se tratar de uma categoria hankeada e gerar a possibilidade de participar da seleção brasileira no Mundial. Tive a honra e o privilégio de estudar com a maioria dos profissionais que estavam na categoria, competir ao lado deles pela primeira vez era uma realização. O cão que competi era da criadora Rosana G., do canil Ayuara, e o proprietário é o Gilberto Ramos.”

Palavra dos juízes
“A categoria estava bem bonita, tinham cachorros muito interessantes. Quando a quantidade de trabalhos bons é grande temos que olhar os detalhes para desempatar. Assim, todos os desempates foram feitos na base de detalhes. Mas todos os trabalhos estavam maravilhosos, e surpreenderam a mim e à juíza internacional, Tammy Siert. Algo que vem se concretizando. Até pouco tempo a quantidade de Poodle Gigante predominava nas competições e hoje os Toy e Anão são a maioria”, Vânia Breim.

Por: Samia Malas