sábado, abril 20, 2024
Aves e Aquarismo

A importância da presença digital de sua loja de aquarismo

Jamais pense negativo no tempo em que vai investir com um cliente, ele pode ser aquele que venha fechar um projeto completo de aquário marinho – Foto: vojce/iStockphoto.com

Confira algumas estratégias de marketing digital para o segmento do aquarismo

Em meados de março, as ruas foram esvaziadas em todo o Brasil com o início das medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus. Mas era possível ver alguns estacionamentos lotados. Eram dos grandes atacados, atacarejos, hipermercados e as redes especializadas em produtos para animais de estimação. 

Da mesma forma, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre, sua maior alta em 20 anos nesse segmento de mercado. De acordo com estudo elaborado pela Ebit/Nielsen, em parceria com a Elo, o crescimento do faturamento teve aumento de 39% no número de pedidos em relação ao primeiro semestre de 2019.

De acordo com levantamento da Euromonitor International, o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pet, com 6,4% de participação global, pela primeira vez acima do Reino Unido (6,1%). Perde apenas para os Estados Unidos, que têm assombrosos 50% do mercado.

E o que sua pequena loja tem a ver com tudo isso?

Em diversos segmentos, o uso do marketing digital já é uma realidade consolidada. E não seria diferente no mundo do aquarismo, onde existem diversas vantagens e benefícios sólidos, independentemente do tamanho da loja de aquarismo e da região em que fica. Para facilitar o entendimento, que tal daqui em diante chamarmos de Marketing para o Aquarismo? Sempre que citarmos isso, falaremos de estratégias de marketing digital para o segmento do aquarismo.

O que é Marketing para o Aquarismo para sua de aquários ou negócio pet em geral?

Marketing para o Aquarismo é uma estratégia geral que envolve um conjunto de processos e ações utilizadas para identificar necessidades de mercado, criar soluções, evidenciar, divulgar e gerar valor em produtos e serviços para aquários em toda a cadeia do aquarismo desde o produtor, importador e fornecedor até o consumidor final. Muitas atividades podem ser listadas neste processo como: Tecnologia e diferencial dos produtos, armazenamento e estoque, visual da loja, branding (valores de sua marca em relação ao mercado e ao seu consumidor final), comunicação, propaganda, publicidade, comercialização e treinamento da equipe, entrega e relacionamento com o cliente.

Então o “Marketing para o Aquarismo são todas as ações desenvolvidas para a venda de produtos e serviços, para promover a sustentabilidade do hobby em sua região”.

O mais importante é que o Whatsapp não deve e, nem pode, ser seu único canal para a captação de potenciais clientes! Existe um mundo de possibilidades! Tente explorá-los.

Qual a importância do Marketing Digital no Aquarismo?

Quando se faz um marketing digital de qualidade, normalmente você gera interação com o público-alvo, melhora o relacionamento com o cliente e o posicionamento da sua marca, aumentando suas vendas. 

O relacionamento com o cliente consiste não apenas em divulgar a marca, mas mostrar quais são as vantagens que ele adquire ao optar por um produto que é comercializado em sua empresa. Ser visto é essencial para manter um crescimento das vendas em um período economicamente instável.

Essa alta capacidade de atração de clientes é possível por meio de um posicionamento da marca no mercado, com a ajuda de estratégias de marketing e de branding. Além de impactar clientes, uma empresa bem posicionada no mercado também influencia as pautas da mídia e conversas em grupos, os formadores de opinião da área e outras referências do público. Marketing offline ou online? Hoje em dia, principalmente na pandemia, existe uma demanda muito grande de empresas que fazem anúncios através de plataformas digitais, principalmente em redes sociais. As vantagens são inúmeras, entre elas:

• Mensuração de resultados pós-término das campanhas nos canais;

• Segmentação do público-alvo, você pode fazer campanhas para o público de aquarismo marinho e plantados, alcançando assim ótimos resultados;

• Presença nas redes sociais.

Como é o pós-venda

Na sua loja? PENSAR NELE É ESSENCIAL

Pense sempre no pós-venda! Essa é a ação mais importante dentro de toda estratégia de marketing digital! Philip Kotler, o pai da administração moderna, já provou que é muito mais vantajoso para uma empresa manter um cliente do que o investimento necessário para captar um novo. Ao captar, você levará um determinado tempo até que ele esteja convencido que a compra em sua empresa será realmente vantajosa para ele. E a vantagem vai além de preço em conta, mas todo um conjunto de ações que você precisa realizar para torná-lo um fã da sua marca.

Uma coisa é ter um cliente que é fã de uma marca de ração importada e que só compra isso na sua loja, uma outra coisa é ter um cliente que vai na sua loja, pois se sente bem, se sente como se estivesse em casa, vai para conversar, trocar ideias e sempre no final irá levar novidades ou algo que você indica. Isso é ter um fã. E lembre-se: Jamais pense negativo no tempo em que você vai investir com esse cliente. Pensamentos como: “Ah não, lá vem aquele cara que fala, fala, fala, não suporto ele”, só prejudicam seu negócio. Lembre-se que esse cliente pode ser aquele que venha a fechar um projeto completo de um aquário marinho da Red Sea em sua loja, o que pode render, além de sua fidelização, um projeto de aproximadamente R$ 12.000,00! Então, trate seus clientes com cordialidade agora e, lá na frente, colha os frutos do seu profissionalismo.

O mercado de aquarismo está se renovando – E VOCÊ TAMBÉM PRECISA SE RENOVAR!

 Como muitos especialistas apontam, tudo indica que 2021 será a consolidação das estratégias digitais do mercado pet brasileiro. E, da mesma forma que aumentam o número de produtos importados e o crescimento da indústria nacional com novas tecnologias, as lojas que comercializam esses produtos precisam voltar suas atenções para a praticidade que a internet oferece em divulgar esses produtos. Tenha certeza de que seus clientes já sabem dos últimos lançamentos do mercado, mas talvez ele não saiba que você comercializa esse produto.

Quantas vezes já se escutou lojista falando que não traz para sua loja um filtro Canister da Eheim porque não tem saída? Mas até que ponto os potenciais clientes sabem que ele está sendo comercializado em sua loja? Mesmo ele sendo caro, sempre vai existir alguém para comprar. Quem aparece nunca será esquecido!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou em 29 de abril de 2020 o estudo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) e mostrou que o equipamento mais usado para acessar a internet é o celular, sendo que o segundo foram para os PCs. E o terceiro lugar está com as Smart TVs. 

Percebe que a informação hoje pode ser acessada de várias formas e com experiências bem distintas? E que isso pode ir além de um grupo no Whatsapp? Isso significa que as portas do marketing digital estão abertas para o segmento de aquarismo, e as empresas que aproveitarem primeiro esta oportunidade terão ótimas chances de crescer e se consolidarem como referência neste mercado que não para de se expandir no Brasil, principalmente nesta etapa de isolamento, onde parte da população busca soluções para amenizar a solidão, angústia e até mesmo a depressão.

Serviços essenciais para estratégias do marketing digital voltadas às lojas de aquarismo:

1) Estratégia de Marketing Digital – Um conjunto completo de soluções e estratégias que vão desde a modernização da identidade visual da sua loja, passando pela criação ou otimização do site da sua empresa para vendas (e isso não implica em ter uma loja virtual), até o posicionamento da sua marca em mecanismos de busca (por meio das técnicas de SEO) e campanhas de prospecção digitais nas principais redes sociais.

2)  Vídeo Marketing – Conteúdos feitos por vídeo deixaram de ser tendência e já conquistaram a preferência do público nos meios digitais. A produção e o uso estratégico de vídeos nos canais digitais para divulgar conceitos, produtos e serviços no mercado de aquarismo é uma importante ferramenta para o sucesso nos negócios. E nesse começo de 2021 podemos apresentar uma empresa que se reinventou em 2020, sendo, talvez, a maior referência em criação de conteúdo em vídeos do mundo no segmento de aquarismo profissional. Busquem no Youtube pela loja húngara Green Aqua, onde já passaram dos 31 milhões de visualizações em todos os seus vídeos. Grande parte conseguida durante a pandemia em 2020. Eles agiram certo e no momento ideal.

3) Redes Sociais – Aumente a visibilidade de sua empresa onde seu público está para fortalecer sua marca e conquistar novas oportunidades de negócios. Canais como o Instagram, Facebook e Pinterest podem ser bem explorados, seja com publicações normais ou campanhas pagas direcionadas ao seu potencial cliente.

 4) WhatsApp Marketing – O WhatsApp tornou-se a principal ferramenta de comunicação entre os brasileiros, em especial no mercado do aquarismo. Divulgue conteúdos, agende reuniões com clientes e venda seus produtos de forma estratégica e organizada. Mas conforme descrito no texto, em momento algum use-o como a sua única ferramenta de captação ou estratégia. Lembre-se: 95% das buscas por serviços, produtos ou dúvidas começam primeiro nos buscadores como o do Google.

5) Criação de um website e SEO para ranqueamento – O Google é, e será, durante muito tempo, a principal ferramenta para busca de informações na internet. E se sua loja sequer aparece por lá, fica complicado investir em um determinado produto sem que teu potencial cliente saiba. Vamos a um exemplo simples? Suponha que você tenha para venda uma luminária nacional de LED da empresa For Fish. E aí você fala “Poxa vida! não vendi nenhuma até agora.” Num belo dia, você faz um teste no Google “venda de luminária led para aquário plantado em… (nome da sua cidade)”. Você percebe que sua empresa não aparece nas buscas, mas você vê pessoas comentando sobre a luminária. Um dos motivos (claro existem outros) é o fato de as pessoas não saberem que você já possui essa luminária em sua loja! E tudo isso vai girar em como seu novo site é visto pelo Google diante do uso de ferramentas e técnicas para comunicar a ele de tempos em tempos mais ou menos assim: “Olha, quando alguém procurar por luminária For Fish, apresenta essa página nesse site para aquele usuário”.

6) Produção de Conteúdo

Hoje, as fotos profissionais são mais do que fundamentais. Claro que a foto de celular faz toda a diferença, mas uma foto profissional irá mostrar uma ótica e um diferencial da sua loja e produtos. Por isso, investir na produção de conteúdo é fundamental: Fotografia publicitária, textos para uso nas redes sociais e no blog do seu site são estratégias assertivas e educativas para conquistar a atenção e o interesse de seu público com relevância, adequação e propriedade. Nem sempre é importante “vender, vender, vender e vender”, mas sim educar e tirar dúvidas, e com isso você se torna referência.


Alexandre Augusto Vasconcelos

Aquapaisagista desde 2009, idealizador da Aqualinea uma marca que auxilia tanto lojistas quanto aquaristas a consumir produtos de qualidade em seus projetos. Além disso possui formação em Análise de Sistemas e Publicidade e sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília.


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