terça-feira, abril 23, 2024
AtualidadesMatérias do Mês

Presença nas redes sociais é indispensável 

Segundo uma pesquisa realizada em 2013 pela TIC Empresas, 97% dos empreendimentos brasileiros estão presentes no ambiente on-line. Já a pesquisa da empresa Tyntec, publicada no mesmo ano, revelou que 77% dos usuários brasileiros usam as redes sociais (como Facebook e Twitter) via celular, o que faz do país o mais conectado ao ambiente social via smartphones em todo o mundo. Atualmente, é possível dizer que, se uma empresa do Brasil não existe nos espaços virtuais, ela simplesmente não existe.
Mesmo com inúmeras pesquisas indicando que estar presente nas redes sociais é benéfico para as empresas, muitos empresários se recusam a participar do mundo da internet, por temerem se afastar de seus clientes tradicionais, por exemplo. Segundo Ingrid Teles, fundadora da agência Creators Content, de Curitiba, o investimento em redes sociais pode ser considerado o mais efêmero, porém favorável à empresa. “Uma marca que sabe se comunicar pelo Facebook, por exemplo, com conteúdo de qualidade e que saiba falar com todos os tipos de público, atrai curtidas para sua página, e, consequentemente, mais sucesso para a empresa”, explica.
Ela, que trabalha com marketing digital como ferramenta para otimizar o alcance de seus clientes no ambiente on-line, acredita que as redes sociais tendem a trazer mais resultados com bens comprados por impulso, de custos mais acessíveis e/ou que geram mais envolvimento emocional. “Com ferramentas de otimização de conteúdo e material específico para a página (com posts e fotos de qualidade), é possível realmente atingir os clientes, tanto os antigos quanto os potenciais”, pondera a profissional.
Ingrid cita que os benefícios trazidos pelas páginas em redes sociais são inúmeros, mas que os principais são os seguintes: conhecimento do cliente potencial; saber o que os consumidores pensam; fidelizar os antigos clientes e aumentar o tráfego da página, causando um impacto positivo para o negócio. “De modo geral, empresas que estão presentes no ambiente on-line de maneira efetiva (ou seja, com manutenção frequente em suas páginas), observam um aumento em seu lucro, pois, ao saber o que seus consumidores procuram, se torna possível entregar o melhor resultado”, finaliza.
 
 
Ingrid Teles, fundadora da agência Creators Content, de Curitiba-PR