quinta-feira, março 28, 2024
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Marketing pessoal: use as ferramentas de mídia a seu favor

Quando o assunto é o tempo dedicado aos perfis nas mídias digitais, os brasileiros estão na liderança. No entanto, apesar do tempo que empenham, isso não representa necessariamente a eficiência na comunicação e no cuidado com o perfil. De acordo com a pesquisa Digital Future Focus Brazil 2015, realizada pela comScore, os brasileiros lideram o ranking de horas gastas nas redes sociais e apresentam uma média 60% maior do que a do resto do planeta.
 
Entretanto, mais do que um canal para dialogar sobre gostos pessoais, esses espaços são também ideais para destacar o potencial do profissional. Assim como grandes marcas usam as mídias digitais para se promover, essas podem ser poderosas ferramentas também a favor das pessoas que pretendem conquistar uma nova oportunidade de emprego, complementar a renda ou até mesmo conquistar uma posição melhor no trabalho.
 
Para quem quiser tirar o máximo proveito desse tempo dedicado aos perfis nas redes sociais, ampliar o networking e ganhar notoriedade é preciso seguir alguns passos:
 
1. Tenha Propósito
 
Cada atualização de status que você faz, cada imagem que compartilha ou tweet que publica está contribuindo para a sua marca pessoal. Por essa razão, fica muito mais claro o que é interessante compartilhar quando se tem um propósito e objetivos definidos. A imagem que você constrói é uma soma de várias ações diárias, tenha em mente pelo que você quer ser reconhecido.
 
2. Escolha a plataforma mais adequada para o conteúdo que deseja compartilhar
 
Conhecer seu público ou o público que quer impactar positivamente é o primeiro passo para o sucesso com a mídia social. Algumas plataformas se ajustam melhor para determinados conteúdos do que outras. Se você, por exemplo, tem uma startup na área da tecnologia e quer compartilhar os últimos artigos e avanços da área para a mídia e conhecidos, talvez seja mais relevante compartilhar em tempo real no Twitter ou no Facebook, do que no Pinterest, que atende mais a outro tipo de abordagem. Mas se está pensando em mudar de emprego e ampliar seu networking, ativar sua conta no Linkedin e buscar se conectar com pessoas de sua área de interesse podem trazer bons resultados. 
 
3. Evite o excesso de autopromoção. Nem tudo é sobre você.
 
Talvez você pense “já que estou me promovendo (ou sua empresa), tudo o que preciso fazer é postar sobre tudo o que faço ou penso o tempo todo”. Não é bem assim. Não se torne o chato do Facebook. Em vez de falar apenas de você e do seu próprio negócio incessantemente, intercale, compartilhe assuntos do seu setor, pesquisas, tendências e notícias relevantes que informem e também sejam do interesse das pessoas.
 
4. Dê espaço de tempo, não sobrecarregue de informações os seus seguidores e fãs
 
Postar regularmente é importante, no entanto, é mais importante ainda não exagerar nessa “regularidade”. De espaço entre suas atualizações, para que seus amigos e seguidores mantenham o interesse e não se incomodem com tanta informação. Exagerar é sempre ruim e nesse caso pode até mesmo banalizar o teor daquilo que compartilha.
 
5. A imagem que as pessoas criam sobre você se baseia naquilo que compartilha
 
Goste ou não, hoje em dia não tem mais distinção do online e off-line. As opiniões que você expõe nas redes sociais hoje, reflete diretamente na imagem que as pessoas criam a respeito de você. E isso pode ser positivo ou negativo, depende da postura que se adota. Assumir discursos preconceituosos e demasiados conservadores, além de serem rudes, podem gerar desgastes irreparáveis com as pessoas que convive. E mais, não espere que as pessoas saibam separar aquilo que você diz ser profissionalmente do que é pessoalmente.