LOGÍSTICA REVERSA NO MUNDO PET: O QUE É?

Empresas do mercado pet também precisam estar atentas ao descarte de embalagens.

Foto: Olivier Le Moal/iStockphoto.com

A logística reversa é um sistema de direcionamento das embalagens pós consumo e outros materiais – como pilhas, pneus e lâmpadas – para a reciclagem ou obtenção de energia. O que é descartado e pararia em aterros e lixões é levado para cooperativas e operadores de reciclagem, evitando grandes impactos ambientais negativos. As cooperativas, por sua vez, realizam a triagem e direcionam para a reciclagem ou centrais para obtenção energética, recolocando o material no ciclo produtivo.
O conceito da Logística Reversa é: a responsabilidade de uma empresa por um produto comercializado não acaba quando ele é comprado pelo consumidor, mas somente quando a empresa retorna os resíduos para a cadeia produtiva. Preciso realizar a Logística Reversa na minha empresa? E a resposta é: SIM!
A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que regula a Logística Reversa, define a responsabilidade de cada uma das partes e também verifica o cumprimento ou não dos processos, através dos órgãos reguladores de cada estado.

“Atualmente, a quantidade mínima que uma empresa precisa comprovar de cumprimento da Logística Reversa de embalagens é de 22% de toda a massa de embalagens comercializadas no ano.”

Qual meta da Logística Reversa meu empreendimento precisa atingir? Calma, é uma meta nada impossível. Atualmente, a quantidade mínima que uma empresa precisa comprovar de cumprimento da Logística Reversa de embalagens é de 22% de toda a massa de embalagens comercializadas no ano avaliado. Mas lembrando que sempre dá para fazer mais, e que temos grandes exemplos de empresas como é o caso a Arezzo, Bayard e Amaro, que realizam a logística reversa de 100% da massa de embalagens pós-consumo comercializadas.
Quer saber mais e como você pode começar a providenciar isso para sua empresa? Me chame para uma conversa! Eu posso te ajudar!

Agradecemos Raquel Santhos, gaúcha apaixonada pelo planeta, recebeu de seus clientes o apelido Guria Sustentável. Atua como Mentora de Gestores para desenvolver Econegócios, por meio do Método criado por ela: E.C.O.S. (Empreenda Certo e com Objeto Sustentável). Especialista em Gestão Sustentável e MA; Fundadora do Clube Levinni e do Econegócios Club; WhatsApp: (51) 99531-427 guriasustentavel@gmail.com Instagram @raquelsanthosoficial