domingo, maio 26, 2024
Atualidades

10 dicas para vender mais no instagram

Foto: Pixabay

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses, a rede social é perfeita para vender produtos

Há muito tempo o Instagram servia apenas para postar fotos daquela viagem para os EUA, o drink incrível do final de semana ou a selfie cuidadosamente planejada. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses, era de se esperar que o Instagram se tornasse uma rede social perfeita para divulgar e vender produtos. De fato, cerca de 50% dos usuários seguem pelo menos uma marca na rede social e 80% deles utilizam a rede social para decidir se compram ou não um produto, ou serviço. Diante desses dados, não restam dúvidas de que vender no Instagram pode ajudar seu negócio a decolar. E além de aumentar as vendas, você ainda consegue se aproximar do seu público-alvo.

1. Perfil comercial

A primeira dica para comercialização do seu negócio no Instagram é começar a trabalhar sua base, o seu perfil. Para ter acesso às melhores funções para uma empresa, recomendamos que o seu perfil seja comercial. Isso precisa ser considerado, seja para quem cria o perfil do zero ou para uma empresa. Isso porque uma conta comercial oferece mais recursos de análise de dados, métrica, impulsionamento e possibilidade de link nos stories. Depois que o perfil já estiver com a função comercial, você deverá fazer otimizações simples. O objetivo dessas otimizações é passar uma boa imagem inicial do seu negócio, capaz de atrair seguidores e futuros clientes.

2.Biografia

Uma biografia é um fator muito importante para a comercialização do seu negócio, pois uma Biografia do seu negócio tem como finalidade conversar com seu público, fazendo-o decidir se vão ou não seguir o perfil e clicar na sua página. Outros pontos importantes que não podem faltar na sua biografia são:

• Foto de perfil: É muito importante que a sua foto de perfil comercial faça referência à sua empresa. Pode ser um logotipo ou, no caso se for a sua empresa tenha o foco na sua própria imagem.

• Link da sua loja: A biografia é um dos poucos espaços do Instagram onde você pode inserir um link clicável, então não deixe de lado. Adicione um link do seu e-commerce, seja marketplace, loja virtual ou WhatsApp. Se tiver mais de um link para divulgar, utilize ferramentas como Linktree que cria um link único para adicionar no seu perfil do Instagram, assim você consegue ver quantas visitas chegam até sua página através da rede social.

3. Instagram Shopping

Com o avanço do Instagram em vendas, o próprio aplicativo decidiu lançar uma funcionalidade para empreendedores na plataforma. O Instagram Shopping, tem como objetivo cadastrar seus produtos e vender diretamente por lá. Isso diminui o caminho de compra do seu cliente. Assim, em vez de jogar o consumidor para outra página, é possível vender diretamente pelo Instagram.

4. Ofereça conteúdo de qualidade para seu público

Tente ao máximo interagir com seu público, responda alguma dúvida da sua audiência pelos stories. O mesmo pode ser feito para passar conceitos preciosos com a intenção de trabalhar as dores da sua persona. Ainda há a possibilidade de usar fotos e boas imagens com mensagens de valor, ou que convidem os seguidores a tomar alguma atitude.

5. Abuse dos Stories

Há alguns anos o Instagram permitiu que 10 mil seguidores pudessem adicionar links em seus stories. Isso possibilitou que muitos construíssem histórias chamativas sobre um produto, podendo dispor o link para que o seguidor não precisasse acessar de outro ponto. O recurso se tornou febre mundial. Com mais de 300 milhões de usuários e crescendo, vem sendo muito usado por empresas em estratégias de como vender no Instagram. Isso porque os stories são muito importantes para ter um alcance maior, além de aumentar o engajamento.

6. Hashtags

As hashtags são um símbolo do Instagram. Elas são a principal ferramenta para alcançar novos seguidores para sua página e, consequentemente, vender. Utilize palavras que definam seu negócio para atrair pessoas interessadas. Uma dica é a pesquisa por hashtags mais buscadas para implementar no seu dia a dia. Isso fará com que pessoas se interessem pelo tema da hashtag e visualizem a foto e cheguem até o seu perfil. Quando o seu perfil já mostra o link do produto, traz fotos de qualidade e um feed interessante, é muito provável que a pessoa seja fisgada e você ganhe um novo cliente. Uma grande vantagem das hashtags é que seu engajamento é natural, caso você entenda seu público e forneça imagens e conteúdo de qualidade, você perceberá que irão começar a comentar em suas publicações, curtir e responder stories. As hashtags servem para marcar o conteúdo dentro da base de dados do Instagram, facilitando a pesquisa. O ideal é que seja entre 3 e 5 hashtags por postagens e, se possível, crie sua própria hashtag para os clientes te encontrem.

7. Ofertas, cupons e descontos exclusivos para seguidores

Com a capacidade de atrair e gerar leads do Instagram, dedique parte dos seus conteúdos a ações que busquem resultados, além de vendas. Recomendamos a criação de posts com descontos promocionais para seguidores do Instagram, ou oferecer brindes e bônus para compras realizadas em links determinados da empresa na rede social. Por fim, utilize os concursos em suas estratégias. Eles podem ser feitos com a finalidade de gerar mais seguidores e potenciais leads, ou estimular vendas.

8. Faça parcerias com influenciadores

Os influenciadores têm um poder muito grande em formar opiniões para o público. Por isso empresas de todos os segmentos investem em parcerias que vinculam suas marcas a uma celebridade. Essa estratégia é chamada de mar-
keting de influência, isso gera credibilidade e as pessoas costumam confiar quando algum famoso diz que um produto é bom. Por isso busque influenciadores que conversem com a sua marca e considere formar uma parceria para estimar vendas no seu e-commerce.

9. Instagram Ads

A criação e transmissão de anúncios em redes sociais não podem faltar! Com a ferramenta é possível anunciar posts patrocinados no formato de fotos, carrossel de imagens e vídeos. Eles são ótimos para ajudar na educação dos seguidores quanto aos produtos ou serviços da sua empresa. Sem falar que, assim como as campanhas do Facebook Ads ou Google Ads, os anúncios nas redes sociais são impulsionados e ganham visibilidade mais facilmente.

10. Ferramentas de gestão de redes sociais

De fato, existem diversas redes sociais para acompanhar diariamente. Interagir com elas pode ser algo muito confuso e trabalhoso. Além disso, o tempo para entrar em cada uma e agendar as postagens pode ser mais bem aproveitado se você utilizar uma ferramenta de gerenciamento que centralize as contas. Há diversas opções disponíveis no mercado. Por exemplo: O Mlabs, é uma ferramenta paga, que pode ajudar a administrar diversas contas. Outra opção que pode ajudar bastante é o Facebook, que se integrou a algum tempo com o Instagram. A partir dele, é possível criar e agendar postagens, fazer anúncios, responder comentários, tudo em um só lugar e de graça.

Conclusão

O Instagram hoje conta com mais de 1 bilhão de perfis, tornou-se o álbum de fotos de pessoas comuns e celebridades. Além disso, a rede social trabalha com um algoritmo que tem como princípios básicos a temporalidade, o engajamento e o relacionamento, com o objetivo de recompensar as publicações de maior relevância. Contudo, com o crescimento da rede social nos últimos anos, cerca de 8 a cada 10 usuários seguem contas corporativas e 45% dos usuários alegam comprar produtos e contratar serviços por indicação de influencers. Logo, os e-commerces descobriram, no Instagram, um excelente aliado para o marketing.


Por:

Ricardo Martins

CEO e principal estrategista da TRIWI Especialista em marketing digital, concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas.

 

 

Clique aqui e adquira já a edição 236 da Revista PetCenter/Groom Brasil e veja todas as reportagens na íntegra!