sexta-feira, abril 19, 2024
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Campanha Natal solidário

Crie uma nova cultura no seu pet shop: envolva sua equipe, envolva seus clientes e colha bons frutos para seus negócios

O Natal é um período envolvente, nos emocionamos com a data, momento de recordar, de se interiorizar e de se lembrar dos nossos irmãos que precisam. Ainda mais agora em tempos de Covid, parece que estamos ainda mais emotivos não é mesmo? Esse sentimento que acontece dentro de nós acontece também com nossos clientes. Por isso decidi compartilhar uma das ações de maior sucesso que promovemos em uma rede de lojas da qual cuidávamos da área de propaganda e marketing. O Natal Solidário. 

Me proponho a explicar nesse texto como desenvolver essa ação na sua loja, e nossas expectativas quanto aos resultados da ação. 

O que é a ação?

O cliente chegará na sua loja e encontrará um cartaz (template no site caso deseje baixar um modelo pronto) informando que a loja está promovendo a campanha Natal Solidário. Ele compra um pacote de ração para doar para a ONG parceira da ação com 20% de desconto (valor que a loja pode alterar como desejar) e já deixa o pacote na loja (que aproveita para fazer um cenário, uma pilha bem bonita com as doações perto de uma árvore ou decoração de natal). 

1 – A escolha da ONG parceira

Faça parceria com a ONG que você já desenvolve algum trabalho na sua loja, assim você prestigia quem está sempre ao seu lado ao longo do ano. Caso você não tenha ainda uma ONG parceira, essa pode ser uma boa oportunidade de estreitar laços. Na nossa região é comum pessoas abandonarem animais na frente dos pet shops, um ato abominável, mas infelizmente uma realidade. Por isso, por aqui, todo pet shop já tem alguma ONG parceira, que o ajuda quando isso acontece. 

Caso você não queira fazer a parceria com somente uma ONG, beneficie todas as parcerias e reparta as doações em partes iguais, ou partes proporcionais ao número de cães que cada ONG ajuda, já deixando-as cientes que pode ser que a arrecadação seja pequena, mas que a ação poderá crescer bastante com o passar dos anos, e os clientes se acostumarem a realizar uma doação de ração nessa época do ano. 

2 – Crie regras.

E deixe-as afixadas em local visível e, se possível, também as publique nas mídias sociais. Regras como: data de início e término da campanha, ONGs participantes, forma de divisão do valor arrecadado entre as ONGs parceiras, o percentual de desconto que será dado para os produtos doados (aqui alguns pet shops precisam adequar o sistema pra emitir os descontos), data e local da entrega da doação, produtos participantes (geralmente fazemos somente com ração, pois é a maior necessidade das ONGs).

3 – Prepare o material de divulgação 

Você pode fazer faixa na frente de sua loja (e trazer clientes novos curiosos para entender como funciona a ação), cartazes na loja, cartaz perto de uma árvore de Natal, botton para os atendentes usarem durante o período, além de, quem sabe, uma toquinha de natal, ou até uma máscara (devido ao momento) com o logo da campanha para chamar bastante a atenção.

4 – Treine sua equipe

Quem trabalha em pet shop ama os animais e deseja abraçar o mundo e salvar a todos, então essa campanha irá com certeza envolvê-los se você conseguir transmitir a mensagem de forma bem motivadora. Se a equipe estiver engajada, sempre que um cliente finalizar suas compras ela pode sugerir a doação. Na nossa experiência, mais da metade dos clientes aderiu à campanha. É muito comum o cliente que compra um pacote de 20kg para seu animal doar um pacote de tamanho similar para um animal necessitado, quando ele entende e se motiva com a proposta da Campanha.

5 – Divulgue a ação 

Aqui você também tem oportunidade de conquistar novos clientes para sua loja. As ONGs muitas vezes já possuem uma rede de amigos que todo ano doam ração nessa época. Ela poderá comunicá-los e motivá-los a realizar suas compras na sua loja, já que terão um desconto adicional e também porque você mesmo irá se encarregar de realizar a entrega para a ONG. Além disso, as ONGs possuem redes sociais – Facebook, Instagram, etc., que são muito fortes e ativas, e poderão divulgar a ação em suas redes, trazendo ainda mais clientes para participar da Campanha.

6 – Oportunidade

Você pode propor uma parceria com uma marca de ração – converse com os representantes que te atendem na região, muitos irão adorar a ideia. Quando realizamos a campanha no passado, fizemos assim: Se a doação fosse de produtos da empresa parceira, ela daria outro saco do mesmo tamanho para a ONG – ou seja, se a pessoa doasse um pacote de 20kg de ração, a empresa parceira doaria outro pacote de 20 kg para a ONG. Para a marca parceira a ação foi muito benéfica, pois vinculou sua marca a uma ação solidária, incrementou suas vendas naquele pet shop, fortaleceu a parceria e se você colocar na ponta do lápis, ela só deixou de lucrar, pois a venda daquele pacote não aconteceria num mês normal, estamos falando realmente de incremento de vendas, e com o lucro dessa venda para a empresa parceira, ela realiza a doação para a ONG.

7 – Comprove a entrega da ração 

Fotografe o momento da entrega da ração para a ONG, para comprovar para os clientes que a ação foi realizada com sucesso. Publique nas mídias – se o volume de ração for pouco nesse primeiro ano, tire foto das pessoas felizes, e não da pilha de ração para doação, mas acredite – esse volume irá aumentar para as próximas campanhas.

Benefícios reais para a sua loja 

Realizar campanhas dá trabalho, mas não é à toa que as grandes redes fazem isso todo o tempo. O retorno dessas campanhas, direto ou indireto, é real. A Campanha Natal Solidário traz retorno direto, a loja realiza vendas incrementais para os mesmos clientes (já que ao invés deles comprarem um pacote para seu cachorrinho, compram dois pacotes e doam um para um cão necessitado), vendas para clientes adicionais (indicado pelas ONGs parceiras, atraídos pelo desconto adicional para rações doadas para a campanha). A Campanha também traz retorno indireto – a ação social faz muito bem para sua marca e para o relacionamento com seus clientes, pois todos amam os animais e desejam que os que não têm um lar também fiquem bem. Você também poderá ter muita coisa boa para contar nas suas redes sociais e até mesmo na imprensa local, já que o tema Natal e as ações na cidade são sempre muito bem-vindos para as redações dos jornais e revistas da cidade. 

Não são só esses os benefícios, mas infelizmente não temos espaço para detalhar mais essa ação. Vamos te fazer um convite – se você realizar a Campanha Natal Solidário na sua loja, ou outra campanha de Natal, envie para nós a foto e conte-nos como foi. Aproveito para desejar a todos um ótimo fim de ano, que Deus nos ilumine e nos proteja nesses tempos difíceis. 

Clique abaixo e baixe os materiais de marketing para divulgação:

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• Post para mídia social


Por:
•Natália Miranda
Diretora da editora Top.Co., há quase 25 anos no mercado pet, atuando com a publicação das revistas Pet Center/Groom Brasil; Pulo do Gato; Cães & Cia; Medicina Veterinária em Foco; o concurso de tosa Groom Brasil; a feira Superpet; e o congresso Vet Science. 

•Nayana Figueiredo
Publicitária, pós-graduada em marketing pela UNIP e designer com mais de 10 anos de experiência no setor pet. Responsável pela divulgação e organização do Congresso VetScience, realizado na feira SuperPet em Campinas-SP.


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