domingo, junho 23, 2024
AtualidadesMatérias do Mês

Conheça melhor o LinkedIn e use-o a seu favor

Considerada a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn tem como principais funções auxiliar no contato profissional, negócios em geral, buscar oportunidades de empregos, aumentar e manter o networking sempre atualizado, etc. Porém, apesar de todas essas funcionalidades, muitas pessoas ainda não usam, e várias nem conhecem, essa rede, e, por isso, não sabem das oportunidades que estão perdendo. 

Apesar de não ser tão popular quanto o Facebook, por exemplo, dados mostram que mais de 300 milhões de profissionais no mundo têm um perfil no LinkedIn, sendo 16 milhões só no Brasil. Segundo João Vitor Gasparetto, gestor de carreira e master coach da Outliers Careers, só agora muitas pessoas estão percebendo o quão útil pode ser essa ferramenta para alavancar a carreira. “O Facebook, por exemplo, pode sim ser um auxílio na vida profissional das pessoas, mas ele nem se compara ao LinkedIn. O segundo apresenta um caráter mais formal, oferecendo mais oportunidades para a conexão com antigos colegas de trabalho, com pessoas influentes em sua carreira, com a divulgação da empresa para clientes em potencial, etc. São muitas as possibilidades” resume o especialista. 

Contudo, um erro comum acontece quando as pessoas fazem um perfil na rede apenas quando estão desempregadas e “desesperadas” por um novo emprego. “Procurar o LinkedIn apenas nessas horas é um erro. O processo na rede é contínuo, e  seus resultados costumam a aparecer em médio/longo prazo, especialmente para pessoas que mantêm seus perfis atualizados, participam ativamente de grupos e entram em contato com suas conexões com uma frequência média de três meses”, explica João Vitor.

O profissional comenta que, sabendo da importância de estar sempre on-line, esse é um dos serviços oferecidos pela Outliers: a atualização de currículo juntamente com a atualização do perfil do LinkedIn, fazendo com que a pessoa possa ter maior sucesso na rede, o que aumenta a possibilidade de conquistar um bom emprego e de desenvolver conexões com mais pessoas .

João Vitor lembra que, para o resultado ser alcançado, é preciso ter paciência e deixar o perfil completo, com todos os cursos que foram feitos, atividades e resultados alcançados em cada experiência profissional, trabalhos voluntários, projetos realizados, etc. “Como isso pode ser complicado para algumas pessoas, auxiliamos nesse processo, analisando tudo o que tem no currículo e selecionando atividades importantes para colocar no perfil. Além disso, a rede permite receber e conceder recomendações, e é muito importante tê-las, já que, com isso, os recrutadores conhecem melhor seu estilo de trabalho e sua personalidade antes mesmo do processo seletivo”, ressalta João Vitor.

Outro ponto importante é investir em um resumo que chame a atenção de um possível recrutador, fazendo com que ele sinta-se curioso para olhar o restante do perfil. “Venda seu peixe da melhor forma que conseguir. Escolha uma boa foto profissional para ilustrar sua página pessoal, já que dados mostram que perfis que possuem fotos são vistos sete vezes mais do que aqueles que não possuem, e saiba como se ‘vender’: valorize seu trabalho e seu currículo e esteja visível para o mercado, afinal, quem é visto é lembrado”, exalta João Vitor. “Se você não está com seu currículo disponível e atualizado na internet, está perdendo tempo e oportunidades” finaliza.